terça-feira, 11 de agosto de 2015

O depoimento do proprietário de uma suzuki GSR 150i zero km

ATENÇÃO:

Em 15/10/2016 apareceu outro depoimento de um proprietário de uma GSR 150i que fez um vídeo mostrando a necessidade de apenas 1.200 ml para atingir o nível superior recomendado.

Irei investigar o assunto e atualizarei a postagem com o resultado descoberto.

Até lá, faça exatamente o que diz o manual do proprietário e constate a quantidade real necessária por você mesmo.

Comentário do leitor Guto na postagem O depoimento de uma proprietária de honda Fan 150:
Comprei uma Suzuki GSR 150i e resolvi ver quanto óleo tinha de fábrica ou concessionária.

A moto está com 150 km apenas e como só tem visor resolvi esgotar o óleo.


Estava com 1,5 litro quando no manual manda 1,1 litro com filtro;


O que você acha ?


Se previnem durante a garantia e depois eu que me lasque, ou foi só um erro[?]...

Olá, Guto! 

Obrigado por acompanhar o blog e relatar sua experiência!

Sou suspeito para falar, mas o único erro deles foi não imaginar que os clientes começariam a fazer isso e descobrissem e comprovassem por si mesmos como a coisa funciona.



A concessionária faz o procedimento correto, completando o nível até a marca superior... no entanto, o que está gravado no bloco do motor (1000 ml) só atinge o nível mínimo de óleo...

Pode uma coisa dessas? E na Intruder é pior ainda...


Enquanto isso, o boca a boca vai correndo... a audiência do blog está aumentando cada vez mais rápido.

Eu sempre quis fazer esse teste em outras motos para provar por A + B que as contas não fecham.


Fiz isso na Kansas 150 e na Fenix Gold e em ambas constatei a necessidade de mais óleo (400 ml para uma e 350 ml 650 ml para a outra). A medição é traiçoeira, explico nesta postagem.)

E agora você constata que seu modelo GSR 150i efetivamente usa realmente mais 500 ml, informação vital que não é divulgada, e é encoberta no manual do proprietário por procedimentos de medição que complicam o que poderia ser dito diretamente.


No seu caso, esses 1500 ml de óleo provavelmente correspondem exatamente ao nível superior do visor na condição de medição definida no manual do proprietário.

Ou seja, após colocar a quantidade recomendada, ligar e desligar o motor pelo tempo determinado, essa quantidade deve chegar ao nível correto, a marca superior do visor de nível.

O que você disse evidencia bem a estratégia dos fabricantes:

Enquanto o cliente estiver fazendo revisão na concessionária, seu motor estará protegido.

Depois, o cliente que se lasque porque não leu o manual. O próximo proprietário que se lasque porque não teve acesso ao manual. 

E la nave va...

Depois que o cliente parar de levar a moto na concessionária, se não atentar para o macete de medir corretamente o nível e adicionar mais óleo depois da troca — porque a quantidade recomendada nunca é suficiente — o prejuízo será totalmente do cliente.

Se há um ponto positivo nisso, é que pelo menos sua concessionária está entregando a moto da revisão com o óleo no nível correto, o que é obrigação delas — muitas revendas autorizadas de diversas marcas não fazem nem mesmo isso. 

E essa é a principal causa de tantas motos darem problemas sérios de motor ainda durante a garantia — garantia que depois a fábrica reluta em pagar alegando mau uso da parte do cliente.

Fico muito grato por você ter verificado o que acontece na sua moto, e sugiro que todo mundo faça a mesma coisa. 

Descubra com quanto óleo sua moto é entregue zero km e após uma revisão, e veja se a quantidade bate com o que é recomendado.

Você poderá perder uma carga de óleo, porque não é recomendável colocar esse óleo novamente no motor devido ao risco de contaminação com poeira e areia.

Mas testemunhará com os próprios olhos como a coisa funciona e se vacinará para não cair nesse conto novamente — assegurando uma longa vida útil sem custos de oficina para sua moto.

Sairá bem mais barato para você, e aumentará sua segurança contra travamentos do motor.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Pois é... vivencie isso. Enquanto levava minha moto para manutenção na concessionária, durante o período de garantia, o óleo vinha na medida certa (media conforme a orientação do manual: liga, desliga, mede). A primeira manutenção que fiz fora da concessionária fiz questão de perguntar se o óleo estava na medida. O mecânico disse que havia colocado a quantidade recomendada pelo fabricante. Comecei o procedimento para a medida do óleo na frente dele (ele disse que não precisava nada disso...). Pois bem, o óleo nem melou a ponta do medidor... Coloquei mais ou menos uns 350 ml para chegar ao nível máximo do indicador do nível de óleo.
    Um grande abraço.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Olá Luiz!

      Infelizmente o mercado está carente de bons reparadores, ainda falamos o Jeff e eu sobre isso hoje lá na padaria no café da manhã. No mercado hoje há trocadores de peças, são poucos que sabem fazer um diagnóstico correto. Imagina quando as motos vierem com motores mais modernos, com comando variável, injeção sequencial/injeção direta, muito fecharão as portas.
      Os donos de oficina tem muita sorte, pois os clientes (e nem os donos de oficina) sabem da responsabilidade que a oficina tem. Caso o motor da tua moto sofra algum dano (trave), após a troca de óleo incorreta que no caso é a quantidade incorreta/insuficiente mesmo algum tempo após a troca (alguns meses por exemplo) a oficina pode ser responsabilizada e ter de reparar o motor para você.
      O reparador tem que seguir o que manda a literatura técnica, são raros os mecânicos que o fazem, infelizmente!

      Um abraço!

      Daniel de Vargas

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