Reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/08/camera-de-seguranca-flagra-onibus-derrubando-ciclista-em-camacari.html
Assista a reportagem neste link ou no vídeo abaixo e entenda como o perigo pode sobrar para você, mesmo estando a uma boa distância.
Quem teve culpa por este acidente?
O motorista do ônibus que não imaginou que apareceria um ciclista enquanto ele dava ré e prestava atenção ao outro lado?
Ou o ciclista que não imaginou que o ônibus poderia começar a se mover e passou muito perto, sem manter uma distância de segurança?
Na minha opinião, o acidente não teria acontecido se o ciclista tivesse sido mais prudente.
O ciclista, assim como o motociclista, sempre devem considerar a possibilidade de não serem vistos pelos motoristas.
Ou por estarem escondidos nos pontos cegos dos espelhos, ou por serem pouco visíveis e escaparem da visão periférica dos motoristas, ciclistas e motociclistas são responsáveis por não se colocarem em situações perigosas.
Ao decidir ultrapassar, o ciclista não considerou que o ônibus poderia se deslocar para a frente e derrubá-lo, e muito menos imaginou a possibilidade de o ônibus engatar a ré e derrubá-lo. Confesso que nem eu.
Ao ultrapassar sem margem de segurança, foi colhido, derrubado e acabou derrubando o motociclista.
Apesar de tudo isso, o motorista do ônibus errou gravemente ao não parar para prestar socorro.
Ao se omitir e abandonar o local, chamou para si toda a culpa por um acidente no qual teria atenuantes razoáveis.
Felizmente existem cada vez mais câmeras para flagrar esses momentos, mostrando para todos a dinâmica dos acidentes e tornando todos mais conscientes das situações potencialmente perigosas a serem evitadas.
O que este acidente nos ensina é que um evento anormal na pista oposta, como a manobra de um ônibus ou caminhão, uma obra, um carro saindo de uma garagem, etc., também pode gerar um efeito cascata potencialmente perigoso para nós motociclistas em nossa mão de direção.
O mais prudente sempre será ficar longe desses grandalhões.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário