segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Tachão derrubou mais um. Para a imprensa, como sempre, foi o motociclista que perdeu o controle...

Reportagem: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/motociclista-perde-controle-da-direcao-cai-e-fica-gravemente-ferido-na-br-158

Jornalistas, digam a verdade com todas as letras!

Ele só perdeu o controle da direção porque foi derrubado por um tachão.

Tachão é uma armadilha mortal, você que é motociclista fique longe deles.

Essa é a BR-158 a 10 km de Três Lagoas, o acidente talvez tenha acontecido aqui:



A ultrapassagem é proibida por um longo trecho antes daqui, mas sinalizada apenas pelas faixas contínuas.

Ao se aproximar da rotatória começam os tachões, e o motociclista não esperava encontrá-los à noite — sempre um período a ser evitado para viagens de moto.


Muito possivelmente esses tachões já não estejam refletindo mais nada... a foto do google maps é antiga, imagine a condição deles hoje.

Outra coisa:


O piloto saiu de uma cidade a 226 km do ponto do acidente com uma Hornet.


Motos esportivas não são confortáveis para viagens longas, o cansaço da viagem pode ter tido influência para que não percebesse ou deixasse a moto chegar perto dos tachões.


Alguém poderá dizer, "bem feito, quem mandou ultrapassar em local proibido?"

Só que as coisas não são bem assim.


Ter passado por cima dos tachões não quer dizer necessariamente que ele estivesse fazendo uma ultrapassagem — nem sempre o motociclista é o irresponsável que pintam por aí. Só na maioria das vezes.

Essa vítima do tombo poderia estar pilotando corretamente, respeitando a sinalização, mas ter sido fechado e jogado contra os tachões por conta de um veículo parado ou uma obra na pista como esta aqui, na mesma rodovia:



Cones mal colocados muito próximos ao local da obra surpreendem os condutores e não dão tempo de todos se acomodarem na outra faixa.

Nessa situação, viajando em grupo, alguém pode ser fechado e obrigado a ir para cima dos tachões... um erro a ser evitado a todo custo.


Outra possibilidade é que algum carro tenha feito uma conversão perigosa na frente do motociclista, obrigando a frear forte e desviar.

Duvida?

Esta imagem também é dessa rodovia do acidente, a BR-158, um pouco mais à frente:



Olha só as marcas de freadas no asfalto por causa da conversão à esquerda e me diga o que acontece quando um carro faz isso na sua frente...

Não sabe? Eu digo:

Você tenta tirar da traseira do carro para não bater e acaba passando com os freios acionados por cima dos tachões, é tombo certo.

O fato é que nós motociclistas pagamos um preço alto por conta da utilização dessa sinalização que as autoridades viárias instalam sem considerar os riscos para as motocicletas.

Quem trabalha com sinalização viária só pensa em automóveis — não imagina que tachões desequilibram as motos e causam acidentes fatais.


E depois que acontecem, a culpa sempre é jogada sobre o motociclista, que muitas vezes não tem como se defender.


A mídia sempre diz que foi o motociclista que perdeu o controle, o que pressupõe culpa própria — nunca ele é vítima das condições inadequadas evitáveis da pista ou das ações irresponsáveis de outros motoristas.


Nem sempre o motociclista faz o que faz por irresponsabilidade — também pode ser falta de preparo para o trânsito na motoescola, falta de noção desconhecimento do mundo e falta de malícia. Ou falta completa de bom senso. 

Nada disso é motivo para a pena de morte sem julgamento nem direito à defesa e com execução imediata representada pelos tachões.

Não sei a quem apelar para que se adote uma sinalização menos perigosa no lugar dos tachões, como as tachinhas refletivas.

São menores e não representam um perigo tão grande para os motociclistas.

Mas recorrer a quem para banir essa excrescência viária?

Um deputado? Um senador? 


Eles não têm tempo de trabalhar por seus eleitores, andam ocupados demais tentando salvar a própria pele... 


Um abraço, e cuidado com os tachões,


Jeff

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