quinta-feira, 19 de junho de 2014

Motos a álcool, gasolina e diesel

Porque motocicleta só funciona com gasolina?

Porque não existem motos a álcool ou a diesel?

Não é bem assim... há motos projetadas para trabalhar exclusivamente com álcool e outras com mistura de gasolina e até 80% de álcool (o chamado motor flex).

E também só com diesel, mas não no Brasil.


Moto rodando exclusivamente a álcool não é nenhuma novidade; só não digo que é coisa antiga porque é do tempo da minha mocidade. Hummm... epa, péraí...


Imagem: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2012/01/13/moto-a-alcool-completa-30-anos-2/

O problema é que o preço e o desempenho com álcool nunca compensaram.

A reportagem com a história das motocicletas a álcool brasileiras você lê no blog Infomoto.

Por que um motor a gasolina não funciona com álcool? 

Explicando de maneira simples, a gasolina pega fogo mais fácil do que o álcool. 

Ela também gera mais calor (= mais energia) do que a mesma quantidade de álcool.

Então para um motor funcionar bem com álcool, é necessário um truque: ele precisa trabalhar com maior compressão do que os motores a gasolina.

Mas o que é compressão?

Durante o funcionamento do motor 4 tempos, apenas um tempo (uma descida do pistão) é dedicado à explosão que move a moto. 

Depois da explosão, o pistão sobe com a válvula de escape aberta e expulsa a fumaça (tempo de escapamento), aí ele desce com a válvula de admissão aberta e deixa entrar ar e gasolina (ou álcool, ou uma mistura de gasolina e álcool — é o tempo de admissão).

Então ele sobe com as duas válvulas fechadas e comprime a mistura numa proporção próxima a 10 vezes, esse é o tempo de compressão.

Quanto maior for a proporção (taxa) da compressão, mais fácil será para a mistura de ar e combustível explodir lá dentro.

Motores a gasolina não podem sofrer uma compressão muito elevada, senão a gasolina acaba explodindo antes da hora certa, antes da faísca, antes do pistão subir completamente — só o calor gerado pela compressão já é suficiente para ela sofrer ignição.

O motor começa a "bater pino" e será destruído em pouco tempo pelo esforço excessivo.

Já os motores a álcool precisam dessa compressão mais elevada para funcionarem bem. 

Tentar fazer uma moto projetada para rodar com gasolina somente usando álcool inviabiliza o funcionamento — o álcool não consegue explodir com a baixa compressão, encharca a vela e mata a faísca.

Os motores flex ficam no pior dos mundos meio termo, usam uma compressão um pouco mais alta do que a ideal para a gasolina e um pouco mais baixa do que a ideal para o álcool, e compensam os problemas que surgem com o gerenciamento eletrônico do motor, adiantando ou atrasando a faísca de acordo com a necessidade.

E se você elevar muito mesmo a compressão, você nem precisará de faísca: é assim que funcionam os motores diesel.

O pistão de longo curso comprime o ar e o diesel é injetado por uma bomba com pressão altíssima contra o ar altamente comprimido dentro do cilindro, sofrendo ignição espontânea — não precisa faísca, vela, bobina, módulo eletrônico... nada das coisas que pifam tradicionalmente.

Aí você pergunta porque não existem motos com motor diesel, certo? 

Bem, esse será o assunto da postagem de amanhã... com uma novidade que você nunca viu.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário