A dura realidade da vida é que ônibus e caminhões sempre irão facilitar as curvas para eles, sem ver as motos por perto.
O acidente acontece a partir dos 3:20, mas vale a pena assistir tudo para ver como uma pilotagem agressiva te arrasta aos acidentes.
Como o motociclista poderia ter evitado este tombo?
Não costurando no meio do trânsito e mantendo uma velocidade aproximadamente igual à dos demais veículos.
Rodar a uma velocidade mais alta do que os carros e fazer mudanças repentinas de faixa tem o inconveniente de fazer com que as motos não sejam vistas pelos motoristas.
Antes de o ônibus fechar a curva, o motorista tinha a percepção de que não havia ninguém por perto, talvez até tenha olhado pelo espelho e não viu ninguém nas proximidades.
Na hora em que ele fechou a curva, a moto estava se enfiando naquele espaço, acabou sendo fechada e na freada veio o tombo.
Moral da história:
Nunca entre junto com outro veículo em uma curva, principalmente ônibus ou caminhão, mesmo que ele esteja em uma faixa exclusiva.
Se o outro veículo for obrigado a desviar de algo que você não está vendo — como buracos perto da sarjeta, um carro saindo de uma garagem, um pedestre andando muito perto do meio-fio — a moto será obrigada a frear intensamente.
Motos freando intensamente durante curvas geralmente caem e continuam deslizando em linha reta para baixo das rodas de ônibus e caminhões.
Imagem e reportagem: http://acritica.uol.com.br/manaus/Motociclista-manobra-perigosa-praticamente-embaixo_0_824317625.html
Este cara teve a sorte de apenas a mão dele ficar embaixo da roda do ônibus... muita gente não escapa de uma dessas somente com a mão moída não.
Na verdade, não escapa.
Cair embaixo das rodas de um ônibus ou caminhão certamente não será uma das melhores experiências da vida curta de ninguém.
Portanto, mantenha distância de segurança de qualquer coisa maior que uma kombi, nunca fique perto deles em uma curva, viva uma vida longa e seja feliz por inteiro.
Um abraço,
Jeff
Olá,
ResponderExcluirMeu nome é Bruno e sempre acompanho o Blog e dificilmente comento.
Ótimo post e se pararmos pra analisar existe diversos erros neste vídeo, não sou nenhum Valentino Rossi mas piloto todo os dias no transito.
Este lance dos caras ficarem fazendo videos pro youtube é complicado, pois para ganhar mais "likes" estes "pilotos" acabam abusando e fazendo varias coisas erradas para ser famosinho..
No próprio vídeo ele reclama de pessoas mudando de faixa sem sinalização e outras coisas erradas, mas ele mesmo pega contra-mão, ultrapassa de forma errada e abusa com uma moto que nem potencia tem para o tal fato.
Infelizmente caras como este, que se acham pilotos são os que sofrem acidentes diariamente, acredito que para uma pessoa ensinar ou dar dicas para o publico em geral, o cara tem que primeiro saber o que esta fazendo.
Sempre achei que pilotava bem, mas após de fazer alguns cursos de pilotagem percebi que as auto escolas e em nosso dia a dia, as pessoas simplesmente andam de moto sem saber o que esta acontecendo e saem julgando outros motoristas.
abs.
Olá, Bruno!
ResponderExcluirObrigado por acompanhar o blog! Realmente, a câmera é um estímulo para fazer manobras ousadas e certamente contribui para muitos acidentes. Sua ideia é boa, vou reaproveitar esse vídeo, captar algumas imagens e comentar em detalhes as outras manobras perigosas e evitáveis. Vai demorar um pouco, no momento estou com um trabalho urgente, mas até o final do mês eu faço.
Um abraço,
Jeff
Ansioso pelo post haha
ExcluirO interessante disso tudo, é que graças as dicas de pilotagem defensiva aprendidas com o blog, eu me sinto capaz de identificar várias atitudes erradas tomadas por parte do piloto do vídeo.
Às vezes, quando estou mais afoito, faço manobras arriscadas e vez ou outra passo algum susto em algum situação já abordada pelo blog e penso: "o Jeff já me alertou exatamente sobre isso", o que me faz ser mais cauteloso o resto do percurso.
Obrigado, Robson!
ExcluirFico feliz que o blog esteja sendo útil! Agora só falta ser mais cauteloso no início do percurso, hehehe... A maioria dos acidentes acontece em um raio de 5 km da casa do piloto, mostram as estatísticas.
Um abraço,
Jeff
Eu cai assim e digo que foi por verdisse, não tem tempo na carteira, já tive dessas motocas e ele freou acelerando, claro que a roda da frente ia escorregar, já cai algumas vezes assim quando estava aprendendo, sorte que já faz muitos anos... O micro nem foi o perigo real, pior seria se tivesse um ônibus logo atrás dele e passar por cima.
ResponderExcluirComentando atrasado seis meses...
ExcluirÉ fato, o grande risco é ser atropelado por quem está atrás ou do lado; felizmente, isso não aconteceu no vídeo, mas lamentavelmente é bastante comum.
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog!
Jeff
Isso sem contar que ele anda praticamente o tempo todo entre as faixas, bem em cima da pintura no asfalto, sujeito a escorregar ou ser derrubado pelos tachões. Vai entender...
ResponderExcluirE hoje revendo vídeo notei o ronco da moto sem óleo, seca, seca...
ExcluirUm abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff
Isso sem contar que ele anda praticamente o tempo todo entre as faixas, bem em cima da pintura no asfalto, sujeito a escorregar ou ser derrubado pelos tachões. Vai entender...
ResponderExcluir