A reportagem do autoesporte com o material de divulgação completo do fabricante você lê neste link.
Pois então, lançaram as motos outro dia, mas tiveram que mudar tudo, e mudaram de verdade, porque a coisa estava feia demais.
Cabeçote e cilindro são novos e agora têm 10 cm3 a mais, como na nova Bros (não se entusiasme, que esses 10 cm3 a mais só compensam a queda da qualidade da gasoolina com 28% de álcool...)
Mas o principal motivo para a mudança não está na cilindrada.
Repare como o cilindro, o cabeçote e a área livre ao redor do motor aumentaram de tamanho.
Eles aumentaram a área exposta e a quantidade de aletas de arrefecimento do motor.
Observe como as carenagens mudaram para direcionar mais ar fresco para o motor e facilitar a expulsão do ar quente.
Até os suportes das pedaleiras do passageiro agora são vazados para permitir que o ar circule livremente. Tá bom, forcei a barra... mas só um pouquinho...
Para melhorar o resfriamento do motor.
A honda nunca vai admitir que fracassou feio quando adotou o óleo 10W-30 e os motores começaram a pipocar pelo Brasil afora.
Fica menos feio trocar tudo, do motor à carenagem aos suportes das pedaleiras do passageiro, em uma tentativa de melhorar o resfriamento do motor e não reconhecer publicamente o ENORME erro cometido.
Qualquer coisa é melhor do que não precisar dar o braço a torcer de que fizeram uma pouta caçangalda com as ex-novas agora velhas Titan e Fan lançadas em agosto de 2013, há apenas 2 anos. Quem comprou o modelo anterior já pensando na hora da revenda, dançou.
Pois é, o novo modelo usando o óleo mágico 10W-30 deu tão errado que tiveram que refazer todo o projeto e mudar tudo em menos de um ano — as "novas" Titan e Fan foram lançadas na metade de 2013 e a Bros 160 foi lançada já no final de 2014. Você não lança um modelo novo sem pelo menos 6 a 9 meses de preparativos.
Não dava para trocar o cilindro e o cabeçote e continuar com a mesma cilindrada sem uma justificativa, então tuxa 160 no motor que a galera aqui no Brasil só pensa em número. 1 litro é 1 litro.
E tudo bem, porque o marquetingue disfarça e enfoca na carenagem e tampa do tanque "mais esportiva" e novos grafismos, e ninguém de lá precisa assumir que o buraco sempre foi mais embaixo — vide o caso dos novos piscas que agora (e só agora) atendem à legislação internacional.
Enquanto isso ninguém de cá pensa ou percebe, e a imprensa "especializada" só tem o trabalho de copiar e colar o press release (texto de propaganda elaborado pelos fabricantes que serve de material de divulgação para os jornalistas não terem o trabalho de pensar, que dirá fazer uma reportagem investigativa).
A imprensa fica feliz em receber gratuitamente umas motos para test drive mais as fotos já prontas e um pagamento honesto pelas demais propagandas encartadas — é só dar umas voltas e apontar as qualidades e um defeitim ou outro, mas nada que comprometa, porque honda é honda, yamaha é yamaha, suzuki é kawasaki... bom, você entendeu.
E vamu qui vamu, "nunca houve problema algum", e todos continuam felizes como sempre.
Usando o mesmo óleo 10W-30, que os acordos comerciais e os investimentos em propaganda foram pesados e nisso não dá para voltar atrás.
...
Se toca, meu.
Melhorar o resfriamento diminui, mas não elimina o problema causado pelo uso de um óleo inadequado para as temperaturas tropicais do Brasil.
Imagem: ACME Corporation.
Trate de ficar esperto, porque do lado de lá o jogo é pra ganhar.
Ah, só lembrando:
Isso não muda em nada o fato de que a quantidade de óleo recomendada não é suficiente para lubrificar corretamente o motor.
Um abraço,
Jeff
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