quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Um exemplo perfeito

Um exemplo perfeito de como uma moto fica totalmente encoberta pela coluna dianteira de um carro num cruzamento, enquanto os dois estão em movimento, pode ser visto no filme desta reportagem:


Reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/02/so-escutei-o-barulho-afirma-dona-de-casa-que-atropelou-motociclista.html

Assista o filme e comprove que a moto permaneceu oculta durante a maior parte do tempo pela coluna dianteira direita do carro, é só imaginar uma linha reta entre a moto e a cabeça da motorista.


Imagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/02/so-escutei-o-barulho-afirma-dona-de-casa-que-atropelou-motociclista.html

Este assunto foi tratado em teoria nesta postagem. Agora você pode ver um exemplo na prática.

Felizmente, apesar de o carro ter passado por cima dele, o motociclista sobreviveu.

Como a motorista poderia ter evitado o acidente?

Partindo do pressuposto de que ela tenha realmente olhado antes de cruzar a preferencial, bastava simplesmente mover a cabeça para um lado e outro a fim de se certificar de que ninguém estava oculto pela coluna — isso deveria ser ensinado nas autoescolas.

Como o motociclista poderia ter evitado o acidente?

Simplesmente nunca acreditando que sua preferencial será respeitada e já entrando no cruzamento preparado para frear ou desviar de qualquer veículo que cortasse sua frente — isso deveria ser ensinado nas motoescolas.

Outra medida prática para evitar o acidente por parte do motociclista envolveria trafegar a uma velocidade um pouco abaixo da máxima permitida.

Há uma campanha de segurança para motocicletas na Inglaterra que diz que 5 milhas por hora a menos não fazem você perder a hora, ou algo assim.


5 mph são 8 km/h. Arredondando, 10 km/h.


10 km/h a menos não fazem você perder a hora, mas contribuem imensamente para você poder se livrar de situações como essa.


A moto convida, mas você não precisa pilotar sempre na velocidade máxima permitida.


Pense nisso.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário