Parece uma coisa instintiva, mas não é.
As motos possuem manete do freio dianteiro e pedal do freio traseiro (dãããã...), e muita gente sai da motoescola pensando que só deve usar o freio traseiro, nunca o dianteiro.
Esse crime é cometido por maus instrutores, interessados unicamente em cumprir o horário, e não em ensinar alguém a pilotar. Instrutor que age assim merecia ir para a cadeia.
O freio mais eficiente das motocicletas é o dianteiro.
Não tenha medo de usá-lo, e com mais intensidade que o traseiro.
Apenas aprenda a dosá-lo, principalmente se for um freio a disco que exige muito menos força para ser acionado.
Quem se acostumou com freio dianteiro a tambor estranha bastante na primeira semana, mas depois descobre a maravilha que é.
Já nas motonetas o freio traseiro é mais eficiente por conta da distribuição do peso, veja o comentário lá embaixo.
Nas motos (não motonetas), use os dois freios sempre em conjunto, 70% de força no dianteiro, 30% de força no traseiro, a menos que a situação exija uma mudança (veja abaixo).
Imagem: http://pilotodefensivo.blogspot.com.br blog do Moab Barros com muitas dicas de um instrutor de pilotagem defensiva, vale a pena conhecer.
Quando você freia, seu peso é deslocado para a frente, o que melhora muito a eficiência da frenagem com o freio dianteiro.
Usar apenas o freio traseiro tem
1) Você gasta muitos metros a mais para parar; pode ser a diferença entre parar com segurança ou encher a lata do carro à frente.
2) Você desgasta mais intensamente o tambor de freio da roda traseira, o que sairá caro na hora de trocar.
3) Você provavelmente cairá, porque a imensa maioria das
A roda traseira dessas motos tem a tendência quase incorrigível de travar assim que se pisa no pedal, sem chance de dosar a intensidade da frenagem.
Vale a pena continuar a falar sobre isso (e como resolver o problema), o que farei amanhã.
A intensidade da frenagem deverá ser alterada para 50% dianteiro/50% traseiro se as condições da pista exigirem.
E que condições são essas?
Pista molhada - pode exigir menos intensidade sobre o freio dianteiro para evitar que a roda derrape;
Garupa - o maior peso transferido para a frente pode ser excessivo;
Motonetas e motos custom com motor V2 - elas têm menor tendência de transferir o peso para a frente, então você deve reforçar um pouco a aplicação do freio traseiro.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Obrigado pelo apoio, Gilberto!
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Sensacional o Blog, está de parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirMuito obrigado, João Paulo!
ExcluirO agradecimento vem com 8 meses de atraso porque só hoje vi seu comentário... nem sempre sou avisado pelo blogspot.
Um abraço,
Jeff
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá.. sobre oq vc disse sobre a maioria dos instrutores eh a mais pura verdade .. me senti abandonada na pista da auto escola.. os caras somem. Poe um oculos na cara e dormem... tiram onda da sua cara se vc procura ficar o máximo na pista pra poder aproveitar o tempo pra praticar. Não me ensinaram nada.. só a andar em círculos e fazer aquele trajeto pra prova prática. Nu ca me deram um dica.. até hj não sei trocar marcha.. comprei uma moto agora é to só na fé e na coragem..kkkkk.. foi muito útil o assunto ,obrigado meamo..
ResponderExcluirOlá, Cristina! Obrigado por acompanhar o blog e pelo seu depoimento.
ExcluirSe houvesse mais seriedade da parte desses instrutores, não aconteceriam tantos acidentes com a moçada recém habilitada.
Bem vinda ao mundo das motos!
Jeff
Cara.. Parabéns pelas dicas e pela dedicação em ajudar as pessoas.. Forte abraço!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirAbraço retribuído!
Jeff
Muito bom cara infelizmente na auto escola o instrutor me disse em alto e bom som "Nunca use o freio dianteiro, apenas em caso de emergência".
ResponderExcluirSó hoje derrapei 2x (Indo trabalhar e voltando pro almoço), achei que algo estava errado, então pensei em dar uma pesquisada sobre isso de frear somente com o traseiro.
Olá, Netto!
ExcluirSó hoje vi seu comentário, fico contente que o blog tenha ajudado!
Um abraço,
Jeff
Shoow
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