quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dúvidas quanto às postagens anteriores da CB Twister e CB 300

Lendo a postagem da denúncia do óleo da nova CB Twister, CB 300 e antiga Twister, certamente alguém irá dizer que estou falando besteira... já estou acostumado com as críticas.

Os defensores cegos da honda vão dizer que essa informação do 1,8 litro de óleo é da primeira nota fiscal de entrega da moto, já que no primeiro enchimento é necessário colocar mais óleo porque a moto vem vazia da fábrica.

Concordo, é possível que o dono tenha se confundido na hora de gravar o vídeo e falou em primeira revisão quando na verdade essa quantidade foi colocada apenas na revisão de entrega.

Mas se fizeram isso de colocar 1,8 litro apenas no primeiro enchimento e colocaram apenas 1,4 litro na primeira revisão, essa moto está seca de óleo e o proprietário já está tomando prejuízo.

Será mais uma moto a enriquecer a fama (da pior maneira) de motos honda dando problema — é incrível que a honda continue dando esses tiros nos pés e nas mãos.

O depoimento feito pelo proprietário Eduardo que transcrevi na postagem de ontem mostra que ele recebeu a moto zero km conforme o velho esquema lesivo de entregar a moto com o mínimo de óleo — portanto não colocaram 1,8 litro na moto dele nem no primeiro abastecimento.

Então a expectativa de que as concessionárias estariam se emendando pode muito bem não passar de apenas uma esperança otimista da minha parte.

Aí você me pergunta — mas afinal, quanto óleo vai de verdade na minha moto?

Eu gostaria de deixar claro que saber a quantidade não é o mais importante.

O que é realmente importante é manter o óleo no nível correto medindo da maneira certa.

Saber a quantidade apenas facilita fazer o procedimento de troca.

Mas assim que sua moto começa a rodar, o óleo começa a ser queimado, isso é algo normal para qualquer motor.

O nível irá abaixar em uma velocidade que dependerá do modo de pilotagem de cada um, da extensão dos trajetos de cada um, da quilometragem acumulada de cada moto.

Você sempre precisará começar com o nível máximo na troca e verificar periodicamente tipo a cada 300 km para ver se há necessidade de colocar mais óleo ou não.

É por isso que o realmente importante é saber medir da maneira correta, ligando e desligando o motor frio antes de remover a vareta ou conferir o visor.

Colocar a quantidade certa e depois não conferir o nível por 1000 km não te garante que você não percorreu as últimas centenas de quilômetros com o nível muito abaixo do ideal.

Trocar o óleo a cada 1000 km não é garantia nenhuma de proteção ao motor — manter o nível sempre correto é que é.

Depois que você descobrir a quantidade correta necessária para que o óleo atinja o nível superior da vareta / visor de óleo, sempre reponha o óleo consumido para seu motor durar muitas e muitas vezes mais quilômetros do que a imensa maioria dura hoje.

A melhor coisa que você pode fazer é:

Não perca tempo com argumentos e discussões do tipo eu acho isso, eu acho aquilo, quanto eu coloco.

Faça você mesmo a medição do nível de óleo em todas as revisões da concessionária, seguindo fielmente as instruções do Manual do Proprietário, comprove por si mesmo quem é que diz a verdade — e complete o óleo até atingir o nível superior do medidor ou visor conforme determinado pelo fabricante.

Faça você mesmo a medição do nível de óleo em todas as trocas de óleo fora da concessionária e comprove por si mesmo o que é o melhor para sua moto — você não precisa perguntar para ninguém "quanto óleo eu coloco no motor".

Faça você mesmo a medição do nível de óleo todas as vezes que você mesmo trocar o óleo e comprove por si mesmo se ela precisa de mais óleo ou não — faça essas medições regularmente. 

Colocar óleo e esperar passar 1000 km ou 3 mil km é condenar você mesmo a pagar por uma retífica que seria evitada com um cuidado tão simples quanto esse, medir e repor o óleo consumido sempre que necessário.

Não se baseie no que você acha que é ou no que sempre todo mundo fez — praticamente todo mundo sempre fez tudo errado.

Alguns conseguiram boas quilometragens do motor por coincidência e com gasto desnecessário, como o pessoal que eu conheci que troca o óleo a cada 600 km. 

Não há necessidade disso, é gastar mais do que o necessário para manter o motor por um prazo razoável.

O cara que mais toma prejuízo é o cara que pensa que sabe das coisas ou vai pela opinião dos outros sem botar a mão na massa.

Ontem mesmo tentei alertar o proprietário de uma moto, ele botou no rosto aquele sorrisinho cínico que estou tão acostumado a ver, e disse:

— Não me preocupo com o óleo, eu tenho um mecânico de confiança.

— Mas o seu mecânico de confiança sabe desse macete?

— Se der problema, ele terá de assumir a responsabilidade.

Então tá. 

Minha vez de retribuir o sorrisinho e desejar meus melhores votos ao cidadão. Se ao dar boas novas não sou bem recebido, vou embora e lá não volto mais.

Conheço outro exemplo de uma pessoa dos tempos em que eu fazia esse alerta da quantidade de óleo no fórum da dafra.

Ele sempre dizia que era errado colocar mais óleo, que o fabricante sabe melhor do que ninguém o que faz. Quanto a saber o que faz, eu concordo.

Em um passeio até Ilhabela, nossas motos estacionadas lado a lado, tentei mostrar para ele o procedimento de medição — ele não quis ver, se recusou.

Para ele, só valia a palavra do fabricante.

Que ele não soube interpretar corretamente quando leu o manual do proprietário, só entendeu a parte que dizia 1 litro de óleo.

Um dia se gabou no facebook de que sua preciosa moto havia chegado aos 30 mil km rodados sempre com apenas 1 litro de óleo (a Kansas usa 1,4 litro de óleo).

E ainda soltou a punhalada pelas costas: 

"Isso prova que quem fala que precisa mais óleo só quer denegrir a imagem da marca".

Bem, o cara que mais falava isso era eu, seguido pelo Daniel e pelo Vinícius e mais uma pá de pessoas lá no fórum que comprovaram na prática a necessidade de mais óleo.

A sabedoria vem com o tempo e para uns demora um pouco mais, para outros não chega nunca.

Aos 40 mil km ele postou de novo no facebook:

Motor da preciosa travou, teve de retificar o cilindro, trocar pistão, anéis, a biela empenada, as válvulas empenadas... 

Faltou pouco para dar perda total, gastou uma nota preta.

Colocaram no orçamento do conserto até uma corrente de comando nova — o detalhe é que a Kansas não usa corrente de comando.

Hummm... agora lembrei que esqueci de avisar ele disso... ah, ele não ia ouvir mesmo, azar dele.

Então moçada, tenham menos fé no que te falam, gastem um pouco de tempo lendo e entendendo o manual do proprietário e sujem um pouco as mãos fazendo o procedimento básico da medição do nível de óleo.

É fácil e não requer prática nem tampouco habilidade, como dizia um saudoso professor de Física dos meus tempos de cursinho.

Afinal, é fazer apenas o que o manual do fabricante manda fazer.

O que não falta é malandro querendo arrancar dinheiro de otário, não seja trouxa.

A menos, claro, que você queira.

Quem avisa amigo é, mas cada um é cada um, e eu não tenho nada a ver com a moto de ninguém... 

Ninguém é obrigado a fazer o que eu falo ou o que o fabricante diz no manual.

Apenas seja sábio na sua decisão, porque o prejuízo e o risco poderão ser muito grandes.

Um abraço,

Jeff

14 comentários:

  1. Resposta ao leitor Alex Lacerda sobre o procedimento de medição do óleo da Kansas:
    Olá, Alex, não consigo responder diretamente no facebook, fique à vontade para copiar minha resposta e acrescentar na sua página.
    É fácil responder sua pergunta: a dafra está mentindo.
    Essa alteração do manual online da Kansas é uma das picaretagens mais grosseiras cometidas pela dafra. Eles fizeram isso após a denúncia que eu fiz ao Ministério Público Federal e disseram ao procurador que a falha havia sido corrigida.O MPF, em vez de investigar e comprovar quem dizia a verdade, simplesmente acatou o que os advogados deles tinham a argumentar e ficou por isso mesmo. Afinal, era a palavra deles contra a minha.
    Diante da evidente contradição de que o procedimento de medição anterior não permitia atingir o nível de óleo recomendado, em vez de corrigir a informação da quantidade totalmente errada, a dafra oficializou esse procedimento incorreto causador de milhares de motores estourados.
    Eles publicaram essa mentira e recorri novamente ao MPF, aparentemente a dafra tirou de circulação por uns tempos esse manual fraudulento e agora soube por meio de sua mensagem que voltaram a publicá-lo. É a mais clara e absoluta prova de incompetência ou má fé dessa "empresa".
    Esse é um assunto que posso falar com toda autoridade do mundo, porque eu tenho uma dafra Kansas e é necessário ligar e desligar o motor antes da medição, como afirmado em todos os manuais de todas as motos, menos o manual online da Kansas — curioso, né?
    A dafra ter eliminado oficialmente a necessidade de ligar o motor só prova oficialmente que eles estão interessados exclusivamente em lucrar vendendo peças de reposição e não em garantir a vida útil do motor ou a segurança dos ocupantes da moto.
    Minha Kansas Jezebel é a prova de que falo a verdade e de que eles mentem descaradamente. Sempre afirmei isso no fórum da dafra e continuo falando e, enquanto eu puder, atestarei a suprema incompetência e má-fé dessa empresa descarada que nunca assumiu seus erros gravíssimos.
    E pior, mesmo alertada quanto a esses erros gravíssimos, continuou exercendo as mesmas práticas maléficas com total desrespeito pelas motos dos clientes e por suas vidas.
    Afirmo isso em alto e bom som e eles que me processem, se tiverem a coragem e a cara de pau de me processarem. Minhas provas são minha moto e meu manual de proprietário original. Provo para quem quiser ver a qualquer hora a verdade nua e crua.
    Um abraço,
    Jefferson

    ResponderExcluir
  2. Novamente parabéns Jeff, cada postagem nova, certamente supera a anterior em informações e claro as provas de que somos lesados com informações totalmente erradas.

    Como comentei em outro post, infelizmente isso acontece com todas as marcas né?

    No meu caso uma moto zero, tirei da concessionaria cheguei em casa ( 3km ) a distancia entre concessionaria e minha residencia, fiz a medição correta ( ensinado aqui no seu blog ) e nem aparecia o óleo na pontinha do medidor rsrsrsrss, confesso q levei um susto, estava preparado em ver pouco óleo no medidor, nível minimo pelo menos, mas nem isso eu vi... \o/

    Somente depois de mais 400ml que o nível ficou certo.

    Infelizmente somos reféns desse tipo de coisa.
    Estou muito ansioso para a primeira revisão, para medir o nível dentro da concessionaria e perguntar ao mecânico sobre o nível de óleo que com grandes chances, vai estar no nível minimo.

    Forte abraços, parabéns pelas sabias palavras e por me ajudar com MINHA PRIMEIRA MOTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eduardo!
      Minha esperança é ver essas empresas vindo a público para esclarecer de uma vez por todas essa situação que só encontra paralelo nos escândalos de Brasília. Muita gente lê as denúncias e continua não acreditando que os fabricantes sejam capazes de um expediente tão lesivo e danoso quanto esse. Só acreditarão quando ouvirem da boca dos próprios autores. Quando chegar o dia em que eu não estarei mais por aqui, continuem lutando pela verdade e justiça.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Respondendo aos leitores Alex Amaral e Alex Lacerda do facebook:
    O que o Alex disse é isso mesmo, 1 litro de óleo não chega a sujar a ponta da vareta. Amanhã entra no ar uma postagem sobre essa fraude do manual da Kansas.
    E um recado ao Alex Lacerda: 1,2 litro não é suficiente para proteger o seu motor. 1 litro deixa o nível abaixo do mínimo na Kansas, mas 1,2 litro deixa apenas no mínimo, quem coloca apenas 1,2 litro irá destruir o motor.
    Se você pegar a estrada com apenas 1,2 litro de óleo, correrá o risco de estourar o motor como aconteceu com a moto do Paulinho Alma, um caso famoso lá no fórum dafra.
    O nível tem de ficar entre a marca superior e metade da faixa de medição, chegar ao mínimo é só uma condição extrema durante uma viagem, quando você não pode repor o óleo no meio do caminho. Mas se você já começa com o nível mínimo (1,2 litro), o consumo normal de óleo fará o nível abaixar para a zona de sacrifício do motor.
    Dá uma conferida na postagem:
    http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/12/como-ver-o-nivel-do-oleo.html
    A terceira figura mostra o que acontece no motor da Kansas e também da Speed.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  4. Pra quem tem Yamaha factor: 1 litro, deixa exatamente no meio da faixa medidora. Então acredito que mais uns 200 ml são conta de chegar no topo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro
      Fazendo um paralelo com a minha moto 150, metade da faixa de medição precisaria de 100 ml para chegar ao topo. Não espere chegar na marca de nível mínimo para repor o óleo, reponha com cuidado para não ultrapassar a marca de nível superior.
      Mas se ultrapassar por um pouquinho, tipo 50 ml, não é motivo para arrancar os cabelos, o motor tem uma margem para lidar com isso. Eventuais excessos serão jogados para dentro da caixa do filtro de ar pela mangueira de respiro do motor até normalizar o nível.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Olá, Leandro
      Fazendo um paralelo com a minha moto 150, metade da faixa de medição precisaria de 100 ml para chegar ao topo. Não espere chegar na marca de nível mínimo para repor o óleo, reponha com cuidado para não ultrapassar a marca de nível superior.
      Mas se ultrapassar por um pouquinho, tipo 50 ml, não é motivo para arrancar os cabelos, o motor tem uma margem para lidar com isso. Eventuais excessos serão jogados para dentro da caixa do filtro de ar pela mangueira de respiro do motor até normalizar o nível.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Pra quem tem Yamaha factor: 1 litro, deixa exatamente no meio da faixa medidora. Então acredito que mais uns 200 ml são conta de chegar no topo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Leandro. Faço a troca do óleo numa oficina aqui perto da minha casa, sempre no finalzinho da tarde, quando não vou mais precisar da moto. Volto para casa e guardo a motoca. No outro dia, pela manhã, faço a medição e completo com esses 200 ml, que são suficientes para atingir o nível máximo da vareta.

      Excluir
  6. A foto do cachorro ... kkkkk.... Rindo até agora.... Muito hilário...
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo à pergunta do leitor Alex Amaral sobre o que acontece se colocar óleo a mais no motor:
    Olá, Alex!
    Depende da construção interna do motor.
    Se eu colocar 100 ml de óleo a mais do que o nível superior na Fenix Gold Editjh, que é mais difícil de conferir o nível, o motor acusa um aumento da pressão interna, você percebe que ele gira com dificuldade. Sempre percebi isso e rapidamente desliguei e eliminei o excesso de óleo para não danificar o motor.
    Já a Kansas Jezebel tem grande capacidade de aceitar óleo a mais. Em uma viagem ao Rio de Janeiro, eu estava tomando um daqueles remédios antidepressivos que alteram a percepção da realidade. Cismei que o motor estava abaixando óleo muito rapidamente e comecei repor um pouquinho de óleo em cada parada, sem medir, usando apenas o achômetro. Na volta do Rio, já chegando a SP, o ronco do motor estava uma delícia de se ouvir e a moto estava com ótimo desempenho. No dia seguinte pela manhã, conferindo o nível conforme o manual, fiquei assustado que o visor não mostrava o nível, o óleo não abaixava nem com o motor ligado. Pensei que a bomba de óleo tinha ido para o além, mas quando drenamos o motor na oficina fiz questão de medir quanto óleo havia no motor: 2,1 litros.
    Na paranoia de não deixar faltar óleo, acabei colocando 700 ml a mais do que o certo para a Kansas — 1,4 litro — e 1100 ml a mais do que o manual fraudulento recomenda.
    E Jezebel está aí até hoje, firme e forte, rodou bem uns 700 km com mais óleo do que deveria. Mas não faça isso, eu posso apenas ter tido sorte de não danificar o motor.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  8. Olá JEFF.

    Tenho um CB300 que comprei a um mês 2013 com 9000km, assim que retirei a moto da loja ja efetuei a troca do olé por um mais viscoso , o MOTUL 5100 15W50 pois ja tinha lido o post sobre viscosidade ruim 10W30 "GENUINO HONDA" kk, e tmbm sobre a quantidade d 1.8L Que colocaram na nova CB TWISTER então gostaria de tirar as seuintes dúvidas pois pretendo cuidar bem do minha nova "filha"
    1-Estou usando o óleo Motul 5100 15W50 semi-sintético nela essa viscosidade vai suprir uma correta necessidade pra ela?
    2- Manual pede 1.5L Óleo na troca c/ filtro(que troca sempre junto com óleo)
    essa quantia e sulficiente ou 1.8L seria o correto?
    3- A cada quantos KM devo fazer pastilhamento? e assento de válvulas? ou ela da algum sinal que indique a necessidade dessas manutenções?
    4-Gasolina sempre acima do meio tanque é o mais correto? e quanto a gasolina aditivada?
    5-quanto a escapamento ouvi dizer que o escape original dificulta mais a descarga do motor oq ajuda no aquecimento,e melhor seria um mais aberto, isso procede ou seria só mito
    6-com esse óleo 1.000 ou 1.500 ou 2.000 sempre sendo completado qual o mais ideal?
    7-Teria mais algum "Macete" pra mim dar uma longa vida útil para o motor dela além de não "dar pau nela" kk (coisa que não faço mais hj em dia)kk
    8-Moto flex trabalha mais quente no Etanol ou na Gasolina?.

    desde já agradeço curti mto a ajuda que da para o pessoal um grande abraço.

    se puder me mande um e-mail Evinho.evolution@gmail.com OBRIGADO

    ResponderExcluir