terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pilote como um profissional

Voltando do almoço, minha trajetória coincidiu com a de uma moto dos correios. 

Durante duas quadras viemos no mesmo ritmo, a moto dos correios logo atrás, até que chegamos num cruzamento perigoso.

A via principal tem uma curva no alto de uma elevação, quem está de um lado não tem como ver quem está do outro, e a via secundária onde eu estava fica adjacente a essa curva/elevação.

Ou seja, é uma via que você tem que cruzar ligeiro, porque a janela se fecha rapidamente assim que alguém aparece no alto do morrinho em curva.

O profissional dos correios respeitou meu direito de cruzar a via primeiro, se posicionando do meu lado direito, ligeiramente atrás (ambos iríamos fazer a conversão à esquerda)

Um não profissional emparelharia comigo do lado esquerdo aproveitando para fazer a ultrapassagem no cruzamento, atrapalhando minha entrada, o que é um risco muito grande. 

Não se ultrapassa em cruzamentos.


Assim que a janela se abriu, eu e o profissional avançamos.


Quem é que aparece no alto da curva/elevação, em excesso de velocidade (acima dos 40 km/h permitidos no trecho)?


Imagem: http://www.rottentomatoes.com/quiz/the-mr-bean-quiz/

Um piloto inexperiente sem domínio da moto e ainda por cima com garupa.

Ao ver ambas as motos cruzando a preferencial ainda a uma distância que não apresentava risco, qual foi sua reação?


Se atrapalhou todo, se desequilibrou e tirou ambos os pés das pedaleiras para tentar evitar o tombo.


Foi só o susto (dele), porque eu e o profissional dos correios tínhamos margem suficiente para cruzar a via.


Mas a atitude frenética e francamente despreparada daquele cidadão que usa a moto somente para ir e vir do trabalho poderia tê-lo jogado contra um poste, com resultado possivelmente fatal. 


O piloto dos correios ainda deu outra amostra de profissionalismo:


Antes de me ultrapassar, ele buzinou para me alertar de que estaria passando a uma distância menor do que a de segurança.


O piloto dos correios não nasceu sabendo nem aprendeu por si mesmo essas atitudes.

Esses pontos são ensinados em cursos de pilotagem defensiva e pilotagem com segurança, algo que recomendo enfaticamente.

Ter realizado o curso de pilotagem defensiva em 1980 salvou minha vida inúmeras vezes, e continuará salvando. 

São esses conhecimentos que procuro repassar aqui no blog, mas em cada turma você sempre descobre coisas novas, fica sabendo de experiências incríveis vividas pelo pessoal.

Atitudes despreparadas como as daquele piloto inexperiente só aumentam as estatísticas de mortes no trânsito.


Não importa se você usa sua moto somente para ir e vir do trabalho ou escola; pilote como um profissional, se puder faça um curso, e não contribua para o aumento das estatísticas.


Sua família agradecerá.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário