Não devia.
Lembrei dessa frase para ilustrar o ajuste do freio dianteiro a tambor por causa da minha primeira moto.
Demorei todo esse tempo para falar desse ajuste crucial que as motos com freio a tambor precisam para funcionar com o mínimo (e só o mínimo) de decência porque hoje Jezebel (minha segunda moto) tem um excelente freio dianteiro a disco... eu nem me lembrava mais dessa regulagem importantíssima.
Explicando:
Freio a disco não precisa de ajuste, ou melhor, é autoajustável.
Conforme as pastilhas se desgastam, o fluido hidráulico preenche o vazio e compensa o desgaste das pastilhas.
Como resultado, enquanto houver material de atrito nas pastilhas, o freio a disco sempre estará no ponto ideal de frenagem — acionou, parou. E parou bem.
Se o freio a disco não estiver parando como deve, é só trocar as pastilhas. Se o manete ou pedal (no caso de freio a disco traseiro) parecer borrachudo, você aperta e não freia a moto, trocar o fluido e fazer uma sangria para remover alguma bolha de ar resolve o problema.
Mas minha primeira moto tinha freio dianteiro a tambor... e as motos com freio dianteiro a tambor já começam com uma deficiência, esse sistema de frenagem tem baixo rendimento.
E se você não regular e deixar ambos os freios a tambor sempre bem regulados, o manete e o pedal precisarão ser acionados por um curso maior, fazendo aumentar muito a distância percorrida pela moto antes de começar a parar de verdade.
Por que eu disse que o canalha do homem se adapta a tudo?
Porque a gente se esquece de regular os freios a tambor a cada poucos dias e vai se acostumando com o curso maior do manete e pedal, com a demora maior antes de parar, e a coisa vai piorando, e a gente vai se adaptando, até que chega uma hora em que a moto não para onde a gente precisa que ela pare e cataplau.
Aí o conserto das peças e pernas quebradas fica caro.
Nas motos com freio dianteiro a disco isso não é tão crítico, o freio mais usado sempre é o dianteiro.
Mesmo assim o freio traseiro a tambor não pode deixar de ser ajustado, ele colabora para manter a moto estável durante a frenagem — pelo menos na minha segunda moto (uma deficiência grave dos freios das CG/Titan é justamente o travamento fácil do freio traseiro, causa de inúmeros tombos por esse Brasil afora).
Manter os freios a tambor sempre bem regulados é muito fácil, não precisa mecânico nem ferramentas, até mesmo as meninas conseguem fazer, não precisa usar a força:
Basta empurrar o braço do freio para longe da porca do ajustador e ficará muito fácil girá-la com os dedos para fazer o ajuste.
A ferramenta ajuda, mas não é necessária.
Só isso.
O mesmo procedimento pode ser usado para ajustar o freio traseiro.
Ambos os freios precisam estar sempre bem ajustados para minimizar a deficiência inata dos freios a tambor.
Mas atenção:
Tanto no freio dianteiro como no traseiro, a porca do ajustador tem um encaixe que precisa ficar bem assentado no pino redondo.
Imagem adaptada de: http://www.fazerfacil.com.br/motos/sistema_freio.htm
Tome cuidado para que as lonas não fiquem muito justas dentro dos tambores, porque com o aquecimento elas se dilatarão e a situação piorará.
Nesse tipo de freio deficiente por natureza é fundamental usar a técnica de frenagem correta:
Aplique ambos os freios simultaneamente com 70% de força no DIANTEIRO e apenas 30% no traseiro em condições normais — A proporção é invertida para motos com motor V2 e scooters.
Inverta essa proporção quando estiver com garupa e conforme as condições da pista — teste essas combinações e pratique frenagens de emergência para não ter surpresas, cada modelo de moto tem seus macetes. Veja a postagem Como frear corretamente.
Para ver um tutorial completo sobre a regulagem dos freios a tambor, visite este site.
Esse é um pequeno ajuste muito rápido e fácil de fazer, e que pode evitar acidentes graves.
Qual o sintoma de um freio a tambor mal regulado?
Como foi dito, se o ajuste do freio a tambor estiver muito folgado, o curso da alavanca ou pedal será muito longo. Isso é tempo perdido durante a frenagem, o que pode te levar a um acidente.
Se estiver com folga insuficiente, as sapatas do freio irão permanecer em contato com o tambor e causarão superaquecimento do cubo. Aí é só afrouxar a porca reguladora um pouquinho que tudo volta ao normal.
Não confunda o aquecimento normal dos freios devido ao uso com o superaquecimento por má regulagem:
Um freio superaquecido estará tão quente que você não conseguirá tocar e poderá até soltar fumaça.
Isso acontece muito quando você se esquece de regular o freio na hora de levar uma garupa.
Um abraço,
Jeff
show de bola ... me ajudou e enriqueceu meu conhecimento, grato por compartilhar estas informações, vou agora mesmo regular os freios da minha fan 125, que por sinal é a tambor,,,,muito ruim.
ResponderExcluirObrigado, Horácio!
ExcluirFico feliz que as informações tenham sido úteis!
Um abraço,
Jeff
Muito bom o seu conteúdo. Simples e efetivo. Parabéns
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirPessoal de motoclube que gosta de viajar e pegar a estrada, o blog tem muitas dicas sobre a manutenção das motos e a segurança dos comboios! Ajudem a divulgar, principalmente aquele problema de ninguém se preocupar em conferir o nível de óleo, nem em repor durante viagens, agravado pelo fato de todo mundo medir errado — muitas concessionárias ensinam erradamente a não ligar o motor, contrariando o manual do proprietário, e muitas concessionárias não colocam o nível correto de óleo. Já encontrei motos com o motor fundido na estrada por causa disso...
Um abraço, e bons passeios,
Jeff
Excelente postagem. Porém estou com um problema. Ao regular o freio na minha Factor 150cc para deixa-lo com um curso menor, a luz de freio não aciona mais. Só volta a acionar quando volto ao que estava antes. Como faço esse ajuste do freio traseiro com a luz de freio?
ResponderExcluirOlá, Jessica!
ExcluirEssa regulagem costumava vir explicada nos manuais de proprietário de antigamente. Talvez tenham eliminado por conta de levar mais um serviço para as concessionárias, mas vale a pena conferir no seu manual.
Achei um procedimento na internet:
http://www.fazerfacil.com.br/motos/ajuste_interruptor_freio_moto.htm
A explicação é mais complicada do que fazer, mas basicamente consiste em afrouxar as porcas e deslocar uma delas para que o corpo do interruptor fique na posição correta, sem girar o interruptor para não romper a fiação. Depois de achar a posição correta, é só apertar novamente as porcas.
Boa sorte,
Jeff
Olá tudo bem? Mano, tenho uma fan 150 e a manete do freio dianteiro(lógico né?), Está muito alta. Já troquei o fluido, pastilhas novas e nada. Basta apertar um pouco e já dá freio. Existe uma forma de deixar o freio mais baixo?
ResponderExcluirOlá, Marcio!
ExcluirO freio hidráulico atua instantaneamente mesmo.
O que pode estar acontecendo pode ser falta de costume com o uso de freio a disco.
No primeiro dia que peguei a Jezebel eu estava acostumado a aplicar a força de um alicate para conseguir frear o freio a tambor da minha primeira moto, uma CG.
Com o tempo aprendi a dosar a força e hoje consigo controlar perfeitamente a atuação do freio.
Por via das dúvidas, verifique se o nível de fluido não está acima do limite máximo, fora isso não tem regulagem não.
Um abraço,
Jeff