sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Para que serve o capacete?

O capacete serve para proteger a cabeça, daãããã...

OK, isso é óbvio e todo mundo sabe.


Mas o que muita gente não parou para pensar é na utilidade mais importante do capacete, aquela que você usa todos os dias, mesmo que não caia com a moto.


Postagem: http://motoblognordeste.com.br/afinal-a-lei-e-para-todos-situacoes-vividas-por-motociclistas-mostram-que-nao/ — Visite esse blog, é uma postagem que eu assinaria embaixo. 

O capacete serve para proteger seus olhos. 

Todo mundo pensa no capacete para a proteção contra batidas contra outros veículos, obstáculos ou a superfície da estrada.


Má notícia para você:


Essa proteção contra impactos é limitada, nunca conte com ela. 


Não pense que o capacete será grande coisa em uma batida — n
a hora de um impacto forte de verdade, ele arrebenta. 

E tem que arrebentar, porque não adianta ser muito resistente se o conteúdo protegido não resiste à pancada.

É melhor o capacete se quebrar e transferir o resto do estrago para os ossos do crânio, porque quanto mais progressiva for a pancada, menos danos ao seu cérebro.

Então os capacetes são projetados para se romperem depois de um certo limite, quebrando a cara do piloto para seu próprio bem.

Mas tem uma coisa que ninguém imagina:

Na maioria dos acidentes, é raro bater a cabeça.

Pode ver a maioria dos acidentes filmados, raramente alguém bate o capacete no chão.

Nos meus 15 tombos, nunca bati o capacete em nada — em compensação, o capacete me salvou inúmeras vezes de ficar cego.

A proteção principal do capacete, aquela que é a mais utilizada, é justamente aquela que protege seus olhos contra insetos, pedras, pedaços de borracha, parafusos, pregos, galhos, água suja e outras coisas arremessadas pelos carros em sua direção.

Felipe Massa só sobreviveu àquele acidente, uma mola arremessada pelo carro da frente, graças ao capacete.




Sem falar nos mosquitos...

E essa proteção é desperdiçada por uma grande parcela da moçada que anda por aí de viseira aberta.

Ou com a queixeira levantada.


A chance de você cair no trânsito urbano e bater com a cabeça no chão pode ser relativamente pequena — mas você nunca sabe quando e como irá cair, então usar o capacete bem ajustado e afivelado sempre será fundamental. 

Mas a chance de você pegar uma mosca, mosquito, formiga, mariposa, barata, pombo e outros insetos voadores é muito grande.

Viseiras sujas e riscadas causam ofuscamento pelos faróis em sentido oposto e dificuldade de enxergar pedestres atravessando a rua de noite.

Mantenha a viseira sempre limpa e substitua viseiras riscadas para poder contar sempre com a proteção mais utilizada do capacete, a proteção de sua visão.

Visão é coisa que, uma vez perdida, não tem volta.

Olho vivo,

Jeff

Um comentário:

  1. Referir-se aos pombos como insetos foi proposital, dada a insignificante e inconveniente presença deles na vida urbana (com o perdão da mãe natureza)?

    Brincadeiras à parte, Jeff, obrigado mais uma vez pelo pertinente puxão de orelha. Hoje mesmo, ao passar com a viseira levantada no sentido contrário ao de um ônibus, este jogou uma quantidade considerável de areia no meu rosto, o que tirou minha visão por dois segundos, que poderiam me fazer falta numa situação de emergência. Tentarei mudar o hábito.

    Abraços, Jeff.

    ResponderExcluir