quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Análise de um acidente

O que acontece quando alguém erra o trajeto numa bifurcação?

Na maioria das vezes, em vez de seguir adiante até o próximo retorno, ele tenta voltar ao caminho desejado fazendo uma manobra arriscada.

Imagens e estudo do acidente: http://www.msgroup.org/CASESTUDY1.aspx?num=9

Um carro parado tentando entrar logo na faixa de maior velocidade não poderá dar boa coisa, fuja da encrenca antes que ela venha para cima de você.

Esta ilustração foi tirada de um caso de análise de acidente em que o motociclista foi ejetado da moto ao fazer uma manobra demasiado brusca. 

Não houve colisão entre os carros nem com a moto, mas a falta de domínio da moto teve consequência trágica.

Ao desviar abruptamente, a moto capotou, arremessando o piloto que provavelmente não usava capacete.

O motorista da picape vermelha fugiu e nunca foi identificado. 

Levada a júri (sim, lá fora não tem essa de pagar cesta básica), a motorista do carro azul alegou que precisou desviar repentinamente sem olhar se alguém vinha pela faixa à sua direita, já que estava em maior velocidade (lá se respeita a lei, veículos mais rápidos à esquerda, proibida a ultrapassagem pela direita). 

O júri considerou o piloto da moto como o responsável pelo acidente que o vitimou por não manter uma distância de segurança, por ultrapassar pela direita, por não ter habilidade para dominar a moto ao desviar e frear ao mesmo tempo. 

O motociclista não pôde se defender; ficou só a versão da motorista para contar a história.

E você, concorda com o veredito?

O fato é que, independente da culpa pelo acidente, o motociclista tinha que tomar as precauções para não ser envolvido na confusão entre a picape e o carro.

Mais importante do que ter razão, é escapar ileso da situação.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário