terça-feira, 19 de julho de 2016

O que o caminhoneiro vê lá da cabine

Com a ajuda do amigo caminhoneiro, motociclista, WD±40 e kanseiro contumaz Edifrans, estou postando duas fotos tiradas de dentro da cabine de um caminhão Cargo parecido com esse aí do lado. 

A intenção é dar uma ideia do que o motorista do caminhão vê — e não vê — de lá de cima...

Primeira foto de dentro da cabine, Jezebel e eu parados bem à frente do caminhão — como se estivéssemos esperando a abertura de um portão semáforo.

Seria uma situação assim, com a moto no centro da faixa:
Jezebel reclamou que não é ela nesta foto. Tudo bem, o caminhão também não é. E eu não sou barrigudo.

Já na segunda foto de lá da cabine, eu e Jezebel aparecemos costurando no trânsito parado — como se estivéssemos cortando a frente do caminhão, vindos pelo lado direito, tentando mudar de um corredor para outro.

Uma situação assim, com a moto mais para o lado direito do caminhão:
Idem, idem, idem, não sou eu dando jóinha.

Olha só a Jezebel e eu na frente do caminhão:
Achou a gente na foto?

Nós estamos aqui no lado direito, olha só o meu capacete:
Pois é, nós dois desaparecemos completamente na frente do caminhão. Até eu me surpreendi.

E vale lembrar o que disse o Edi, em caso de caminhões bicudos (cuja cabine não seja frontal) a visão de veículos imediatamente à frente fica ainda mais reduzida que no cara-chata utilizado nas fotos.

Na frente de um caminhão bicudo, não ia dar para ver nem o capacete já na primeira foto.

Então o negócio é nunca ficar no ponto cego do motorista, mesmo que o trânsito esteja parado.

Porque se a tua moto cismar de apagar bem ali na frente na hora em que o semáforo abrir, o caminhoneiro vai passar por cima simplesmente porque ele não está te vendo.

Na hora em que escutar o barulho dos ferros retorcidos embaixo do caminhão e sentir aquele solavanco, ele vai ficar muito irado porque vai perder o dia de trabalho na delegacia e não vai poder fazer a viagem contratada. 

Se ele te pegar, vai sobrar pouca coisa de você.

Não satisfeito, ele ainda vai falar nomes muito feios (e merecidos), e vai ficar pulando, esperneando, socando e chutando o que restou da sua moto...

Isso se você não for muito apegado à sua máquina.

Porque se você for muito apegado, estará embaixo da roda do caminhão junto com ela.

Um abraço,

Jeff e Edifrans

9 comentários:

  1. Vale ressaltar que em caso de caminhões bicudos (cuja gabine não seja frontal) a visão de veículos imediatamente a frente fica ainda mais reduzida que no veículo utilizado nas fotos.

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    1. Fui esquecer logo disso.... obrigado, Edi!
      Abração,
      Jeff

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  2. Vocês notaram que agora é obrigatório caminhões e carretas com barras laterais de proteção? São tantas e frequentes as mortes por esmagamento de motociclistas, ciclistas e pedestres que finalmente resolveram exigir (e cuidar um pouquinho dos mais frágeis) essas barras laterais que com certeza vai dificultar de alguém ir parar debaixo das mortais rodas destes veículos pesados.

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    1. Bem observado, José!
      Comentei o assunto na postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/10/lembraram-da-gente.html
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Em ultrapassagens em rodovias o motociclista também "desaparece" se estiver muito próximo do caminhão (colado ao caminhão). Ao realizar ultrapassagens dessa natureza costumo ocupar o lado externo da faixa oposta, em rodovias duplicadas. Em rodovias sem duplicação, realizo a ultrapassagem no centro da faixa.

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    1. É verdade, Luiz!
      A postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/02/relembrando-algumas-armadilhas-de.html comenta o assunto e ao final faz referência a uma série de outras postagens também relevantes. Infelizmente, aquela que tinha as melhores imagens, usadas com autorização, elas foram bloqueadas pelo site original, é uma pena. Vou precisar refazer com fotos próprias.
      Um abraço,
      Jeff

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