quarta-feira, 24 de julho de 2013

Minha moto não funciona nem usando o afogador

Para quem não está acostumado, o uso do afogador parece bastante complicado, atrapalhando em vez de ajudar.

Mas na verdade ele é seu maior aliado na hora de fazer a moto funcionar em situações de temperatura muito baixa.

Para isso, você precisa aprender a usar uma técnica muito simples. 

Algumas motos têm o comando do afogador no guidão, mas em todas elas o afogador também pode ser acionado diretamente no carburador, então acione-o da maneira mais apropriada ao modelo de sua moto.  

O truque é o seguinte:

Aplique totalmente o afogador, dê partida e recue o afogador para a metade assim que o motor começar a funcionar.

Se você não usar o afogador, pouca gasolina irá para o motor frio, ele não dará partida, mas a cada tentativa mais gasolina será despejada. A vela vai ficar encharcada e o motor não irá funcionar.

Ao usar o afogador, você joga proporcionalmente mais gasolina, o que facilita a partida. 

Entretanto, se você não recuar o afogador na hora que o motor começar a funcionar, o excesso excessivo (gostei) de gasolina também fará a vela encharcar.

E não se esqueça de recuar totalmente o afogador quando o motor estiver suficientemente aquecido. O tempo de aquecimento do motor não deve ultrapassar 5 minutos.

Não faça como um amigo meu que não direi o nome, que esqueceu de tirar o afogador e a moto começou a engasgar e ele fui até a oficina (sorte que percebiu antes de passar vexame com o pessoal de lá).

Usar essa técnica é muito fácil, depois que você pega o jeito vai se surpreender com a facilidade de fazer o motor funcionar até mesmo nos dias em que cai neve (e olha que estou escrevendo isso aqui em Santa Catarina).

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

4 comentários:

  1. Fabio,

    Pode ser um monte de coisas... pane elétrica: a vela pode ter pifado (já instalei vela de marca conhecida que pifou em menos de 1000 km), o cdi pode ter pifado, a bobina... pane de combustível: o ciglê principal pode ter entupido.... O jeito é ir eliminando as possibilidades até encontrar a causa.
    Boa sorte!
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Minha cbx250 na hora da partida n pega e queima o fusível do farol alguém sabe me responder oq deve ser

    ResponderExcluir
  3. SE TÁ QUEIMANDO FUSÍVEL PODE SER ALGUM MAL CONTATO NA PARTE ELÉTRICA DANDO CURTO MINHA YES 125 ESTAVA QUEIMANDO FUSÍVEL TODA HORA E AÍ QUANDO FIZ REVISÃO ELÉTRICA FOI O FIO DA BUSINA DESCASCADO TOCANDO NO QUADRO KKK

    ResponderExcluir