quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Não existe acidente sem causa

Reportagem: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/transito-24-horas/noticia/2015/07/acidente-de-moto-com-vitima-fatal-provoca-filas-na-via-expressa-4795440.html

A queda de um casal que trafegava de moto pela Via Expressa na tarde de sábado resultou em uma morte e mais de três quilômetros de filas na região. O acidente ocorreu por volta das 16h30 da tarde, no km 6 da Via Expressa, em São José. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve colisão da motocicleta com outro veículo. No entanto, ainda não sabem o que teria provocado a queda do motociclista, que morreu no acidente, e de uma mulher que estava garupa.

A PRF não sabe o motivo porque isso depende de investigação.

Outros acidentes misteriosos como esse acontecem todos os dias:

Reportagem: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2015/10/motociclista-perde-o-controle-cai-e-morre-na-pe-585-em-araripina-pe.html

Mas é possível conjeturar as causas possíveis.


Causa mais provável:

No primeiro caso, uma fechada no trânsito é algo para se suspeitar. 

Pode não ter havido colisão, mas basta o motociclista ser obrigado a uma mudança brusca de direção para sofrer uma queda.

Os motociclistas que percorrem a Via Expressa costumam pensar que seu lugar é no corredor em movimento, e sempre vejo o pessoal trafegando a 80 km/h no meio de carros a 40 km/h. 
Imagem: http://wp.clicrbs.com.br/blogdotransito/tag/via-expressa/?topo=67,2,18,,,67&status=encerrado

Quando o trânsito está livre o pessoal abusa ainda mais, e corredor em movimento não existe, mas o pessoal faz uma aposta alta de que nada de errado acontecerá — estão errados, um dia acontece.

A Via Expressa não tem pessoas por perto que sirvam de testemunha fixa, e os motoristas não param para aguardar a polícia e servir de testemunhas apenas porque um um motoqueiro caiu, a menos que tenham anotado a placa do veículo que fugiu.

Fora essa causa mais provável, existem vários fatores:



Condições da pista: 

Normalmente um acidente causado por um buraco ou outro problema visível na pista costuma ser relatado, o que não foi o caso em ambos os acidentes.
  • Buraco na pista — possível, mas improvável, a Via Expressa costuma ser bem conservada.
  • Poça de óleo — mas se houvesse óleo, isso teria sido mencionado na reportagem.
  • Areia na pista  — mas a Via Expressa é praticamente uma reta, areia na pista somente é perigosa em curvas.

Causas mecânicas:

É aqui que mora o perigo. Alguma delas me parece a causa mais provável para o segundo acidente, e é bem possível para o primeiro.
  • Corrente desregulada pulou fora e travou a roda traseira. Nem sempre isso é percebido por quem relata a matéria jornalística, e pode ser interpretado como consequência e não a causa do acidente.
  • Pneu estourou ou furou. Nem sempre isso é percebido por quem relata a matéria jornalística.
  • Motor travou por falta de óleo. Isso passa batido por todo mundo, a menos que a carcaça estoure. E quando a carcaça estoura e vaza óleo, muitas vezes não dá para saber se foi causa ou consequência do acidente.

Condições pessoais:
  • Uso de drogas ou remédios que alteram a percepção ou causam sonolência.
  • Pilotagem imprudente — tipo empinar a moto. É, tem gente que faz.
  • Desequilíbrio de piloto ou garupa — um posicionamento incorreto ou um movimento inadequado em momento errado podem derrubar a moto.
  • Transporte incorreto de carga — tipo uma alça de bolsa, mochila ou elástico de prender carga enroscando na roda ou corrente.
  • Distração por discussão com a garupa — mais frequente do que você imagina.
  • Mal súbito — raro, mas acontece.
  • Bala perdida — um pequeno ferimento de bala pode não ser identificado no local do acidente — mas isso é algo muito, muito raro.

Eu gostaria de poder investigar as possíveis causas mecânicas, mas o acesso ao pátio de motos recolhidas não é permitido a terceiros, infelizmente.

Elimine você as possibilidades mecânicas fazendo a manutenção correta de sua moto, elimine as condições pessoais mantendo o foco na pilotagem e segurança, e rode tranquilo.


Um abraço,


Jeff

Um comentário:

  1. Oi Jeff. Costumo falar com minha família, quando estamos no carro o seguinte... Aqui deve ter muitos acidentes (quando passo em alguns lugares com cruzamentos perigosos ou mesmo em estrada), porém eles limpam, lavam (sangue, óleo e sei lá mais o que) e parece, para quem passa, que o local é ótimo e seguro.
    O que quero destacar é o grande interesse em não marcar e não investigar com cuidado o acidente. Se houvesse investigação, muitas coisas podem ser apontadas como causadoras ou(ou provável causadoras) do acidente. Se o local do acidente tivesse placas, cruzes ou caveiras da morte, apontando o perigo ,contando os mortos, feridos, naquele local, garanto que muita gente ia pensar mais na vida. A preocupação é limpar a "sujeira", jogando debaixo do tapete e vida que segue como se nada tivesse acontecido.
    Abraços

    ResponderExcluir