Uma coisa que engana muito motociclista experiente é o carro oculto na sombra.
Nesta filmagem a sombra enganou o Cássio e enganou a mim também... durante o vídeo nós dois dissemos a mesma coisa ao mesmo tempo:
— Eu não vi o carro!
Olha só:
Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=6XCgrhz07DQ a partir de 5:25
Enquanto estava debaixo da sombra das árvores, o carro permaneceu totalmente invisível por dezenas de metros.
De repente ele apareceu do nada, na preferencial e bem na hora em que o Cássio ia atravessar a avenida.
Para conferir como a coisa acontece, o incidente ocorre aos 5:25 (eu havia esquecido de incluir o vídeo):
Se não fosse por estar pilotando tranquilamente e dar uma segunda olhada, teria acontecido um acidente.
Se ele tivesse dado apenas aquela olhada rápida que todos nós estamos acostumados, provavelmente ele teria sido atropelado no cruzamento — e agora você entende porque acontecem tantos acidentes aparentemente incompreensíveis.
Acidentes que o povão atribui à "irresponsabilidade dos motoqueiros" porque desconhece as particularidades de se pilotar uma moto...
A mesma coisa de sumir na sombra acontece também com as motos.
Ao circular por ruas arborizadas, tenha consciência de que você estará totalmente invisível, a menos que seu farol alto esteja aceso.
E ao cruzar uma rua arborizada, lembre-se que a sombra tem essa capacidade de ocultar veículos inteiros, então verifique duas vezes antes de sair acelerando.
Agora todos nós aprendemos mais essa.
E acrescento o comentário do Daniel, ele não teve dificuldade de ver o carro nas sombras:
Sabe o que acontece?
O pessoal já está no automático de olhar rapidamente e sair no cruzamento...
Tem que olhar por mais de 2 segundos para que os olhos consigam captar algum movimento.
Tive que me readaptar, pois estava no automático e algumas situações me fizeram repensar e perceber onde estava a minha falha, que no caso, era estar olhando muito rapidamente sem realmente avaliar as situações devidamente.
Um abraço!
Dan
Um abraço,
Jeff
Prezado Jeff,
ResponderExcluirnão sabia onde postar este comentário, mas vou colocar aqui mesmo...
Tenho acompanhado diariamente seu blog. Vou contar resumidamente minha história... Tenho 44 anos, e comprei em dezembro do ano passado minha primeira moto. Sou natural do Rio de janeiro e cresci ouvindo que motocicletas eram perigosas, presenciei ainda adolescente um acidente fatal envolvendo motocicleta, e já adulto, demonizava os maus motociclistas que pilotavam desrespeitando as leis de trânsito, trafegavam irresponsavelmente pelo corredor, costuravam no trânsito etc. (sei que não existem só maus motociclistas: há maus motoristas, e aos montes). Pois bem, mudei-me para o interior de São Paulo, moro em uma cidade e trabalho em outra. Da porta de casa até o trabalho são 73 Km, 60 desses em rodovia. Para mim, a opção mais econômica (e prática) para ir e vir de casa para o trabalho foi a motocicleta. Após muita pesquisa me decidi pela Yamaha Fazer 250. Comprei. Matriculei-me em uma “moto-escola” para adição de categoria. Uma piada! Ao saber que não havia teste de rua, perguntei ao instrutor como o pessoal fazia para aprender mesmo a pilotar, e ele calmamente me disse que “aprendiam na marra, no dia-a-dia”. Lastimável. Paralelamente comecei a aprender a pilotar com a ajuda de amigos, que me passavam as dicas e procurava assim sanar a lacuna deixada pela moto-escola.
Comecei a pesquisar na internet sobre dicas de pilotagem e encontrei, dentre outros, o seu blog. Sem dúvida e sem rasgar seda, foi onde eu encontrei as melhores informações, desde pilotagem segura a dicas de manutenção (olha o nível do óleo! :) ).
O blog é, sobretudo, educativo. Muito diferente do que se vê por aí. A sua preocupação com a segurança na pilotagem, com a responsabilidade do condutor, é o ponto forte de suas postagens. Agradeço, e muito, a você com tudo o que pude aprender (e ainda aprendo) com o “Minha Primeira Moto”.
Continue com seu ótimo trabalho, e te desejo muito sucesso e felicidades.
Um abraço, Luiz Nunes.
Obrigado, Luiz!
ExcluirAgradeço de coração, e já retransmiti sua mensagem para o Vinícius e o Daniel, amigos e colaboradores daqui do blog, Sem eles, 1) o blog não existiria fisicamente. 2) teria menos dicas de manutenção e pilotagem.
Seu comentário é um estímulo para que a gente continue pesquisando, postando e estimulando a volta de uma antiga tradição motoqueira: os bate-papos de trocas de informações e dicas que os veteranos podem passar para os que estão começando, do mesmo jeito que você fez com seus amigos e a gente tenta fazer por aqui.
Muito obrigado, e um abraço,
Jeff