sábado, 14 de junho de 2014

A luva da moto

A história desta postagem é curiosa.

A pergunta "qual o tipo de arame que prende a luva da moto?" trouxe um leitor até o blog e me fez quebrar a cabeça.

Nunca descarto perguntas desse tipo, porque apesar de parecerem incompreensíveis, podem ser regionalismos para peças que conheço por outro nome.

Pensei que fosse esse aquecedor de punho aqui, algo bastante comum no inverno de Santa Catarina e provavelmente do Rio Grande do Sul, talvez Paraná. (Duvido que seja presa com arame.) 


Imagem: xt660.com.br

Mas uma pesquisa por "luva da moto" no google me levou a esta reportagem:


Reportagem: http://rondoniaempauta.com.br/nl/policial/luva-da-moto-escapa-e-motoqueiro-fratura-mao-na-br-364/

E Rondônia certamente não é mercado para esse tipo de luva.

Continuei confuso, não conseguia imaginar qual peça da moto seria essa tal luva capaz de se soltar e provocar uma queda.

Nem imaginar uma luva comum se soltando da mão e causando uma queda...


Até que tive o estalo: 


Esse problema já havia acontecido comigo! 

Não cheguei a cair, sempre programei uma postagem a respeito e sempre esqueci....

O que o pessoal de Rondônia chama de luva da moto é a manopla, a empunhadura do guidão.

No lado direito ela é colada em um tubo plástico móvel e forma o acelerador, do lado esquerdo ela é colada diretamente no cano do guidão.
Imagem: http://gumahd76.blogspot.com.br/2011/04/red-choppers-customizacao.html


Quer dizer, ela deveria ser colada... 

As oficinas e algumas montadoras de segunda linha simplesmente encaixam as manoplas no guidão sob pressão.

Com o peso da mão do piloto, a vibração e principalmente, se chover, a manopla esquerda começa a escorregar para fora do guidão muito lentamente. 

Sempre que eu percebia isso acontecendo, eu a empurrava torcendo para a posição, mas enquanto o guidão estivesse molhado ela sempre se soltava novamente.

Como o problema desaparecia com o fim da chuva, eu nunca lembrava de solucionar o problema definitivamente, até que um dia ela realmente saiu do guidão e quase causou uma queda.

A solução para isso é muito simples e barata, não depende de oficina.

O certo é usar aquelas colas de alta resistência, mas podem ser difíceis de achar. Uma alternativa que você pode usar é fita isolante.

Pois é, fita isolante. 

Tire a manopla e passe uma camada reforçada de fita isolante por toda a extensão onde a manopla se encaixa no guidão. 

Aqueça a manopla com água quente ou um secador de cabelos e instale-a ainda quente. Ela precisa entrar justa. 

Depois que a manopla esfriar, ela sairá do lugar somente usando um jato de ar quente (ou uma talhadeira...)

Um procedimento simples e que pode evitar um tombo perigoso.

Um abraço,

Jeff
PS: Mas continuo não fazendo ideia do arame usado para prender a luva da moto.... será que ele estava falando do cabo do acelerador? É ruim, hein?

Um comentário:

  1. Jeff, esse arame eh muito usado em motos de trilha em manoplas próprias para tal, e um plus na hr de travar a mesma.

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