sábado, 9 de julho de 2016

Carros com farol aceso e o roubo de nossos direitos

A partir de hoje os carros são obrigados a rodar com os faróis acesos nas estradas durante o dia.

O objetivo é tornar os carros mais visíveis e evitar acidentes — mas pensaram na segurança das motocicletas?
Imagem e reportagem: http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/a-partir-desta-quinta-feira-farol-aceso-sera-obrigatorio-na-estrada-293724

Detesto ser pessimista, mas não acredito na eficácia disso nem mesmo para os carros. E muito menos na sinceridade de quem impôs.

Primeiro, porque isso faz sentido apenas em países com pouca luminosidade* — como Finlândia, Canadá, Suécia, Rússia... 

Essa obrigatoriedade surgiu por lá, países em que o sol está sempre baixo no horizonte, mesmo no auge do verão.

Pesquisas em países com mais luz do sol durante o ano inteiro, como Israel, não verificaram melhora de segurança significativa com as luzes acesas durante o dia.*


Ônibus rodoviários brasileiros há décadas usam o farol aceso durante o dia e mesmo assim os acidentes continuam ocorrendo.


Reportagens e imagem:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/onibus-interestaduais-se-envolvem-em-acidentes-cada-16-horas-no-pais.html
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07/ciclista-tenta-cruzar-rodovia-e-atingido-por-onibus-e-morre-em-brodowski-sp.html

Fala sério:

Você acha mesmo que motoristas que nem olham no espelho agora começarão a fazer isso por causa dos faróis acesos?

Uma confusão de luzes se aproximando no retrovisor não irá dificultar uma avaliação rápida?

Pedestres que não conseguem avaliar distância e velocidade para atravessar uma via terão a vida facilitada ou complicada pela visão de múltiplos faróis se aproximando? Eu penso que vai piorar a percepção de uma e de outra.

Mas o pior que vejo dessa medida é o que sobrará para nós, motociclistas.

Antes um farol aceso na estrada era uma motocicleta se aproximando... tínhamos direito a isso para compensar nossa baixa visibilidade no meio do mar de carros.

Agora, nosso farol será mais uma luz perdida num amontoado confuso de luzes acesas.

Será fácil confundir o nosso farol com o de um carro mais distante — azar nosso.

As motocicletas perderão a pouca visibilidade que tinham no trânsito.

Em mais uma medida populista sem embasamento, tomada mais para causar oba-oba na imprensa enquanto não começa a olimpiada 2016, eles nos cortaram a pouca proteção a que nós motociclistas tínhamos direito há décadas.

Será que pesou mais a preocupação com a segurança, ou a grana preta arrecadada com as multas que irão para os cofres sabe-se lá de quem? 

A coisa não ficará boa para nós motociclistas.

Sem falar nos pedestres e ciclistas, tão comuns nas proximidades das grandes cidades... tenho medo só de imaginar as cenas desse pessoal tomando decisões ainda piores que as de hoje por causa dessa confusão de luzes.

Digo isso baseado não somente em minha experiência como motociclista, que é relativamente pouca — somando as motos, não chega a 10 anos — mas em mais de 30 anos dirigindo carros em cidade e muita, muita estrada.

E o pior é que isso não é só mais uma das minhas paranoias não. É, eu tenho algumas.

Estudos científicos feitos em países onde essa lei foi adotada há mais tempo mostram que não só a visualização dos motociclistas é prejudicada — mas pedestres e ciclistas ficam mais difíceis de se perceber no mar do tráfego de luzes acesas durante o dia.*
* Informações do estudo feito por V. Cavallo e Maria Pinto.

Ou seja, de agora em diante redobre sua atenção e espere ser fechado ainda mais do que antes.

É o que as estatísticas dos outros países dizem que irá acontecer.

E você motorista, prepare o bolso.

Você será multado por esquecer de usar o farol na estrada e esquecer de apagá-lo na cidade.
Olha só o saldo do primeiro fim de semana... só lá. Imagina o resto do Brasil. 

Atualizando:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/07/farol-apagado-em-estrada-gerou-3-mil-multas-por-dia-em-media-diz-prf.html

3 mil multas por dia, 12 mil em quatro dias. 

Os roedores de dinheiro do povo de Brasília comemoram.

Um abraço e Deus salve a todos nós,

Jeff

5 comentários:

  1. Mais uma excelente e cuidadosa postagem. Parabéns.
    Que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  2. Justamente por esses motivos, instalei um par de faróis de milha em led na minha Honda 150. Foi a melhor coisa que eu fiz. Quando eles estão acessos e tem um veículo qualquer na minha frente, automaticamente ele muda de faixa. Pensam logo que é um carro ou moto esportiva. Estou pensando em começar a usá-los durante o dia também e aconselho outros motociclistas a fazerem o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. já quase tive o desprazer de me acidentar por justamente esse motivo de bagunça de faróis ao tentar atravessar um cruzamento sem farol, tenho certeza que não estaria vivo se o carro me pegasse seria cena de filme, iria me pegar em cheio no lado esquerdo, lateral com a frente do carro... sorte que o cara tava esperto e saiu brecando e derrapando pra todo o lado parei a moto e ele ja saiu querendo briga, perguntou o que aconteceu e eu só tive a resposta "achei que estava mais longe" foi tenso. apos ler a matéria fiquei com uma duvida, multa também por não apagar o farol dentro da cidade(fora das rodovias)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Obrigado por acompanhar o blog!
      Um leitor contou que certa vez foi multado por estar com o farol da moto aceso durante o dia... o guarda alegou que a rua contava com iluminação pública...
      O desconhecimento, ou a ignorância, ou a burrice, ou a má-fé, ou a necessidade de preencher a cota estipulada de multas faz algumas pessoas que fiscalizam infrações de trânsito perder completamente o bom senso.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. realmente não da pra vacilar com nada

      Excluir