terça-feira, 6 de outubro de 2015

Corredor só existe com o trânsito parado

O corredor é uma coisa que só existe com o trânsito parado, e te digo que ele não é seguro para passar de moto nem mesmo nessa condição.

Com o trânsito em movimento, então, se acontecer qualquer coisa inesperada, você dança.

Dica:
Sempre acontecem coisas inesperadas — sempre espere o inesperado e tenha uma vida longa e próspera.

É impossível passar em segurança por esse falso corredor formado com o trânsito em movimento.

Não dá para passar nessa velocidade tão perto dos carros, você não tem a mínima margem de segurança razoável...

Pode até passar algumas vezes, mas chegará o dia em que alguma coisa vai dar errado, e aí é game over.

Usando o corredor, você estará o tempo todo no ponto cego dos motoristas.

Mesmo que os motoristas sinalizem a intenção de mudar de faixa, você não terá tempo de fazer nada; mesmo que sua moto freie bem — coisa rara — ela não faz milagre. 


Você acha que eu sou muito dramático e não se convenceu do quanto é perigoso passar pelo corredor em movimento?

Então assista este outro vídeo.


Infelizmente, o vídeo foi eliminado pelo autor — era um exemplo perfeito de acidente que pode acontecer com motos em condições que o pessoal acha normais. Fico imaginando se alguém comprou a saída do vídeo que poderia prejudicar as vendas ao mostrar como um pequeno esbarrão em uma moto em condições normais de trânsito pode ser fatal...

Ele mostrava uma moto avançando no falso corredor com o trânsito em movimento em baixa velocidade, sem fazer nenhuma loucura, uma pilotagem absolutamente normal.

Mesmo assim a moto foi fechada em uma manobra normal do trânsito, com o motorista sinalizando a mudança de faixa, e o motociclista foi jogado embaixo das rodas de um caminhão. 


Sim, o piloto morreu — mas o vídeo não mostrava.


Felizmente eu tinha salvado esta imagem: 
Quando o carro esbarrou na moto, o motociclista perdeu o controle da moto, se desequilibrou e caiu embaixo das rodas traseiras desse caminhão aí do lado.

Fazendo o que esses caras do vídeo e da foto fizeram, você abre mão de todo o espaço de segurança à sua volta — não tem espaço para frear, não tem para onde escapar.

Vai acabar sendo fechado, ou vai 
encher a lata da traseira de um carro, e acabar amassando os carros ao seu lado, destruindo sua moto, se quebrando inteiro, correndo o risco de um caminhão passar por cima de você e, se você sobreviver, vai ter de fazer fisioterapia e ainda responder a processo e ser condenado a pagar os danos materiais de todos os motoristas.

Você ainda não está convencido do quanto é perigoso passar pelo corredor em movimento?


Então vou mostrar como é possível matar e morrer até com o corredor parado.

Com o corredor parado, você sempre corre o risco de atropelar pedestres.


Continua achando que não tem perigo?

Veja este outro vídeo — em que o piloto morre ao se desequilibrar e cair embaixo das rodas de um caminhão com o trânsito parado — e aprenda essa dura lição da vida.

Resumindo:

O corredor elimina a distância de segurança em relação aos outros veículos — você fica exposto a perigos que não correria se estivesse melhor posicionado no trânsito.

Você pode até ficar parado no corredor, mas bastará que um caminhão ao seu lado se movimente e um daqueles ganchos da carroceria se enrosque na sua jaqueta, e você poderá cair debaixo das rodas traseiras — já era, fim de jogo.
Os ganchos com o tempo se deformam e apontam para fora, enroscando na jaqueta ou braço.
Como os vídeos mostram, o jogo pode acabar muito rápido, num piscar de olhos. 

De moto, não tem brincadeira não.

É preciso aprender isso antes de um acidente, porque o primeiro acidente com a primeira moto também poderá ser o último.


Um abraço,


Jeff

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, pois muitas vidas serão salvas. Tenho moto e costumo comparar o motociclista como um "pedestre em alta velocidade". A fragilidade do pedestre que caminha normalmente é grande, imagine então um pedestre em uma moto! Multiplique os riscos proporcional à velocidade de seu deslocamento.
    Abração.
    José Carlos da Cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem. Fui bastante edificado pelas palavras de alerta. O trânsito é extremamente imprevisivel. Abraço. Ramyson Lucas

    ResponderExcluir