sábado, 7 de junho de 2014

Mas que raio de propaganda é essa?

Imagem: http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/1443/saojose-sc


Tirei essa imagem da página da previsão do tempo aqui para a região.

O que me chamou a atenção foi essa propaganda de "quadriciclo yamaha" com link para a honda e, sinceramente, fiquei sem saber o que pensar...

Cliquei no link e abriu essa página aqui:

Imagem: https://www7.honda.com.br/fourtrax/?gclid=CJ7s-fC05L4CFUMF7AodU1EALg

Então a dona da propaganda é a própria honda mesmo, e não um revendedor mané sem noção qualquer.

O que leva um fabricante como a honda a mencionar o nome de outro fabricante, a yamaha, sua maior rival no Brasil, em uma propaganda?

Desespero? Falta de ética? Apelação pura e simples? Ishperteza do marqueteiro? Erro do estagiário? Bug do robôzinho gerador de propagandas?

Eu cheguei a pensar que a yamaha nem vendesse quadriciclos aqui no Brasil, mas fui conferir:


Imagem: http://www.yamaha-motor.com.br/

A yamaha vende quadriciclos no Brasil sim.

Então não dá mesmo para entender a honda fazendo referência ao concorrente para tentar vender seu próprio produto.

Estão atirando pra tudo que é lado, na tentativa de atrair clientes da concorrência?

Que raio de estratégia de marketing é essa?

Eu que nem sabia que o quadriciclo honda 420 tinha concorrência da yamaha, agora descobri que ela tem dois modelos... 


Imagens: http://www.yamaha-motor.com.br/


Graças à propaganda "esperta" da honda, fiquei sabendo que a yamaha também vende um quadriciclo esportivo muito louco chamado YFM e um jipinho (Grizzly) parecido com o da honda, só que com motorzão 700... 

Será que é por isso que a honda teve que apelar?

Parabéns à equipe de marketing da honda... só que não.

Não sei você, mas a mim esse tipo de coisa — usar o nome da concorrência para tentar vender o próprio peixe — causa desagrado.

Vejo um anunciante que recorre a esse tipo de expediente com maus olhos.

Pisada de bola com tiro no pé. Pela culatra.

A honda não precisava fazer isso, mas fez.

Feio, muito feio, dona honda.

Um abraço (não para ela),

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário