terça-feira, 12 de julho de 2016

Blusas, bolsas, pochetes e riscos da moto

Sugestão enviada pelo leitor Otávio Torres via facebook (não consegui entrar no FB, mas achei este vídeo no youtube, acredito ser o mesmo):
Obrigado, Otávio!

Como ela ficou nessa situação?

O relato é que uma blusa se enroscou na roda ou corrente, e o braço dela foi junto.

É muito comum o pessoal sair carregando blusas e bolsas sem atentar para a possibilidade de uma manga ou alça se enroscar na roda. 

Como alertado pelo Otávio, muitos casais chegam ao cúmulo de transportar bebês (!!) com fraldas e mantas penduradas, só esperando a hora de causar um acidente gravíssimo...

É muito importante que você, piloto, oriente corretamente sua garupa quanto aos riscos da moto para evitar experiências dolorosas como essa.

Outras postagens que falam sobre o perigo de prender roupas soltas e bolsas são Malas, pacotes e bolsas e Moto não é cabide.


E aproveitando o assunto de coisas que podem se enroscar, vou comentar a sugestão de postagem do leitor Patrick Lemos, que relatou o caso recente da morte da esposa de um amigo:

Ela usava a bolsa atravessada no corpo (bolsa no quadril esquerdo e a alça no ombro direito), enganchou na carroceria de uma carreta enquanto aguardava no acostamento para fazer a conversão.

O amigo dele contou que inúmeras vezes disse para ela não usar a bolsa quando saísse de moto, que botasse no baú ou enrolasse no painel. Infelizmente, deu no que deu.

É preciso tomar cuidado com tudo que é transportado em cima da moto.

Bolsas e agasalhos possuem alças e mangas que podem se enroscar nos ganchos da carroceria de caminhões.

Agasalhos e cordões de mochilas presos sobre o banco ou bagageiro se soltam facilmente com a vibração da moto, e acabam se emaranhando na coroa ou na roda, derrubando você da moto. Ou fazendo sua moto pegar fogo.

É preciso tomar cuidado também com os acessórios fabricados especialmente para motociclistas por pessoas que nunca usaram uma moto em trânsito urbano:

Imagens: http://www.materiaincognita.com.br/bolsa-em-estilo-cartucheira-para-motociclistas-e-jipeiras/


Bonita a pochete, né?

E convenhamos, ela é enorme:
Imagem: http://www.materiaincognita.com.br/bolsa-em-estilo-cartucheira-para-motociclistas-e-jipeiras/

O grande problema é que em cima da moto não é lugar de ser sexy em detrimento da segurança, e essa pochete, francamente, é grande pacas.

Mas tem coisa maior ainda...
Pochete de perna em lona kvn à venda no mercadolivre.com
Pochetes enormes convidam a carregar muitas coisas e muitas coisas acabam ficando pesadas — e pochetes pesadas acabam abrindo o fecho e se soltando sozinhas. 

E tentativas de pegar no susto a pochete se soltando podem provocar desequilíbrios e distração para o piloto / pilota. 

Parece exagerado — bom, a pochete também é — mas relembre o caso contado pelo Patrick...

Eu mesmo tive experiências ruins no pouco tempo em que usei uma pochete cartucheira. Não, não era sexy.

Ela tinha a tendência de se abrir sozinha, e foi por causa de uma dessas aberturas em hora errada que fiz uma parada apressada no acostamento e acabei estirando a coxa lá no meio da serra de Bertioga, longe de tudo.

Sabe lá o que é ser obrigado a continuar a pilotar por 750 km com dor, muita dorÉ ruim, viu?

Tem mais:

Saliente desse jeito, a usuária / usuário até corre o risco de acabar esbarrando e riscar algum carro se o piloto incauto pegar um corredor apertado.

O cara lá na frente não está ligado no excesso lateral presente no banco de trás, ou o próprio piloto / pilota esquece que está com essa mala de viagem amarrada na perna.

Esbarrões no corredor são causa frequente de discussões no trânsito e discussões no trânsito podem acabar muito mal para os donos e motos.

Vídeo achado na postagem do Old Dog Cycles.

Sem falar que bolsas e pochetes também chamam a atenção de ladrões. É, ladrões também andam de moto.

Por essa e por outras, tome muito cuidado com o que você carrega e com a maneira como você carrega suas coisas em cima de uma moto.

Quase perdi um notebook por conta de uma bolsa a tiracolo que rompeu a alça — e numa situação dessas você precisa ter frieza para parar a moto com segurança enquanto seu notebook fica para trás correndo o risco de ser atropelado. Melhor ele do que eu. Ou minha moto.

Tenho por filosofia que de moto, segurança é sempre preciosa — e até agora minha vida não se arrependeu disso.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. essa é uma das minhas rotinas quando ando de moto, avisar os motociclistas sobre o perigo de ficar andando com aquelas correntes gigantes e completamente frouxas presas na alça traseira da moto e avisar aos motoristas sobre as portas abertas, é incrível como eu encontro essas situações

    ResponderExcluir