quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Obras na pista

As férias estão chegando e muita gente vai pegar a estrada pela primeira vez com sua moto.

A estrada é como uma grande avenida sem cruzamentos. Ou com muito poucos, geralmente na forma de uma rotatória.

Mas uma coisa que você precisa ficar atento é quanto a algo muito comum nas estradas, que podem complicar bastante a vida do motociclista se você vacilar:
Imagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/12/obras-no-acesso-porto-belo-devem-ser-retomadas-nesta-segunda-feira.html
Obras na estrada.

Ao encontrar sinalização de que existem obras à frente, redobre a atenção imediatamente.

As placas cor de laranja de obras à frente podem indicar "obras a 1000 metros", mas o congestionamento causado por elas pode começar logo depois da primeira curva.

A sinalização provisória é colocada antes das obras, muitas vezes de maneira inadequada, sempre de maneira improvisada, e com distância e quantidade insuficiente para ser percebida por condutores menos atentos.

Uma vez encontrei uma placa indicando queda de barreira a 300 metros, colocada por um infeliz provavelmente analfabeto a menos de 10 metros do desbarrancamento.

Mesmo assim, se essa sinalização for ignorada, você poderá ficar em situações bem complicadas...

Veja como decisões erradas e impensadas podem fazer a coisa ficar muito, muito feia na estrada (a sinalização começa a aparecer aos 5:30):

Além das sinalizações destacadas no vídeo, aos 5:44 também aparece uma placa de velocidade máxima no trecho em obras, outra sinalização muito comum nessa situação e que passou despercebida por quem editou o vídeo:
E a moçada abrindo o gás, nem aí...

Nova sinalização aparece aos 5:55 reduzindo ainda mais a velocidade para apenas 40 km/h:
E o pessoal continuou mandando bala a 160...

Apesar de toda a sinalização, sobrou para o coitado do caminhoneiro que estava ligado, pensou pelos dois caras e salvou a vida deles, abrindo passagem na hora exata, e ainda foi xingado...

Não fosse pela experiência e habilidade do motorista do caminhão, essa filmagem teria sido difícil de assistir.

Não cometa esses erros, inclusive o de parar em cima da ponte para bater papo, como apontado nos comentários pelo leitor José Carlos Aires — leia a postagem de ontem e entenda o porquê.

As estradas estão permanentemente em obras, mas quando chegam as férias, o risco de acidentes aumenta muito por causa do pessoal pouco acostumado a pegar estrada.

Estar consciente para os riscos melhora muito suas chances de não se borrar ser surpreendido.

Um abraço,

Jeff

11 comentários:

  1. NOSSAAAA.... muito legal as paradas, balões, destaques e tudo mais neste vídeo do quase acidente do Fabinho... ri muito... já conhecia o vídeo original e me pergunto se foi idéia sua fazer esta montagem educativa. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      Também achei genial, mas o mérito é todo do Claudioprv que postou no youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=hMBc1-1J6GE
      Duas coisas que me fazem muita falta são uma câmera e a capacidade de editar vídeos...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. husauhasuhassuha extremamente engraçado ouvir em camera lenta "aaiii caralhooo quase que eu cai mano" kkkkkkkkkkkkkk

      Mas é verdade, tremendamente terrivel esse pessoal que não presta atenção em placa e não respeita o tamanho do caminhaum.

      Excluir
  2. Ainda tem o detalhe no final do vídeo onde todos param no acostamento da ponte... Tomar uma pancada alí e todos serem arremessados nas pedras lá embaixo é a coisa mais fácil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha assistido o final... seu comentário rendeu uma atualização da postagem. Infelizmente é bem isso, o pessoal pensa que está certo e não percebe o quanto está errado... mas como explicar isso para eles?
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. É muito fácil colocar a culpa da sua irresponsabilidade e cagada nos outros. Já havia assistido esse vídeo, deu muita sorte de não ter acontecido nada demais. Fica de alerta pro pessoal, infelizmente nem sempre a sinalização de obras na pista é boa, o ideal eh ficar atento, normalmente o pessoal que vem em sentido contrário as vezes avisa de alguma parada piscando o farol ou algum obstáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu mesmo varias vezes ja fui avisado pelos outros, inclusive até mesmo sobre chuva mais a frente, prestando atenção a um cara dentro do carro que passou contrario à mim fazendo um sinal com a mão pra baixo eu parei coloquei a capa e depois de uns 5 km começou a chuva huasuhsahuasuhas

      Excluir
  4. Oi Jeff! Mais uma excelente postagem! Gostaria de contribuir também alertando que obras podem incluir muita sujeira na pista e aumento do perigo de uma derrapagem! Como você diz: "visão além do alcance" e eu incluo "atitude de escoteiro: sempre alerta!" Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado o risco de sujeira na pista, Paulo!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Bem lembrado o risco de sujeira na pista, Paulo!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. O ser humano quando nasce para ser otário da nisso.
    Irresponsável, fez tudo errado, desde a velocidade alta, ignorou TODOS os avisos de atenção ( não viu pois estava em alta velocidade ), e ainda foi ultrapassar pela direita.

    Se cagou todo.
    Alem de se matar ia deixar o caminhoneiro com peso na consciência, mesmo sem ter culpa.

    ResponderExcluir