sábado, 30 de julho de 2016

Espelhinhos da modinha e mimimis

Existe uma modinha de colocar espelhinhos menores que os originais no guidão da moto.

Alguns são pequenos e fixados nas extremidades do guidão, o lugar da pior visualização possível, outros são fixados no lugar dos originais.

Não caia nessa...


Eles oferecem pouca visibilidade, dificultando visualizar carros e motos se aproximando bem na hora em que você precisa decidir uma mudança de faixa. Isso foi explicado pelo próprio piloto no vídeo acima.

Se você não consegue ver nada além dos ombros no espelho, é porque você está regulando errado.

Não existe somente a regulagem da ponta da haste do espelho — com uma ferramenta, você pode soltar a base da haste e posicionar o espelho mais avançado, aí a regulagem da ponta da haste mostrará além dos seus ombros.

Os espelhos estão lá para mostrar carros te ultrapassando, te oferecendo perigo, e não para ver quem está atrás de você — moto não tem retrovisor central como os carros, para ver quem vem bem atrás você precisa mover a cabeça. 

Outra modinha é a dos espelhos fixados por baixo do guidão — são estilosos, mas complicam do mesmo jeito. E olha que alguns são originais de fábrica...

Espelhos por baixo do guidão seriam fundamentais em motos com guidão seca-suvaco, se o pessoal que usa seca-suvaco estivesse preocupado em usar espelhos — espelhos são obrigatórios, moto sem espelho dá apreensão para o pátio. Como se o pessoal que usa seca-suvaco estivesse preocupado em ser pego... 

E é ilusão pensar que espelhos são desnecessários em uma moto, ilusão que pode complicar bastante algo simples na hora da real necessidade.


Tem espelho por aí que além de ser minúsculo, pode ser usado como fatiador de presunto.

Só que na maior parte do tempo a carne gorda mais próxima de sua moto e com maior chance de ser espetada é a sua. Sabe aquela abaixadinha básica para calibrar o pneu? Pois então. Enfiar um desses no olho não é legal.

Outros motociclistas também correm o risco de se machucar com uma coisa dessas — o trânsito aqui no Brasil não é como o da Califórnia, o espaço aqui é bem mais disputado e o pessoal tira fina mesmo de raspar ombro no espelho.

Um espelho desse tipo se torna inútil para sua função principal — mostrar claramente carros e motos que possam te colocar em perigo.

A indústria de acessórios precisa ganhar dinheiro, mas você é o principal interessado na sua própria segurança.

E ATENÇÃO! 

Interrompemos esta postagem para a apresentação da campanha CHEGA DE MIMIMI!

Vou aproveitar esses vídeos para combater um mimimi muito comum por aqui na terra brasilis.

O mimimi "bati atrás porque o cara parou sem motivo".

Note nos vídeos que, apesar de as motocicletas terem batido contra alguém que parou de repente, os pilotos não ficaram reclamando.

Eles simplesmente assumiram que deveriam ter prestado mais atenção.

É assim que os adultos agem.


Imagem: http://www.umsabadoqualquer.com/

Bateu atrás, a culpa é sua, é assim que a coisa funciona — o motorista da frente tem todo o direito de parar na hora em que precisar.

Seja porque o motorista viu (ou acha que viu) algo que você não viu — um pedestre, um cachorro, um gatinho, um piu-piu, um filhote de canguru, um diabo da tasmânia que caiu de um caminhão, ou teve uma pane mecânica, ele pode parar e é você quem tem que se preocupar em não bater atrás — é o que diz a lei.

Então chega de fazer mimimi porque você motociclista não manteve uma velocidade compatível e uma distância prudente.

Adultos assumem aquilo que fazem e não ficam tentando jogar a culpa em cima dos outros.

Chega de mimimi!

Popor hoje é só, pessoal!

Abraços, 

Jeff

13 comentários:

  1. preconceito com seca suvaco é esse mestre?

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    1. Não é preconceito não, cada um faz o que quer com a sua moto. Quem bota seca-sovaco sabe que pode dar encrenca e não está nem aí, é uma postura de vida. Gente de atitude. Apenas eu não usaria, fico com dor na coluna só de imaginar. Ih, será que é preconceito mesmo? Vou trocar uma ideia com aquele doido do meu psiquiatra.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. justo agora que ia colocar na suzi um de 45cm de altura?
    heuaheuaheuaheuah

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    1. Pode colocar, prometo que EU não vou zoar não... ;)
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Desde a primeira vez que li o blog me tornei fã... parabéns pelo ótimo trabalho.

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    1. Obrigado, Elcione! Espero continuar correspondendo à expectativa dos leitores!
      Tudo de bom,
      Jeff

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  4. Em uma carona que obtive no carro de um amigo meu que é médico, passou ao nosso lado um "seca suvaco" com um guidom extremamente alto (deve ser difícil equilibrar a moto em baixa velocidade), quando ele comentou a insanidade disso, afirmando que a irrigação sanguínea das mãos fica extremamente prejudicada, com possibilidade de acidentes por câimbras e perda de sensibilidade devido a posição elevada (acima do coração) das mãos e braços.
    Concordo com o Jeff, não é preconceito mas uma forma perigosa de pilotar moto.

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    1. Quem instala, defende com unhas e dentes. Mas aí penso que é questão de não querer dar o braço a torcer (está dormente).
      Imagino se o dono de um seca-suvaco iria topar ir daqui até Santa Catarina em um único dia com um desses. Guidões mais altos são bons, eu mesmo uso, mas sem exagero.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Poxa, já tinha ouvido que, pelo menos no caso da Sportster, os espelhos para baixo melhoravam o campo, pois teoricamente, o tronco é mais estreito que o ombro. Dependendo da posição dos espelhos, ainda é possível ter alguma visão do que vem atrás, mas notei que precisam estar altos para isso. Troquei o espelho da Kansas por um mais baixo e demorou um pouco para me acostumar com o novo ajuste. Estou inclusive querendo trocar as hastes para voltar para a altura de antes. De qualquer forma, sou fã de espelho grande, alto e convexo (semelhante ao que vem na Kansas), você tem um bom campo de visão e com pouco movimento da cabeça, consegue ver um pouco mais para lá ou para cá.

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    1. O grande pecado do espelho para baixo é te obrigar a desviar o olhar para baixo. Alguém para na sua frente, você fica vendido. E como visto no vídeo da postagem programada para dia 03, basta um segundo de desatenção para ver o fusquinha lá longe virar um tremendo fuscão. Aí não tem jeito, é correr para o abraço.
      Um abraço, mas não no fuscão,
      Jeff

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  6. “A indústria de acessórios precisa ganhar dinheiro, mas você é o principal interessado na sua própria segurança. ”
    Fato, isso vale não só para espelhos, até mesmo acessórios que você nota que o fabricante não está nem aí se vai estragar sua moto e cair no meio da rua e até mesmo te oferecer um picolé de asfalto por conta disso.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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