terça-feira, 29 de setembro de 2015

Minha moto anda 1 km e para de funcionar sem motivo, ou não dá partida pela manhã

Edith agora cismou de parar pela manhã a caminho da padoca — por duas vezes ela andou 1 km certinho e apagou, se recusando a funcionar por um bom tempo.

Abri e conferi o tanque, gasolina havia, mas após algumas tentativas de dar partida, nada do motor funcionar.


Pensei nas causas possíveis, e....


Apresento a responsável por tantas motos pararem sem motivo logo depois de sair de casa, ou de terem grande dificuldade de partida pela manhã:
A tampa do tanque de combustível tipo aeronáutica!!!
Jezebel usa tampa de tanque sem frescura tradicional e nunca fez isso, enquanto Edith, com essa tampa tipo aeronáutica, moderna que nem essas aí de cima, está fazendo esse charme...

Qual a causa?


Para a gasolina fluir, é preciso entrar ar no tanque de combustível — e o respiro do tanque é feito principalmente através do miolo da chave, que nas tampas aeronáuticas fica embaixo de uma tampinha.


Se o respiro do tanque fica obstruído, a gasolina do tanque não desce para o(s) carburador(es) e a moto roda somente a distância que a gasolina contida na(s) cuba(s) permitir.


Uma possibilidade que não testei é que essa obstrução também afete as motos com injeção eletrônica, e aí ela apenas não dará partida facilmente, porque não tem cuba(s).


Com o respiro obstruído, ocorre uma pane por falsa falta de combustível do tanque.

Mas por que ocorre essa falsa falta de combustível? 


A poda é que a tampa aeronáutica vem com essa tampinha, e ela é uma obstrução que só fica esperando a hora para acontecer.


A vedação de borracha e aquela tampinha que cobre o miolo da chave, em condições normais, permitem a entrada de ar sem problemas.


Mas... há sempre um mas...


O tanque da moto elimina vapor de gasolina através do respiro da tampa o tempo todo durante o dia — em maior quantidade em dias quentes e quando a moto fica exposta ao sol.


E quando você estaciona a moto ao fim do dia, a gasolina dilatada pelo calor do motor esfria durante a noite e se contrai.

Quando a gasolina se contrai, a diminuição do volume gera um "vácuo" que suga a tampinha contra a abertura do miolo

Com a tampa limpa, nova, não acontece nada, o ar entra no tanque e ocupa o espaço da gasolina que se contraiu.


O problema é que com o tempo se acumula um monte de borra de gasolina evaporada na vedação e no miolo, e essa goma atua como uma cola, uma segunda vedação, que impede parcial ou completamente a entrada de ar no tanque.


Formado esse vácuo, a tampa e a tampinha aderem fortemente ao tanque e ao miolo, impedindo totalmente a entrada de ar e impossibilitando a saída da gasolina pela torneirinha — e desconfio que também complique o funcionamento da bomba de combustível em motos de injeção eletrônica.


O resultado é que essa pane por falsa falta de combustível vai acontecer inúmeras vezes, aparentemente sem motivo.


Você vai até a concessionária e o pessoal nunca encontra a causa, e acabam trocando tudo que não têm direito, às vezes cobrando caro para não resolver um problema tão simples.


Solução:


Limpe periodicamente a borracha de vedação do tanque com um pano — ou desengripante em aerossol, lembrou o Daniel — e mantenha o miolo da chave sempre limpo, e lembre-se de abrir a tampa do tanque e a tampinha do miolo antes de dar partida na moto pela manhã.


Eliminou o vácuo e descolou a goma, o respiro volta a funcionar normalmente pelo resto do dia.


E antes de ficar tentando dar partidas descarregando a bateria ou sair empurrando a moto, como fez um amigo meu, lembre-se de que ela é pesada o motivo de o motor demorar a voltar a funcionar é que leva tempo para a gasolina encher a(s) cuba(s) do(s) carburador(es).


Tenha paciência e espere o tempo suficiente para a gasolina descer, que é sempre mais do que você imagina, e tente dar partida novamente. 


Edith demora quatro vezes mais tempo do que Jezebel, porque as cubas do motor 250 são maiores, e são duas.


Esse tipo de pane é uma situação besta e muito comum, com solução tão fácil, mas que pode incomodar muitos novatos e até um ou outro macaco velho que nunca teve moto com essa tampa modernosa.


Bah, modernidades...

Só complicam.


Bom mesmo era no meu tempo.


Um abraço,


Jeff


PS: Conforme relato do leitor Deivisson Nobre (obrigado pela colaboração!), as motos de injeção eletrônica não apresentam esse problema de partida, mas têm seus macetes: 

Jeff, na minha moto que é injeção eletrônica esse problema não acontece, acredito que só as carburadas que necessitam mais da pressão atmosférica padecem desse mal das tampas aeronáuticas! 

Mas realmente elas entopem, quando a moto era nova e ficava no sol a tampa assoviava liberando a pressão dos gases, hoje isso não ocorre mais.

Às vezes a pressão interna é grande e dá trabalho abrir a tampa, sem falar no miolo da chave que emperra devido à corrosão do etanol, deixando uma goma e um zinabre no miolo.

Valeu, Deivisson!

Só fazendo uma ressalva observada pelo Daniel (passou batida por mim), dificuldade de abrir a tampa não caracteriza pressão interna, mas o contrário, uma depressão ("vácuo").

Se houvesse pressão interna, a tampa teria a tendência de abrir. 

Mas como a gasolina enviada pela bomba ao motor não foi substituída pelo ar atmosférico, este pressiona a tampa contra a sede, dificultando a abertura.

Essa confusão ocorre porque estamos acostumados a associar pressão com a dificuldade de abrir uma panela de pressão.

Mas a tampa da panela de pressão fica encaixada por dentro da panela, enquanto a tampa do tanque de gasolina fica simplesmente apoiada sobre o bocal.

Ou seja, o sistema de fechamento de uma é invertido um relação à da outra.

A pressão da panela atua de dentro para fora, e a pressão atmosférica atua de fora para dentro sobre o tanque de combustível.

Um abraço,


Jeff

5 comentários:

  1. Jeff na minha moto que eh injeção eletrônica esse problema não acontece, acredito que só as carburadas que necessitam mais da pressão atmosférica padecem desse mal das tampas aeronáuticas!
    Mas realmente elas entopem, qndo a moto era nova e ficava no sol a tampa assoviava liberando a pressão dos gases, hoje isso não ocorre mais.
    As vezes a pressao interna eh grande e da trabalho abrir a tampa, sem falar no miolo da chave que emperra devido a corrosão do etanol, deixando uma goma e um zinabre no miolo.

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    1. muito cuidado com a moto de injeção, pois a bomba nesse caso trabalha forçado por causa da falta do suspiro da tampa, ou seja, queimará mais rápido do que o normal. Traduzindo: diminui sua vida útil consideravelmente

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  2. Olá, Jeff. Obrigado por responder ao meu comentário em post anterior.

    Tenho outra dúvida: como a vareta de medição do óleo tem bocal de encaixe inclinado, as marcas de óleo na mesma ficam diferentes nos lados opostos... Quero dizer: enquanto um lado está em marcação cinco, o outro está em apenas três... Qual dos dois é a medição correta: a menor ou a maior?

    Desde já grato,
    Evandro.

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    1. Olá, Evandro
      O nível do óleo do motor é sempre um valor aproximado. Eu uso o critério de nível máximo e nível médio para repor o óleo. Se encontrasse uma vareta inclinada dando indicação máxima de um lado e média no outro, não me preocuparia. Mas se encontrasse o nível com indicação de nível médio e mínimo, faria a reposição.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Olá senhores. Tenho uma xre300 2015. Estaria 100% satisfeito se não fosse pela partida. Alguém teria uma dica ou Macete ela pega e morre pega e morre?
    Att Tiago
    Abçs

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