sábado, 12 de dezembro de 2015

É por isso que evito ficar à esquerda em vias de mão dupla

Acidente que mostra porque é mais perigoso ficar do lado esquerdo que do lado direito em vias de mão dupla:
Reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/12/motociclista-rodopia-no-ar-apos-ser-atingido-por-carro-guiado-por-menor.html

Assista o vídeo na reportagem do g1 neste link.

O motociclista estava do lado esquerdo porque pretendia ultrapassar os outros veículos assim que tivesse uma chance.

No entanto, desse lado da pista você está mais exposto a molequinhos mentais de 17/10 anos que pegam o carro para ir abastecer no posto de gasolina da esquina do outro lado da cidade com ou sem o consentimento dos pais.

Ou a molequinhos mentais de 30/12 anos que só pensam em ultrapassar todo mundo e são incapazes de acompanhar o fluxo do trânsito — pensam que estão o tempo todo em uma competição, só querem saber de chegar primeiro para ganhar não sei o quê.

Dá no que dá.

O que você pode aprender com este vídeo?

Note que o motociclista está descendo uma ladeira acentuada ansioso para ultrapassar o carro à frente, que até recolhe para facilitar a ultrapassagem.

Enquanto isso na outra pista os ônibus perdem o embalo e são obrigados a mudar de marcha, obrigando os automóveis a frear e reduzir.

O molequinho inexperiente e não habilitado não previu que isso poderia acontecer provavelmente porque só tinha olhos para o carro na frente dele.

Ou então porque estava entusiasmado gravando um vídeo para mostrar ele dirigindo para os amigos... uma possibilidade muito possível hoje em dia.
Reportagem/imagem:
http://ricmais.com.br/sc/transito/videos/video-mostra-momentos-de-descontracao-antes-de-acidente-no-morro-dos-cavalos/
http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/homem_morre_vitima_de_acidente_na_br_101_no_morro_dos_cavalos

A distração com o celular nessa situação não permite que o condutor veja o trânsito parando ou mudando de faixa na frente dele por causa da perda do embalo, e quando percebe, não dá tempo de fazer mais nada.

Na hora em que o molequinho da primeira reportagem viu a bunda do carro crescendo na frente dele, ele descobriu que carro não é igual videogame — carro precisa de espaço para parar.

O molequinho só pensou em não bater o carro do pápi, fechou os olhos e desviou... o motociclista ansioso para ultrapassar deu azar.

Então quando você motociclista estiver em uma via de mão dupla, descendo, e veículos pesados estiverem subindo, lembre-se que eles perderão o embalo e causarão esse trem de freadas na pista oposta. 

Se houver um janjão desatento ao final da fila, ele poderá te meter na mesma situação que esse molequinho.

Adote uma postura defensiva, fique o mais longe possível da pista oposta.

Se isso não te livrar totalmente de um carro invadindo a contramão, pelo menos aumentará suas chances de tentar escapar.

Permanecer junto à pista oposta não te dá chance nenhuma.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Aí Jeff. Rápido no gatilho, heim? Aqui próximo a minha residência tem uma rua de mão dupla chama Rua Clarimundo de Melo, com alto tráfego sendo que os motociclistas (não todos), simplesmente seguem ultrapassando todo mundo pela contramão à toda. O risco é enorme e tiram finos dos veículos em ambos os sentidos. Esse povo não se ama mesmo. Só me sinto um pouco mais seguro quando sigo pela direita e ainda acobertado por outro veículo que está a frente. Não entendo está pressa maluca... Abração.

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  2. Nem eu, José Carlos...
    É como diz a música que costumo repetir, "ando devagar porque já tive pressa..."
    A moçada ainda não encontrou seus motivos para ir devagar. Acho que só mesmo quando aparece a responsabilidade de criar uma filha, um filho...
    Muita gente, nem assim...
    É pena.
    Retribuo o abração,
    Jeff

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    1. kkkkkkkk Realmente. Graças ao seu blog eu me considero muito mais prudente que a maioria dos motociclistas (ou motoqueiros?) em meu entorno. Mesmo assim, as vezes me pego em situações em que estou desnecessariamente com pressa.

      Espero chegar logo nessa postura de não ter pressa e que nenhum grande dano seja o responsável pela mudança. E e isso é muito mais do que uma decisão racional, ou talvez eu não esteja me esforçando o suficiente...

      Ah, sei lá...

      Boa noite! kkkkk

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  3. Olá Jeff!
    Cara não perco um post do blog. E como sou fã assíduo pois gosto muito da forma como vc da as dicas e explicações muito uteis a todos aqui, tambem fãs dessas belezinhas de duas rodas...

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  4. jeff,
    como tem gente cabeça dura e teimosa,
    estava conversando com uma pessoa e ela disse que usa só um litro de óleo na gsr dele, (inclusive fez um vídeo ensinando a trocar o óleo da moto cheio de erros grotescos)
    e eu tentei explicar pra ele que não é bem assim e que ele estava estragando a moto mas não teve jeito, até mandei a foto da página do manual da minha intruder onde diz que DEVE completar o óleo após ligar e desligar o motor e o идиот insiste em fazer do jeito errado.
    inclusive o идиот insiste de motor de moto deve ser barulhento, bater biela, valvula, correia de comando, ele diz que motor sereno demais tá quase estragando. vê se pode um absurdo desses.

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