terça-feira, 23 de julho de 2013

Macetes de luzes, agora com LEDs :-)

Aproveitando a deixa da postagem "Macetes de luzes" do Jeff, quero deixar também minha experiência com este assunto.

Mesmo checando as luzes antes de sair, ainda pode acontecer de ela queimar no caminho, vale a pena ficar atento ao comportamento dos carros, como freadas próximas ou muito farol alto. Se desconfiar que a lanterna queimou, ligue o pisca até encontrar um local seguro para a troca.

Na Intruder da Marlene já aconteceu de eu sair do trabalho com a lanterna em perfeitas condições e chegar em casa com ela queimada.

Talvez seja um problema relacionado ao modelo, pois vejo muitas Intruders por aí com a lanterna queimada, mesmo estando bem cuidadas no restante. Não sei se é por conta da vibração ou algum mau contato, na dúvida ataquei as duas possíveis causas:

  • Substituí o soquete da lâmpada

  • Coloquei anéis de borracha na fixação do suporte do soquete para absorver um pouco a vibração.

Ainda existe outra solução, que são as lâmpadas LED, que ouvi dizer que não funcionam nas motos da Suzuki, porém nunca testei e acredito que seja apenas boato, afinal, o encaixe é o mesmo, a tensão é a mesma, não vejo motivos para não funcionar.

Foto de: http://www.jokermotorcycles.com.br
Nesse tipo de Led acima, vejo como desvantagem a quase inutilização do refletor e a falta de iluminação para a placa, para usar este tipo de lâmpada você terá que instalar parafusos com iluminação em Led para a placa ou qualquer outra forma de iluminar a mesma, o que acaba com a praticidade da coisa, mas daí fica a gosto de cada um.
Este outro modelo é mais caro, porém espalhará mais a luz e tornará a moto melhor vista também de ângulos laterais, terá a luz refletida e iluminará a placa (considerando que sua moto não tenha uma lâmpada só para isso, como é na lanterna da Kasinski Mirage 250).
 
Foto de:http://leaoesuamoto.blogspot.com.br
No caso da moto da Marlene, aproveitamos que tínhamos fita de LED, alguns diodos e resistores por aqui e instalamos além de dentro do farol, dentro da lanterna, então mesmo que a lâmpada comum queimar, haverá alguns LEDs de alto brilho para ajudar.

É uma solução de reserva, mas que dá um certo trabalho para fazer. 

Se você não tem experiência com solda e alguns componentes eletrônicos (leitura de códigos e conhecimento sobre a resistência física deles), desaconselho totalmente essa ideia, que não nasceu da praticidade, mas da disponibilidade dos componentes.

Mesmo que você instale lâmpadas LED, tenha em mente que mesmo estas podem apresentar problemas e continue verificando, pois eu mesmo já tive problemas com uma lâmpada de pisca em LED que quebrou por dentro.

Outra observação é que isso é uma mudança nas características do veículo e se o "guarda" quiser, ele pode te multar. Conheço um sujeito que foi multado por parar em local proibido, daí o guarda aproveitou e mandou-lhe outra multa por ter mudado os piscas de posição.

Vinícius Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário