quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Quatro bons motivos para não ser o primeiro a acelerar

Um dos acidentes de trânsito mais evitáveis é aquele que acontece assim que o semáforo fica verde.

Na outra pista sempre tem um palerma de ônibus, caminhão, carro, moto, bicicleta ou Camelo que tenta aproveitar o amarelo, erra o cálculo e começa a atravessar já com o farol vermelho para ele.

Nestes vídeos você vê como não pode se descuidar desse tipo de maluco. 

Note que os acidentes acontecem muito depois que o farol abriu para as motos.
Não deixe que a revolta com o pessoal bloqueando a passagem lá na frente faça você jogar fora sua capacidade de avaliação e margem de segurança.

Quem está preso no meio da avenida estará com toda sua atenção voltada para sair da situação, e a capacidade de aceleração da moto irá surpreender o motorista.
Nesse caso, o motociclista não precisava ter se jogado na boca do lobo.

Nunca seja inocente de acreditar que todo mundo sempre respeitará a sinalização — em um cruzamento, não se pode baixar a guarda em momento algum, coisa muito comum para quem está com amigos.

A maioria dos acidentes acontece porque alguém não está nem aí com as leis de trânsito, e é com esse tipo de idiota que você precisa tomar cuidado o tempo todo.

Eu já escapei de vários acidentes graças ao cuidado de conferir o trânsito da outra via. 

Um particularmente foi cinematográfico: um doido com um carro atravessou já com o sinal fechado para ele — eu estava dirigindo um carro, comecei a acelerar, percebi e estanquei.

Ele raspou a lateral na dianteira do carro ao meu lado e passou capotando na minha frente. Foi lindo.

Para um piloto de moto, a chance seria grande de começar a travessia assim que o sinal abrisse, e devido à maior capacidade de aceleração, acabar sendo atropelado — a menos que ele tomasse a precaução de conferir antes de acelerar.

Outro tipo de acidente menos comum acontece por falha mecânica, portanto assim que a sinalização liberar sua passagem, verifique e tenha certeza de que o trânsito realmente parou. 

Avance com cuidado porque do nada pode aparecer um caminhão sem freios.
Não desembeste para não ser atropelado por um doido desembestado.

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Bom dia Jeff. E quando o farol está apagado? O que fazer? A maioria segue em frente sem imaginar que do outro lado o verde está aceso. Aqui no RJ isso acontece. Outra situação é quando o veículo na sua traseira dá aquela buzinadinha de aviso, como se estivesse verde e o incauto sai com o veículo sem conferir... As armadilhas são diversas e deveria haver uma cartilha para apontá-las. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos
      Essa é uma situação muito comum. Quando o farol está apagado, deveriam prevalecer as regras de circulação preferencial. Vou fazer uma postagem sobre isso, conheço um bom vídeo de semáforo apagado. Você já consultou a aba Armadilhas do Trânsito na lateral do blog?
      E aproveito para adiantar a novidade, estou trabalhando com minha filha em uma pequena série de livros condensando e agregando novas informações, serão publicados a partir do ano que vem.
      Vou falar sobre o tema do blog e também sobre coisas que não se encaixam no perfil. Estou curioso para ver o resultado.
      Um abraço, e obrigado,
      Jeff

      Excluir