quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O carro que você não vê

Uma coisa que engana muito motociclista experiente é o carro oculto na sombra.

Nesta filmagem a sombra enganou o Cássio e enganou a mim também... durante o vídeo nós dois dissemos a mesma coisa ao mesmo tempo:

— Eu não vi o carro!

Olha só: 


Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=6XCgrhz07DQ a partir de 5:25

Enquanto estava debaixo da sombra das árvores, o carro permaneceu totalmente invisível por dezenas de metros.

De repente ele apareceu do nada, na preferencial e bem na hora em que o Cássio ia atravessar a avenida.

Para conferir como a coisa acontece, o incidente ocorre aos 5:25 (eu havia esquecido de incluir o vídeo):



Se não fosse por estar pilotando tranquilamente e dar uma segunda olhada, teria acontecido um acidente.

Se ele tivesse dado apenas aquela olhada rápida que todos nós estamos acostumados, provavelmente ele teria sido atropelado no cruzamento — e agora você entende porque acontecem tantos acidentes aparentemente incompreensíveis.


Acidentes que o povão atribui à "irresponsabilidade dos motoqueiros" porque desconhece as particularidades de se pilotar uma moto...

A mesma coisa de sumir na sombra acontece também com as motos. 

Ao circular por ruas arborizadas, tenha consciência de que você estará totalmente invisível, a menos que seu farol alto esteja aceso.


E ao cruzar uma rua arborizada, lembre-se que a sombra tem essa capacidade de ocultar veículos inteiros, então verifique duas vezes antes de sair acelerando.


Agora todos nós aprendemos mais essa.


E acrescento o comentário do Daniel, ele não teve dificuldade de ver o carro nas sombras:

Sabe o que acontece?

O pessoal já está no automático de olhar rapidamente e sair no cruzamento...

Tem que olhar por mais de 2 segundos para que os olhos consigam captar algum movimento. 

Tive que me readaptar, pois estava no automático e algumas situações me fizeram repensar e perceber onde estava a minha falha, que no caso, era estar olhando muito rapidamente sem realmente avaliar as situações devidamente.

Um abraço!


Dan

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Prezado Jeff,

    não sabia onde postar este comentário, mas vou colocar aqui mesmo...

    Tenho acompanhado diariamente seu blog. Vou contar resumidamente minha história... Tenho 44 anos, e comprei em dezembro do ano passado minha primeira moto. Sou natural do Rio de janeiro e cresci ouvindo que motocicletas eram perigosas, presenciei ainda adolescente um acidente fatal envolvendo motocicleta, e já adulto, demonizava os maus motociclistas que pilotavam desrespeitando as leis de trânsito, trafegavam irresponsavelmente pelo corredor, costuravam no trânsito etc. (sei que não existem só maus motociclistas: há maus motoristas, e aos montes). Pois bem, mudei-me para o interior de São Paulo, moro em uma cidade e trabalho em outra. Da porta de casa até o trabalho são 73 Km, 60 desses em rodovia. Para mim, a opção mais econômica (e prática) para ir e vir de casa para o trabalho foi a motocicleta. Após muita pesquisa me decidi pela Yamaha Fazer 250. Comprei. Matriculei-me em uma “moto-escola” para adição de categoria. Uma piada! Ao saber que não havia teste de rua, perguntei ao instrutor como o pessoal fazia para aprender mesmo a pilotar, e ele calmamente me disse que “aprendiam na marra, no dia-a-dia”. Lastimável. Paralelamente comecei a aprender a pilotar com a ajuda de amigos, que me passavam as dicas e procurava assim sanar a lacuna deixada pela moto-escola.
    Comecei a pesquisar na internet sobre dicas de pilotagem e encontrei, dentre outros, o seu blog. Sem dúvida e sem rasgar seda, foi onde eu encontrei as melhores informações, desde pilotagem segura a dicas de manutenção (olha o nível do óleo! :) ).
    O blog é, sobretudo, educativo. Muito diferente do que se vê por aí. A sua preocupação com a segurança na pilotagem, com a responsabilidade do condutor, é o ponto forte de suas postagens. Agradeço, e muito, a você com tudo o que pude aprender (e ainda aprendo) com o “Minha Primeira Moto”.
    Continue com seu ótimo trabalho, e te desejo muito sucesso e felicidades.

    Um abraço, Luiz Nunes.

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    1. Obrigado, Luiz!
      Agradeço de coração, e já retransmiti sua mensagem para o Vinícius e o Daniel, amigos e colaboradores daqui do blog, Sem eles, 1) o blog não existiria fisicamente. 2) teria menos dicas de manutenção e pilotagem.
      Seu comentário é um estímulo para que a gente continue pesquisando, postando e estimulando a volta de uma antiga tradição motoqueira: os bate-papos de trocas de informações e dicas que os veteranos podem passar para os que estão começando, do mesmo jeito que você fez com seus amigos e a gente tenta fazer por aqui.
      Muito obrigado, e um abraço,
      Jeff

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