terça-feira, 15 de setembro de 2015

A maneira errada de trocar o óleo, e a moto que consertaram uma coisa e pifaram outra

Na internet você encontra uma tonelada de vídeos feitos no Brasil ensinando a trocar o óleo da moto.... todos errados.

Selecionei este aqui, que mostra a troca de óleo de uma Fazer 250, mas poderia ser qualquer moto de qualquer marca.

Os procedimentos de troca de óleo (e filtro no caso) estão corretos, mas todo mundo comete o mesmo erro.

Veja como se faz a troca de óleo e filtro de cartucho de uma moto, e a MANEIRA ERRADA de medir o nível de óleo:

É incrível como não se encontra um único vídeo mostrando a maneira correta de trocar o óleo, medir e completar o nível de óleo, como TODOS OS MANUAIS DE PROPRIETÁRIO MANDAM FAZER.

Onde está o erro?

É necessário ligar e desligar o motor para medir o nível de óleo corretamente — conforme o manual do proprietário.

Quando se mede o nível sem ligar o motor, do jeito que ele fez, o óleo vai estar enganosamente "certinho no máximo da vareta" — todo mundo faz isso, todo mundo é induzido a esse erro. Por que será, né? 

Se ele fizer a medição do mesmo jeito errado no dia seguinte, o óleo também estará "certinho no máximo da vareta". 


E assim sucessivamente, ninguém percebe que está comendo mosca há dezenas de anos... 

Porque não é assim que se mede o nível de óleo de moto — todos os fabricantes MANDAM LIGAR O MOTOR POR ALGUNS MINUTOS E DESLIGAR ANTES DE MEDIR.


Na hora em que você liga o motor, o óleo preenche o filtro e as galerias até o(s) cabeçote(s) — o nível fica baixo na vareta.

E está escrito no manual do proprietário: Se o nível estiver abaixo do mínimo, complete — rodar com o nível de óleo baixo danifica o motor.

MAS PENSE UM POUCO:

A faixa de medição da vareta indica o nível de óleo máximo e o mínimo — isso se chama faixa de segurança.

Ficou abaixo dessa faixa, o motor já está sendo danificado aos pouquinhos.

QUAL O INTERESSE DO FABRICANTE EM MANDAR REPOR O ÓLEO APENAS QUANDO ELE ESTIVER ABAIXO DO MÍNIMO?

Mínimo é mínimo.

Ao contrário do que o fabricante estranhamente afirma, O NÍVEL DE ÓLEO NUNCA PODE FICAR ABAIXO DO MÍNIMO!

Se você troca o óleo e mede errado, como no vídeo, parece que o motor tem óleo suficiente, mas não tem.

Medindo errado, seu motor já começa com o nível mínimo, ou abaixo dele.

Mesmo que comece no mínimo, ele estará abaixo do mínimo em pouquíssimo tempo — porque você jogou fora a faixa de segurança.

O fabricante adora quando você faz isso... logo estará comprando peças de reposição (bem caras) ou pensando em trocar de moto (muito cara).

E é incrível como tanta gente cai nesse engano. 

Não lê o manual do proprietário, ou lê e não entende, e depois o que se vê são essas coisas que o pessoal não espera — moto batendo o motor com 86 mil km rodados:
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=3M8op-0ZxII   

Não caia no conto da quantidade exata e medição errada induzido pelos manuais de proprietário, concessionárias e por tantos vídeos errados postados na internet.

Cuide bem de sua moto mantendo o nível correto e medindo conforme o manual do proprietário, e não como te ensinaram.

Seu motor irá durar muito mais.

Esses "enganos" quanto à quantidade de óleo são perpetuados porque ser cliente de oficina movimenta toda uma economia... baseada em seu bolso.

Preste atenção na denúncia que o proprietário da Fazer cereja vermelha faz no segundo vídeo a partir dos 7:00...
 

Ele levou a moto para resolver um problema e voltou com outro que não poderia ter ocorrido sem que alguém abrisse a tampa do motor...

É um dano que não tem como acontecer por causas naturais.

Como será que ele foi ocorrer lá dentro da concessionária, hein?

Mistério a ser esclarecido...

Um abraço,

Jeff

14 comentários:

  1. Jeff vou gravar eu mesmo fazendo a troca de óleo da minha moto pra vc parar de dizer que não tem nenhum vídeo que mostre uma troca de óleo correta e medição do nível de óleo de forma correta pra postar no blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!!!
      Obrigado, Deivisson! Aguardo seu vídeo!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Não consigo responder diretamente comentários feitos no Facebook, vamos ver se o leitor Evandro Santana Pereira recebe minha resposta publicada aqui.
    Evandro, outra coisa que os manuais de proprietário têm em comum é o fato de serem ambíguos. No caso do seu manual, note que ele recomenda fazer a medição 3 a 5 minutos depois de o motor ter sido desligado (after engine stopped for 3~5 minutes). Eu entendo que a vareta está calibrada para medição a quente, então você deveria medir o nível após chegar em casa. Normalmente esquecemos de fazer isso, então caso tenha dúvida sobre o nível pela manhã, você pode fazer do mesmo modo que nas motos Harley-Davidson: dê uma volta pelo quarteirão, desligue o motor e aguarde esses 3 a 5 minutos. Outra maneira é deixar a moto funcionando no cavalete central até a ventoinha ser acionada, aí desligar o motor e aguardar o tempo especificado para medir. Particularmente não gosto desse último método porque se houver um problema com o termostato que liga a ventoinha, o motor poderá sofrer superaquecimento e ser danificado.
    Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
    Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na biz e na minha 250, eu vou la no posto calibrar o pneu e volto pra medir kkkk
      Sempre depois de uns 80 a 200km rodados a porra falta 100ml, esses tempos atrás peguei a bizoca faltando 200!
      Vai segurando.

      Excluir
    2. Aqui a cada 500-700km baixa uns 100-200ml.
      Tenho uma xre 2009 com 45.000km rodados.

      Excluir
  3. Engraçado Jeff que fui ler o manual do carro da minha mãe, Fiat Novo Uno, e até no carro pede pra medir o nível do óleo com o motor quente, fala pra medir após 10 minutos que o motor for desligado e eu sempre achei que media com o motor frio...
    Testei e dá diferença, com motor frio a vareta tava no máximo e fazendo o procedimento correto o nível baixava 1/5 da mediçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Você descobriu algo incrível, Deivisson: A estratégia que deu certo com as motos agora está sendo utilizada pelos fabricantes de automóveis... Isso merece uma postagem inteira, mas vou precisar mostrar a página do manual para poder comentar. Seria difícil para você me enviar essa página escaneada por e-mail? Aliás, quem tiver manuais de carros e puder enviar um escaner, está convidado; O endereço é:
      jefferson.tradutor@gmail.com
      Obrigado pela dica, e um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Te enviarei a página do manual o mais rápido!

      Excluir
    3. Te enviarei a página do manual o mais rápido!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Comentei ha pouco tem em outro post, dizendo que verificaria o nível do oleo da minha tenere 250, retirei da concessionaria semana passada.
    Eu fiz o precedimento do manual, ligar o motor, esperar alguns minutos (03 três), desligar o motor, esperar mais uns minutos (03 três), retirar o medidor,limpar,colocar sem rosquear, e verificar o nivel do óleo, adivinhe a "surpresa", estava na metade do ultimo marcador do oleo, quase nao encostou na vareta!
    Liguei na concessionaria e talei com o vendedor a respeito...
    Acredite, olhe o q ele me respondeu.
    "Mas nao era para sua moto estar com um nivel de oleo tao baixo"
    Ao eu disse q fiz igual o q o manual pedia...
    Ele respondeu novamente...
    "Entao, eu verifiquei aqui com o chefe da manutenção e moto de baixa cilindrada nao precisa seguir o manual não, isso é só para motos mais potentes."
    Eu confiava nesse cara...
    Se nao é pra seguir o manual, entao por que diabos há um manual!?
    Vom complementar hj o óleo dela,só estou esperando esfriar mais um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O manual foi feito por um engenheiro que estuda mecanica, provavelmente fez uma faculdade e tem anos de experiencia.

      È como o Jeff já disse, eles não tem interesse que as motos de baixa cilindrada (grande maioria do mercado brasileiro) rodem com o óleo no alto, porque assim eles economizam óleo nas trocas gratis (bela porcaria, prefiro trocar perto de casa 1,5L de óleo do que perder tempo indo até a concessionaria) e os motores pedem retífica bem mais cedo, aí tu ve que a moto ta se entregando e ja pensa em trocar por outra novinha = $$$$

      Excluir
  6. E amigos rodei 2 meses com a minha galo medindo o oleo errado tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio!

      Todo mundo acaba se enganando quanto a isso... é o resultado de o manual ser mais complicado do que seria necessário...

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir