sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Uma decisão errada que mata muita gente

Sabe o que estas duas três notícias têm em comum?
Vídeohttp://noticias.terra.com.br/brasil/catve/videos/motociclista-atinge-traseira-de-onibus-e-fica-preso,7936307.html
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/08/motociclista-fica-gravemente-ferido-apos-colidir-atras-de-caminhao.html
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/09/motociclista-morre-em-acidente-de-transito-na-mogi-dutra.html

Os três se envolveram nesse tipo de acidente, sendo que os dois últimos motociclistas morreram (um deles no dia seguinte no hospital) muito provavelmente por causa da mesma decisão errada — ao ver um caminhão ou ônibus parado na pista, optaram por tentar mudar de faixa em vez de parar.

Esse é um erro muito comum e que é induzido pela crença de que a agilidade da motocicleta permite desviar e se encaixar com facilidade na outra faixa.

Não permite não. 


duas três situações que te impedirão de simplesmente desviar e se encaixar no fluxo da outra faixa (ou pista oposta):


1) Caminhão ou ônibus parado na sua faixa


2) Carro parado na sua faixa e caminhão ou ônibus te ultrapassando, ou qualquer veículo em sentido contrário


3) Tachões separando as pistas — tachões derrubam e matam.

Contanto que não existam caminhões, ônibus ou tachões por perto, desviar de um carro parado normalmente te deixa espaço para essa manobra porque há espaço suficiente para a passagem de sua moto entre dois carros. Não é prudente, mas em uma emergência pode ser a única saída.

Mas naquelas duas três situações lá de cima o corredor deixa de existir, você não consegue mudar de faixa e é obrigado a parar.

Ao adiar a decisão de frear na esperança de conseguir mudar de faixa, o piloto desperdiça segundo(s) precioso(s) que fazem a diferença entre parar com segurança ou colidir violentamente com a traseira do veículo parado.

Não tenha a ilusão de que alguém reduzirá a velocidade para você se encaixar na frente dele... na imensa maioria das vezes isso não acontece.

O pessoal não dá a vez porque os motoristas não conduzem com o mesmo grau de agilidade com que estamos acostumados de moto.

A imensa maioria dos motoristas só olha para frente, para a faixa deles, e só se preocupam com eles mesmos — não percebem a dificuldade e o perigo que o motociclista está correndo na outra faixa.

E enquanto o piloto fica olhando para trás, tentando achar uma brecha para se encaixar, a moto continua avançando em alta velocidade contra o veículo parado.

No instante em que ele volta a olhar para frente, a moto já percorreu dezenas de metros e não dá mais tempo de frear — o resultado é uma violenta colisão traseira.


Para você ter uma ideia:

80 km/h são 1333 metros por minuto, o que é igual a 22,2 metros por segundo.

Para conseguir parar uma moto a 80 km/h, cravando os freios, você precisa de aproximadamente 20 metros. Um pouco mais para ter segurança e não cair.

Gastando 1 segundo para olhar para trás e cravar os freios, você percorrerá quase 45 metros para estancar a moto.

Isso é aproximadamente a metade de uma quadra residencial — é um bom pedaço de chão, e se você deixar para frear no último momento, verá aquela enorme traseira crescendo na sua frente, com grande chance de cair antes de parar por conta da rabeada da roda traseira.

E isso sem levar em conta que o motociclista pode perder algum tempo até perceber que o veículo lá na frente está parado...

A figura mostra outro estudo, para 60 km/h:
Imagem: Achada no http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=6586 , autoria desconhecida.

Cada segundo desperdiçado rouba preciosas dezenas de metros para frear sua moto, então não vacile ao tomar decisões.

Caminhões e ônibus não se deformam para absorver o impacto, é a mesma coisa que bater de frente contra um muro ou parede


Então, entre arriscar a ser atropelado mudando de faixa e arriscar a encher a lata de um caminhão ou ônibus parado, eu considero a melhor opção diminuir a velocidade e parar com toda a segurança, tomando cuidado para não ser vítima de um engavetamento.

Perca um pouco de tempo e aguarde um momento seguro para sair de trás do veículo parado, aguardando uma boa oportunidade com muito espaço livre — não vá entrar na frente de um carro em alta velocidade contando com a capacidade de aceleração da moto!

Motos adoram sacanear e costumam engasgar bem no momento em que você mais precisa de aceleração...

O importante é lembrar que uma tentativa de não perder velocidade por urgência de não perder um ou dois minutos, pode te causar um atraso de várias semanas ou meses no hospital.

Ou toda a eternidade. Sabe Deus onde...

Seja prudente e viva muito.

Para quê tanta pressa, gente?

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Como sempre muito valiosas as suas dicas e conselhos Jeff, ônibus e caminhão são sempre motivos pra me deixar de cabelo em pé, redobrar a atenção ao lado desses pesadões é essencial.
    Aproveitando o ensejo, gostaria de compartilhar o aniversário da Benson (minha Fan 150), que depois dos problemas com falta de óleo e meu estresse com a Concessionária Honda, está completando seus primeiros 1000 km, assim como a motociclista que vos fala :)
    Gostaria de agradecer imensamente pelas dicas e que venham mais 1000, 2000, 10.000 km!

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    1. Obrigado, Nane!
      Parabéns à você e à Benson! E 10 mil km parecem muita coisa, mas você vai ver como a gente chega lá rapidinho... Jezebel já teria passado dos 80, se não fosse a Edith.
      E não me canso, também estou sempre comemorando as quilometragens!
      Festejar é tudo de bom!
      Um abraço,
      Jeff

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