quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O espaço entre a lombada e o meio fio

Passar com a moto entre a lombada e o meio fio para não perder velocidade é uma das espertezas menos espertas que um motociclista pode fazer.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Sem_habilitacao_motociclista_morre_atropelado_apos_tentar_desviar_de_quebra-molas_fotos_&edt=25&id=408872

Ele corre o risco de se desequilibrar ao bater com uma pedaleira na guia da sarjeta ou na lombada, ou derrapar na sujeira acumulada por ali, como aconteceu no acidente aí de cima.

Um acidente muito comum é ter o pé prensado entre a guia e a pedaleira da moto. Pinos e mais pinos no tornozelo por conta de uma manobra não muito esperta. Burra mesmo.

E o número de jovens motociclistas que perdem a vida contra um poste ao lado de uma lombada é enorme.
Reportagem: http://www.reporteroliveirajunior.com.br/v2/?p=133584

E também existe outro fator importantíssimo:

A lombada é colocada em um local para diminuir a velocidade porque existe um cruzamento perigoso ou uma travessia de pedestres logo à frente.

Ao não diminuir a velocidade, a motocicleta não será vista pelos motoristas. Eles não esperam que do nada apareça alguém em velocidade muito acima da permitida para aquele trecho.
Imagem e reportagem: http://www.bandab.com.br/jornalismo/jovem-de-moto-morre-ao-ser-atingido-por-carro-de-colega-de-trabalho/

Mais um que usou o pequeno atalho para o Além.

Quer ver como é feio esse tipo de acidente? 

Assista o vídeo inteiro.

Você pode até achar que o motorista do caminhão foi o responsável pela fechada.

Ele pode ter sido o autor, mas o culpado foi o motociclista.

E não digo isso porque seja meu entendimento do caso — digo isso porque é o entendimento da justiça.

Você pode ver a análise do pessoal da toga nesta sentença judicial de um caso idêntico, um motociclista cortou a lombada pelo meio fio e bateu contra um ônibus que manobrava para entrar na garagem — mesma coisa que no vídeo.


Se tiver a curiosidade de saber como esses assuntos são tratados pela justiça, leia a íntegra da decisão judicial neste link.

Acidentes fatais causados por desrespeito à lombada são tão comuns que um deles aconteceu a 1 km daqui de casa.

Todo dia passo pela cruz que marca o local e penso como seria fácil ter evitado essa morte apenas respeitando e diminuindo a velocidade na lombada.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Muito bom, sempre fazia isso, não imaginava que fosse tão perigoso

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, sempre fazia isso, não imaginava que fosse tão perigoso

    ResponderExcluir