segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O código dos caminhoneiros

Motociclistas e caminhoneiros têm um relacionamento meio problemático na cidade, mas na estrada essa convivência é bem mais harmoniosa.


Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Duel_(1971_film)   Encurralado foi o primeiro filme dirigido por Spielberg. Se encontrar por aí, assista. É melhor que Tubarão.

Por serem profissionais bons conhecedores do trajeto, eles têm conhecimento das situações de risco que os viajantes com suas motos ignoram completamente.

Naquele congestionamento do Morro dos Cavalos da semana passada de todos os dias, todos os caminhoneiros mantêm o corredor aberto para a passagem das motos, menos em um determinado ponto, onde eles fecham o corredor.

Sacanagem deles?

Não. Eles estão sendo legais contigo, impedindo que você seja multado pelo carro da PRF logo à frente, que do alto da boleia eles enxergam e você não.

Na estrada, os caminhoneiros estão sempre alertando os companheiros e outros motoristas/motociclistas sobre os perigos da estrada adiante.

Quando avistar um caminhoneiro dando sinal de farol, diminua o ritmo porque certamente haverá um acidente ou alguma restrição ao fluxo de veículos à frente que te obrigará a frear ou reduzir muito a velocidade, criando uma situação de risco.

Caminhoneiros também costumam sinalizar se a pista está livre para que você possa ultrapassá-los ou não.

Um caminhão dando seta para a esquerda indica que a ultrapassagem não deve ser feita; seta para direita pode indicar pista livre para a ultrapassagem. Ou que ele sairá da pista.

Por isso este sinal precisa ser interpretado com precaução: 

Caso o motorista vá realmente sair à direita, talvez ele precise abrir para a esquerda antes de virar o caminhão... ultrapassar nesse momento não será uma boa.

Nunca se afobe e viva muito.

Aprenda esses códigos da estrada e não se coloque em situações de risco por desconhecê-los.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário