terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Segura, peão!

Um fundamento da pilotagem defensiva é sempre estar alerta para situações que poderão representar perigo.

Você consegue ver alguma coisa que poderá representar um perigo enquanto você se prepara para ultrapassar esse caminhão?
Repare que há um veículo no acostamento logo à frente:

Um carro no acostamento não representa perigo algum para quem dirige um automóvel ou pilota uma moto.

Mas caminhões são mais largos, né?

Se ele se mantiver na faixa dele, vai passar raspando no carro estacionado, e ninguém gosta de fazer isso.

O cara do carro pode abrir a porta de repente, e se ele faz isso na frente do caminhão, vai morrer e o caminhão tentando desviar vai capotar e bater contra alguém na pista oposta — potencialmente um acidente com várias mortes, inclusive a do caminhoneiro.
Então é previsível que o motorista do caminhão irá se afastar do carro parado — note que ele já está mudando de faixa.

Até esse momento o motorista do carro poderia ter evitado o raspão que ele acabou levando.

Adquira esse traquejo e você se livrará de muitas fechadas extremamente perigosas.

Encontrando uma situação como essa, o negócio é recolher, dar a vez para o caminhão.
O caminhoneiro deveria respeitar que estava sendo ultrapassando e ter freado, dando a vez para o carro?

Bem-vindo ao mundo real — ele não ia fazer isso de jeito nenhum...

Logo ali na frente começa uma subida, e todo caminhoneiro pega embalo no plano para não perder velocidade subindo a ladeira.

Se o motorista do carro tivesse tido bom senso, um pouco de experiência no trânsito, e também feito um curso de direção defensiva, teria previsto que seria fechado pelo caminhoneiro, teria aliviado o pé do acelerador e nada de ruim teria acontecido.

A mesma situação também pode ocorrer do outro lado da pista.

Um carro estacionado no acostamento da pista oposta poderá obrigar o pessoal a desviar. 

Se isso acontecer quando alguém por lá estiver fazendo uma ultrapassagem, um dos carros poderá invadir metade da sua faixa na tentativa de evitar uma colisão lateral.

Vendo uma situação de risco no acostamento da outra pista, fuja da encrenca antes que ela aconteça e dê espaço para o pessoal.

Porque na hora do aperto, eles tentam tirar no susto e quem vier na contramão que se vire.

Os motoristas que não sabem prever e evitar situações de risco como essa acabam sofrendo raspões na lataria e tendo que procurar seus direitos na justiça.


Já os pilotos de moto sem malícia de trânsito nem dicas de pilotagem acabam reclamando diretamente com São Pedro.



Imagem: Blog Joker
Ou com sei lá quem que toca na banda lá do andar de baixo...

Um abraço,


Jeff

3 comentários:

  1. Isso aí, em velocidade moderada é possível se livrar de vários perigos sem maiores danos, mas quando se exagera, andando à toda... não dá tempo nem de rezar.

    ResponderExcluir
  2. Aqui o que mais acontece é caminhoneiro ultrapassando e jogando os outros veículos do sentido contrário pro acostamento pra poder concluir a ultrapassagem, alem dos caminhoneiros tem outros manés com caminhonetes e carros fazendo o mesmo com veículos menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente! Basta ver aquele vídeo dos quase acidentes brasileiros, há umas três situações dessas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir