sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como fazer solda no tanque de combustível

Essa pergunta trouxe um leitor até este blog, e esse é um assunto muito sério, envolve risco de morte, por isso fiz esta postagem extra meio que fora do tema central do blog.

Não é recomendável soldar o tanque porque o risco de explosão é muito grande! Mas se for realmente necessário, existe uma técnica para isso, leia abaixo.


Imagem: http://www.mig-welding.co.uk/forum/threads/fuel-tank-repair.5467/

Mesmo que você esvazie e lave o tanque com água várias vezes, sempre haverá um resto de vapor de gasolina (ou diesel, nos tanques de caminhões) preso nas irregularidades microscópicas da chapa do tanque, e essa quantidade mínima pode ser suficiente para fazer o tanque explodir na sua cara.

Explosões em tanques de combustível metálicos de caminhões, por exemplo, já mataram muita gente.


Para fazer uma solda no bocal do tanque de combustível, é necessário enchê-lo com água quase até a altura da solda para minimizar a quantidade de vapor liberada pelas paredes do tanque.


Se a soldagem for na parte inferior, o tanque precisará ser enchido de água, tampado e virado para que a parte a ser soldada fique com uma pequena bolha de ar — e a soldagem não poderá ser demorada, senão formará vapor lá dentro e o tanque poderá se deformar, com grande risco de queimaduras por vazamento de água quente.


Uma explosão do tanque da moto, se não matar, detona seu tanque. A explosão de um tanque de combustível automotivo mata.


Se você não tiver conhecimentos de soldagem, não se arrisque.


Eu sei que isso acontece porque sou formado Tecnólogo em Soldagem, isso foi ensinado e discutido em sala de aula.

Muito poucos conhecem essa particularidade de o tanque lavado explodir, e muito soldador experiente já morreu por ignorar esse risco.

Mas não recomendo, soldar perto de motos é muito perigoso.


Imagem: Lunaisbest

Se arriscar, tenha sempre um extintor carregado à mão.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário