quarta-feira, 27 de julho de 2016

Estatística que dá o que pensar

Essa estatística dá o que pensar, e o pensamento que me vem à cabeça é:

Onde nós estamos errando?
Imagem e reportagem: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/07/27/vitimas-em-moto-ja-sao-56-de-internacoes-por-acidentes-de-transito-no-pais.htm

Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, 12.040 foram motociclistas ou passageiros de motos — mais de três vezes os mortos em 2002, quando 3.773 perderam a vida. 

E esses números são bastante subestimados:

Óbitos ocorridos semanas ou meses após o acidente por complicações e sequelas não estão registrados.

12.040 motociclistas por ano é muita gente.

Equivale a 75 acidentes de avião por ano, mais de um boeing 737 caindo por semana.

São mais de 25 ônibus rodoviários lotados de motociclistas embarcando para o Além a cada mês — praticamente um ônibus lotado por dia.

Fora o pessoal que fica tetraplégico, paraplégico e os amputados e sequelados...

Há algo de muito errado em tudo isso, e as estatísticas da reportagem permitem ter uma ideia de causas possíveis para o problema:
Imagem e reportagem: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/07/27/vitimas-em-moto-ja-sao-56-de-internacoes-por-acidentes-de-transito-no-pais.htm

As regiões Norte e Nordeste estão bem acima da média, Centro-Oeste representa a média nacional, Sudeste e Sul estão um pouco abaixo da média.

Isso me leva a pensar que a infraestrutura deficiente de estradas e sinalização, formação de condutores, fiscalização de habilitação (cinquentinhas...), não uso de capacete e calçados apropriados respondem por boa parte dos casos nas regiões acima da média.

E o consumo de álcool (principalmente) afeta todas as regiões, assim como o abuso da confiança (e fé) que os motociclistas mais jovens esbanjam.

Há um ditado que diz:

Você encontra motociclistas ousados e motociclistas idosos, mas não há motociclistas ousados idosos.

A moto é uma máquina que precisa ser respeitada.

Faça tudo que puder para garantir a sua parte:

Luzes funcionando corretamente, regulagens e manutenção em dia, inclusive o óleo do motor sempre no nível correto — isso minimiza a chance de se envolver em acidentes e a ocorrência de problemas mecânicos potencialmente causadores de acidentes.

Pilotagem com prudência e respeito às leis de trânsito diminui enormemente a possibilidade de acabar se acidentando — e bota enormemente nisso.

Conhecer as armadilhas do trânsito e não se atirar nelas de maneira inocente também é fundamental — há um link específico para postagens abordando esse assunto na lateral da página do blog.

Basicamente, essas sempre foram as três preocupações fundamentais deste blog.

Torço para que estas postagens sirvam de alerta para ajudar a diminuir essa tragédia evitável que é a morte brutal de tantos jovens no trânsito.

Um abraço, e feliz Dia do Motociclista,

Jeff

15 comentários:

  1. Peço a Deus que está postagem seja vista e abraçada com mudança de comportamento por milhares ou milhões de motociclistas.
    FELIZ DIA DO MOTOCICLISTA, JEFF E TODOS OS SEGUIDORES DESTE BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a situação econômica tanto do país como do individuo também é um agravante, mais estresse menos prudencia.
    Feliz Dia do Motociclista a todos(ainda ta valendo rs)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado José e Felipe!
    Tomara que sim, que muita gente leia, reflita e chegue à conclusão que 10 km/h a menos podem ser a diferença entre um pequeno atraso e um acidente grave.
    Realmente a situação econômica pesa bastante na dificuldade de manter a moto (diminuindo a segurança com pneus carecas, freios desgastados, jornadas de trabalho extenuantes...)
    Um forte abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  4. Depois que passei a pilotar não me assusto mais com a quantidade de acidentes. Vejo tanta imprudência por onde ando que meu espanto é esse número das estatísticas não ser muito maior.

    Não existe desculpa para as manobras perigosas e desrespeitosas que vejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato, Wesker... é tanta barbaridade que o pessoal tem a criatividade de aprontar todos os dias, que a gente se pergunta como é que pode uma coisa dessas...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. esse blog ta doido rs publicou a mesma coisa do nada... ei Jeff você podia abrir um tópico fixo liberado, pra gente conversar, mandar sugestões, trocar experiencias sei la uma coisa mais livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece com muita gente, Felipe. Volta e meia aparecem comentários dobrados. Outra coisa que eu noto aqui, não sei se acontece para mais alguém, às vezes uma postagem entra com o vídeo de outra mais antiga, tenho que recarregar a página para consertar. Não imagino como isso possa acontecer, afinal os arquivos e os links são distintos. Postagens longas começam a mudar o tamanho da fonte de parágrafos inteiros contra minha vontade, sou obrigado a consertar 5 ou 6 vezes até ficar um resultado aceitável, outras eu desisto.
      Quanto a criar um tópico fixo liberado, não tenho como fazer isso porque a estrutura é de um blog, e não de um fórum. Fóruns permitem a participação livre de todos os visitantes registrados, blogs somente permitem a edição pelos autores, é uma limitação da ferramenta do google, o blogspot.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Pelo que eu percebi quando eu comento algo volto ou recarrego a pagina o comentário é duplicado sobre os videos não aconteceu comigo ainda. Ja as suas postagens com as fontes doidas e tamanhos das fontes diferentes não vejo como um problema ate acho um charme do blog ¯\_(ツ)_/¯ .
      O tópico fixo(destacado) liberado(tema livre) seria como uma postagem normal e a participação seria nos comentários, não sei se existe alguma regra contra isso aqui mas se você se interessar poderíamos usar outro tipo de ferramenta, seria mais para um club do bolinha rs

      Excluir
    3. Quando é uma única frase em fonte pequena, via de regra é intencional, como os palavrões em russo. Mas se o parágrafo muda de tamanho de fonte no meio de uma frase, ou se vários parágrafos aparecem em tamanho pequeno, normalmente é maluquice do blogspot — ou opção minha, quando o assunto foge muito do principal.

      Outro dia marquei um texto em roxo para revisar depois e não teve jeito de mudar, nem recortando e colando no wordpad para matar a formatação.

      No blog, as postagens são definidas por data, então elas vão ficando para trás quando novas postagens são acrescentadas. Em um fórum, novos comentários colocam automaticamente aquela postagem em evidência, mas no blog não tem como saber.

      Muitos comentários eu acabo perdendo a chance de comentar porque não recebo informação sobre atualizações, coisa que deveria acontecer para todos os comentários.

      Vou trocar uma ideia com o Vinícius para ver se tem alguma maneira de viabilizar um "boteco" livre nos moldes do que havia no fórum das dafra.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Através do "gadget Pós Destaque" é possível destacar um post. Não sei como funciona pra você que é o administrador mas se eu comento e tago o "notifique-me" qualquer comentário onde eu comentei é avisado no meu e-mail então ao você publicar qualquer coisa e ir nos comentários e assinar la o seu famoso "um abraço Jeff" tagar você sempre sera lembrado no e-mail respectivo. Seria legal o boteco do Jeff rs

      Excluir
    6. Devia funcionar assim automaticamente, eu sempre devia receber avisos via email, mas só tem funcionado para postagens recentes. Gadget semelhante a esse está sendo usado pelo Old Blog e Meio Bit, preciso ver se o do blogspot é similar, quantas postagens ele poderia manter em destaque.
      E não sei se poderia manter atualizada uma postagem como essa. Muita gente lê apenas o título e faz uma pergunta que já está respondida na postagem, mas o cara teve preguiça de ler... faço o blog nas horas vagas, e quando entra trabalho, fico dias sem poder atualizar, por isso que já deixo algumas postagens programadas por até 15 ou 20 dias, quando surge algo atual que pede postagem imediata eu encaixo na programação. Não conseguiria responder a muitos comentários todos os dias.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    7. eu fiquei sabendo sobre o gadget aqui pelo blog mesmo, la no topo em painel assim quando você faz login a primeira coisa que aparece é um "você sabia" e depois em saiba mais, la vai abrir uma pagina em inglês que fala sobre isso. Pode-se criar regras quanto as perguntas e na própria postagem você pode colocar alguns links destacando alguns assuntos mais comentados. A minha ideia seria mais para um "boteco" pra todos se conhecerem e dividir experiencias.
      vlw pela paciencia
      abrç
      link sobre o que citei: https://blogger.googleblog.com/2015/12/highlight-posts-that-matter-most.html

      Excluir
    8. OK, assim que eu tirar umas dúvidas com o Vinícius, que é o CEO presidente sênior vitalício da divisão de tecnologia da informática daqui do blog (eu não entendo lhufas de html se precisar reconfigurar alguma coisa), aí ele implementa para a gente ver o que acontece.
      A propósito, eu respondi esta mensagem na notificação via email sobre comentários, aquela que diz "no reply comment".
      Devo ter feito isso com uma pá de gente que nunca receberá minhas respostas... foi maus aê.
      Pelo menos nas últimas duas eu pude corrigir.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir