segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Como funciona o código de faróis?

Sabe aquele código que os motoristas usam de piscar os faróis para sinalizar que estão dando passagem, que estão cedendo a vez para você entrar na preferencial?

Lamento informar, mas esse código não funciona, nunca confie nele.
Nunca esquecerei a decepção de um colega de trabalho há muito e muito tempo, reclamando que esse código de piscadas de farol precisava ser padronizado...

Ele pretendia fazer uma conversão cruzando a via e o motorista que vinha pela preferencial em sentido contrário piscou os faróis.

Meu colega interpretou que ele estava dando a vez, quando na verdade a intenção do motorista era dizer "não faça essa besteira".

O coitado deu perda total na fuqueta e ainda teve de pagar o prejuízo do motorista que sinalizou...

Lembrei disso por causa da situação que aconteceu com Edith e eu nesta semana:

Quando chegamos à avenida, um motorista parou o carro e piscou os faróis, aparentemente dando a vez para que pudéssemos entrar na frente dele.

Como esmola demais o santo desconfia, e eu não sou nenhum santo, o macaco velho aqui só para variar não meteu a mão na cumbuca.

E ainda bem, porque a piscada de farol não era para nós — a gentileza do motorista não era gentileza coisa nenhuma.

Se tivéssemos aproveitado a oportunidade sem pensar, teríamos dado de cara com a bunda (iiieca!) de um carro saindo de ré da vaga na frente do banco — o motorista que sinalizou queria era pegar aquela vaga para ele.

Você nunca sabe exatamente o que vai pela cabeça do motorista que pisca os faróis. 

Não sabe para quem ele está sinalizando, e nem porque, e um erro de interpretação pode precipitar um acidente.

Na dúvida, o melhor é agir conforme o código de trânsito determina e assim não cair nessas armadilhas.

Então sempre considere que se alguém oferecer esse tipo de gentileza, dificilmente será para você — muto mais provável que seja para alguém perto de você, porque o pessoal não costuma facilitar para as motos (90% do pessoal pensa rumina que "motoqueiro é tudo assaltante!").

Avalie bem a situação antes de aproveitar e agradecer por uma gentileza no trânsito, porque pode na verdade ser um convite para uma armadilha. 

Sem intenção, claro — mas os acidentes nascem por conta de mal entendidos e precipitações.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Realizar gesto com o braço (como era antigamente), é a melhor forma de sinalizar (consta no código de trânsito), porém (sempre tem um porém) nos tempos atuais, onde se dirige com os vidros fechados, com ar ligado, com pelicula escura, os gestos com as mãos ficaram inviáveis. Para mim, entendo que piscar faróis, significa apenas aumentar a atenção com algo diferente.
    Uma coisa que aprendi em estrada é quando um caminhoneiro, utilizando as setas, te indica a possibilidade de ultrapassa-lo. Ele liga a seta para direita avisando que está livre. Mas não é para confiar cegamente nisso, devendo tomar todos os cuidados na ultrapassagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria.

    Sempre muita atenção, em todos os sinais, como nosso colega acima comentou...
    Nunca confiar 100%, e em ultrapassagem todo cuidado é pouco, 1 segundo de bobeira algumas vidas são perdidas.

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha eu não sabia dessa de que a biscada de farol era pra sinalizar que era alguma gentileza!! que burrice usar isso pra isso!
    Eu uso o tempo inteiro na moto pros desacordados da frente andarem mais rapido ou perceber que eu estou atrás.
    Segunda coisa que eu uso é pra cumprimentar o outro que vem a frente, geralmente pessoas que gostam de motociclistas na estrada. Segundo uma série de piscaras serve pra alertar sobre algum problema a frente pro motorista que segue no sentido contrario.

    E pra voce que recebe um luz alta e luz baixa de quem vem atrás saiba que isso significa que o cara vem rápido e pede a gentileza de que voce não utilize seu carro pra destruir o dele.
    Eu realmente nunca iria passar um sinal vermelho porque o cara deu piscada de luz, eu interpretaria isso como se fosse um cumprimento, um OI OBRIGADO por respeitar. só coisas do tipo kkkkkkkkk
    Esse seu amigo ai coitado, aprendeu da pior maneira suhsahusauhas

    ResponderExcluir
  4. Apenas um detalhe sobre a ajuda dos caminhoneiros na estrada. É uma gentileza bem vinda, mas deve ser usada com cautela. O caminhoneiro não sabe ou conhece tua moto, não tem como ele saber se na velocidade atual a ultrapassagem pode ser feita com segurança.

    Só fiz até o momento uma viagem curta com minha titan 150, cerca de 270 Km de estrada. Eu recebi avisos de seta que a pista estava livre para ultrapassar, porém acompanhando um caminhão a ~90Km/h é impossível com uma Titan 150 ultrapassar rapidamente. Preciso de um espaço muito maior, poderia me acidentar facilmente por falta de cuidado (e provavelmente teria caso fosse cegamente).

    Mesmo recebendo sinal de estrada livre, é necessário analisar se sua companheira é capaz de realizar uma ultrapassagem tranquila.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Jeff e equipe, também a todos os leitores que como eu, acompanham este blog do bem. Desejo a todos, um Natal abençoado, espiritualizado e com a Paz de Cristo. ;-)

    ResponderExcluir