terça-feira, 4 de agosto de 2015

honda lança novas Titan e Fan... ué, mas não lançou essas motos novas outro dia?

Reportagem e animação: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/08/honda-cg-160-substitui-cg-150-moto-mais-vendida-do-brasil.html

A reportagem do autoesporte com o material de divulgação completo do fabricante você lê neste link.

Pois então, lançaram as motos outro dia, mas tiveram que mudar tudo, e mudaram de verdade, porque a coisa estava feia demais.

Cabeçote e cilindro são novos e agora têm 10 cm
a mais, como na nova Bros (não se entusiasme, que esses 10 cm3 a mais só compensam a queda da qualidade da gasoolina com 28% de álcool...)

Mas o principal motivo para a mudança não está na cilindrada.

Repare como o cilindro, o cabeçote e a área livre ao redor do motor aumentaram de tamanho.


Eles aumentaram a área exposta e a quantidade de aletas de arrefecimento do motor.


Observe como as carenagens mudaram para direcionar mais ar fresco para o motor e facilitar a expulsão do ar quente.


Até os suportes das pedaleiras do passageiro agora são vazados para permitir que o ar circule livremente. Tá bom, forcei a barra...  mas só um pouquinho...

Tudo isso sabe para quê?

Para melhorar o resfriamento do motor.


A honda nunca vai admitir que fracassou feio quando adotou o óleo 10W-30 e os motores começaram a pipocar pelo Brasil afora.


Fica menos feio trocar tudo, do motor à carenagem aos suportes das pedaleiras do passageiro, em uma tentativa de melhorar o resfriamento do motor e não reconhecer publicamente o ENORME erro cometido.

Qualquer coisa é melhor do que não precisar dar o braço a torcer de que fizeram uma pouta caçangalda com as ex-novas agora velhas Titan e Fan lançadas em agosto de 2013, há apenas 2 anos. Quem comprou o modelo anterior já pensando na hora da revenda, dançou.

Pois é, o novo modelo usando o óleo mágico 10W-30 deu tão errado que tiveram que refazer todo o projeto e mudar tudo em menos de um ano — as "novas" Titan e Fan foram lançadas na metade de 2013 e a Bros 160 foi lançada já no final de 2014. Você não lança um modelo novo sem pelo menos 6 a 9 meses de preparativos.

Não dava para trocar o cilindro e o cabeçote e continuar com a mesma cilindrada sem uma justificativa, então tuxa 160 no motor que a galera aqui no Brasil só pensa em número. 1 litro é 1 litro.

E tudo bem, porque o marquetingue disfarça e enfoca na carenagem e tampa do tanque "mais esportiva" e novos grafismos, e ninguém de lá precisa assumir que o buraco sempre foi mais embaixo — vide o caso dos novos piscas que agora (e só agora) atendem à legislação internacional.


Enquanto isso ninguém de cá pensa ou percebe, e a imprensa "especializada" só tem o trabalho de copiar e colar o press release (texto de propaganda elaborado pelos fabricantes que serve de material de divulgação para os jornalistas não terem o trabalho de pensar, que dirá fazer uma reportagem investigativa).

A imprensa fica feliz em receber gratuitamente umas motos para test drive mais as fotos já prontas e um pagamento honesto pelas demais propagandas encartadas — é só dar umas voltas e apontar as qualidades e um defeitim ou outro, mas nada que comprometa, porque honda é honda, yamaha é yamaha, suzuki é kawasaki... bom, você entendeu.

E vamu qui vamu, "nunca houve problema algum", e todos continuam felizes como sempre.


Usando o mesmo óleo 10W-30, que os acordos comerciais e os investimentos em propaganda foram pesados e nisso não dá para voltar atrás.

... 


Se toca, meu.


Melhorar o resfriamento diminui, mas não elimina o problema causado pelo uso de um óleo inadequado para as temperaturas tropicais do Brasil.



Imagem: ACME Corporation.

Trate de ficar esperto, porque do lado de lá o jogo é pra ganhar.

Ah, só lembrando:


Isso não muda em nada o fato de que a quantidade de óleo recomendada não é suficiente para lubrificar corretamente o motor


Um abraço,


Jeff

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