terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Alguns cuidados simples

Motos são perigosas porque possuem partes móveis expostas, a mais traiçoeira delas é a corrente de transmissão.

Ao prender cargas na moto, tome cuidado para que os elásticos de fixação fiquem bem firmes. Não use cordas, que tendem a se soltar com o movimento e poderão se enroscar na corrente.

Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/02/homem-morre-enforcado-ao-sair-de-moto-para-lacar-vaca-no-vale-do-itajai.html

E principalmente, tome cuidado com roupas soltas que possam se enroscar nos comandos e pedaleiras, ou queimar em contato com o motor ou escapamento. 

O perigo é maior para a garupa. Saias longas tendem a ser aspiradas em direção à corrente e roda traseira com grande perigo, o resultado pode ser um tombo fatal. 

Crianças precisam ter idade e tamanho suficientes para viajarem na garupa, nunca menos de 7 anos. 

Seus pés precisam se apoiar com firmeza nas pedaleiras e elas devem ser orientadas a não curvarem os pés na direção da roda/corrente.

Tome cuidado quando lubrificar a corrente, não o faça com o motor ligado, um descuido e seus dedos poderão ser esmagados.

Se houver crianças e animais nas proximidades, não deixe o motor ligado com a moto no cavalete central engatada, ou mesmo em neutro se a embreagem estiver mal regulada. 

Crianças são atraídas pelo movimento, desconhecem o perigo e podem colocar a mão nos componentes móveis.

E também podem se queimar no escapamento.

Use sempre o bom senso. 

Não improvise, improvisos tendem a acabar muito mal.

Moto não é brinquedo, é uma máquina; e como em toda máquina, um ato mal pensado pode mutilar e matar fácil e rapidamente, sem segunda chance.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. Outro dia ví um casal carregando um poodle numa moto com a coleira solta. Felizmente consegui avisar e acertaram as coisas -- quer dizer... continuaram a carregar o poodle...

    ResponderExcluir