sábado, 1 de junho de 2013

Minha moto morre na chuva

Todas as motos têm um macete qualquer que pode infernizar sua vida.

Pode apostar que desde a primeira moto, alguma coisa ela fazia que deixava o velhinho Gotlieb de cabelo em pé (até ele ficar careca).

Geralmente é uma coisinha simples, fácil de resolver, mas até você descobrir, vai penar, xingar, suar, blasfemar e jurar que nunca mais terá uma moto na vida.

E depois que você descobre o macete, esquece o passado, perdoa e diz pra todo mundo que a sua é a melhor moto do mundo.

Existe um problema clássico, o da moto que toma chuva e pára de funcionar e não há quem consiga fazer ela voltar a andar.



Primeira possibilidade: 

Normalmente essa pane é causada por umidade no conector da vela de ignição.

A presença de água permite a fuga da corrente de alta tensão diretamente para o bloco do motor, deixando de gerar faísca na vela, aí o motor não funciona mesmo.

A solução é simples, com a ignição desligada, basta desconectar o cabo da vela e secar o interior do conector, batendo-o na palma da mão para retirar a água e assoprando com força. 

Um pano e uma chave de fenda ajudam bastante.


Segunda possibilidade:

Há uma pane que atormenta a vida de alguns proprietários de dafra Kansas 150 e kasinski Mirage 150, suzuki Yes e Intruder 125 (pode acontecer com outros modelos, mas não tenho conhecimento.) 

Essas motos costumam apagar sob chuva, o método acima não funciona e ninguém (nas concessionárias) descobre o motivo.

Felizmente os pilotos de motos são solidários por natureza e compartilham suas soluções em rodas de amigos (epa! ficou estranho isso...) ou na internet.

Seguinte:

Em algumas dessas motos, a mangueira do ladrão do carburador é muito comprida, chegando quase até o solo.


A mangueirinha vilã é essa ali embaixo, perto do cavalete... 
Pelo jeito, os donos de Kansas 250 também sofrem com o mesmo problema.

Como a pressão no interior do carburador é menor do que a atmosférica, em dias de chuva a mangueira permite aspirar (sugar) a água da rua.


Se a água no exterior da vela é ruim, no interior da câmara de combustão ela vai direto para os eletrodos da vela, fechando um curto circuito e cortando a faísca, a coisa fica pior ainda e o motor não funciona nem com reza braba.


Mas a solução é muito simples:

Acredite ou não, basta cortar um trecho de 5 centímetros, ou afastar a ponta da mangueira do solo. 

Uma coisa tão simples, mas que passa despercebida pelos mecânicos das concessionárias, porque quando a moto chega até eles, a condição causadora do problema desapareceu.


Aí eles pensam que se trata de umidade no corta-corrente pu entrada de água no tanque de combustível (que também podem causar esse tipo de problema, mas são mais raros — a moto teria que ficar embaixo de uma goteira para isso acontecer), e trocam a gasolina ou trocam ou enchem de silicone o corta-corrente.


Já adivinhou quem vai pagar a peça mais o serviço e ainda ficar na rua na próxima chuva, xingando, blasfemando e arrancando os cabelos?


Essa solução de cortar a mangueira não é lenda, vi o problema acontecer numa viagem em que estávamos com quatro motos iguais, apenas uma apresentou o problema, justamente aquela que ainda não tinha sido... ahn.... circuncidada.

Foi só cortar a pontinha, foi-se o problema.

E nunca mais o proprietário arrancou seus cabelos, nem ficou careca.

Terceira possibilidade:

Dica do leitor Bruno Pomoreni:

O problema da speed 150 [e provavelmente muitas outras motos] é no mata-motor [interruptor corta-corrente].

Eu sofri pra descobrir isso, entrava água e a moto morria e só pegava depois de um tempo.

Aí eu secava com o secador de cabelo e ela voltava a funcionar, então eu fiz uma ligação direta no mata-motor e nunca mais tive qualquer problema na chuva. Espero ter ajudado.

Ajudou sim, Bruno! Somente os proprietários é que podem falar com bom conhecimento dos macetes de cada modelo! Obrigado pela colaboração!

PS: Para problemas de entrada de água no tanque de combustível, veja a postagem Água na gasolina falsa.

Um abraço,


Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

33 comentários:

  1. Opa,

    E até o hoje o proprietário tem é muito cabelo!!! Isso sim!!! rsrsrsr


    Abraço,

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  2. É, escrevi por sacanagem... hehehe

    Um abraço,

    Jeff

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  3. Muito obrigado pela dica da mangueira, eu tenho uma mirage 150, vou testar e depois coloco mais um comentário. Abraço.

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  4. Olá, Gustavo! Espero ter ajudado!
    Um abraço,
    Jeff

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  5. boa noite amigo, e o da vela, como resolve?
    minha falcon ta morrendo, será que tem que trocar o cabo e cachimbo?

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    1. Oi amigo, estou com o mesmo problema. como você resolveu?
      abraço

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  6. Olá,
    A troca por peças novas melhora a vedação e costuma eliminar o problema. Mas se acontecer no meio da estrada, secar o cachimbo e melhorar a vedação contra entrada de água usando fita isolante pode te levar para casa até você conseguir resolver o problema definitivamente.
    Um abraço,
    Jeff

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  7. tenho uma 150 speed e me disseram q entra água pelo tanque..

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  8. Bom dia !!! Minha falcon quando fica parada na chuva ate liga normal mas quando ando 100 m ela Começa a falhar somente quando acelero ( na lenta funciona normal ) ja troquei cachimbo e ainda continua ... o q pode ser ???? Se alguem poder ajudar fico grato .

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    1. Desculpe, não fui informado do seu comentário, respondendo com um ano de atraso, espero que a resposta seja útil para mais alguém:
      Leia a postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/minha-moto-anda-1-km-e-para-de.html
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Amigo obrigado pela dica,esse problema me atormentava a muito tempo. Uma coisa tão simples que me dava tanta dor de cabeça. Tenho uma twister que apresentava o mesmo defeito e ninguém achava. Isolei com silicone várias das partes eletricas e nada,troquei pecas do carburador também que nem precisava,ate que vi aqui no teu blog a dica. Foi na mosca cortei a mangueira na altura do eixo da balança e fim do problema. Muito obrigado pela dica amigo. Fica com Deus e um grande abraço

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    1. Obrigado, Paulo Sérgio, mas o mérito é todo de quem descobriu o problema e postou a solução lá no fórum das motos dafra... eu só republiquei.
      Um abraço, e fico contente que o blog tenha sido útil,
      Jeff

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  10. Amigo obrigado pela dica,esse problema me atormentava a muito tempo. Uma coisa tão simples que me dava tanta dor de cabeça. Tenho uma twister que apresentava o mesmo defeito e ninguém achava. Isolei com silicone várias das partes eletricas e nada,troquei pecas do carburador também que nem precisava,ate que vi aqui no teu blog a dica. Foi na mosca cortei a mangueira na altura do eixo da balança e fim do problema. Muito obrigado pela dica amigo. Fica com Deus e um grande abraço

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  11. Alerta a quem pensa em tampar essa mangueirinha de respiro / ladrão do carburador:
    Se a boia do carburador encantar, a gasolina precisa ir para algum lugar e a mangueirinha é o caminho para jogar ela para fora.
    Com a mangueirinha tampada, a gasolina irá para dentro do motor e poderá dar perda total na primeira tentativa de partida por excesso de fluido dentro do cárter.
    Nunca tampe essa mangueirinha, há dicas no blog sobre como resolver o problema de vazamento. De maneira fácil e sem custo... é só usar a ferramenta de busca do google na barra lateral visível na tela do PC. A barra lateral não cabe na tela do smartphone.
    Um abraço,
    Jeff

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  12. Acabei de comprar uma Kansas e tive o mesmo problema... Coretei a mangueira igual foi sugerido aqui, falta só testar na chuva agora...

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  13. Vou testar isso na minha dafra speed, valeu cara, gostei muito dessa postagem.

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  14. Bom dia, está entrando agua pela tampa do tanque da minha safra speed, preciso comprar outra tampa?

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  15. Bom dia, está entrando agua pela tampa do tanque da minha safra speed, preciso comprar outra tampa?

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  16. Obrigado pela dica amigo, minha Dafra apache acabou de dar esse problema,quando o dia clarear vou tentar o decifrá-lo.

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    1. Olá, Nato!
      Outra possibilidade é o respiro através do miolo da chave na tampa tipo aeronáutica do tanque ficar bloqueada pela goma do combustível evaporado. Isso também faz a moto apagar porque sem entrar ar no tanque a gasolina não desce para a carburação.
      Um abraço e boa sorte,
      Jeff

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  17. O problema da speed 150 é no mata motor,
    Eu sofri pra descobrir isso ,, entrava água e a moto morria so pegava depois de um tempo ,, ai eu secava vom o secador de cabelo e ela voltava a funcionar ,
    Então eu fiz uma ligaçao direta no mata motor e nunca mais tive qualquer problema na chuva
    Espero ter ajudado

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    1. Olá, Bruno!
      Ajudou muito sim, vou incluir essa dica na postagem!
      Um abraço,
      Jeff

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  18. jeff Minha falcon quando fica parada na chuva ate liga normal mas quando ando 100 m ela Começa a falhar somente quando acelero ( na lenta funciona normal ) ja troquei cachimbo e ainda continua ... o q pode ser ???? Se alguem poder ajudar fico grato .

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    1. Olá, Samuel!
      Uma coisa que já vi acontecer é entrar água pela tampa do tanque de gasolina. Mais pesada que o combustível, ela vai para o fundo e é a primeira coisa que vai para o carburador/injeção. Aí na hora em que acelera a água molha a vela, corta a ignição e a moto dá uns estouros.
      É só eliminar esse pouco de água do tanque que a moto volta ao normal. Nas carburadas é só abrir o parafuso do ladrão na parte de baixo da cuba, nas injetadas eu não sei como fazer. Tudo é mais complicado nas injetadas.
      Claro que a solução definitiva está em trocar ou melhorar a vedação da tampa do tanque. Havendo dificuldade de encontrar uma arruela de vedação nova ou original, sempre existe a possibilidade de fazer uma a partir de uma câmara de pneu velha. Mas fique de olho para ver se a borracha não irá apodrecer em contato com a gasolina. Se ela começar a esfarelar, você terá trocado uma dor de cabeça por outra pior.
      Um abraço, e boa sorte,
      Jeff

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  19. A minha Twister ta cortando na pista molhada, dei uma olhada e a mangueira esta muito próxima do solo, vou fazer o procedimento e depois volto pra comentar.

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    1. Olá, V.Goveia!
      Fico no aguardo e na torcida para que resolva o problema!
      Não deixe de conferir também a limpeza do miolo da chave da tampa do tanque de combustível, a goma de combustível evaporado ali acumulada pode dificultar a entrada de ar no tanque e por coincidência o problema se tornar mais evidente em dias de chuva.
      Um abraço,
      Jeff

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  20. Bom dia pessoal.
    Possuo uma Fazer 250/2010 e pela terceira vez acontece algo comigo parecido com os relatos acima.
    O detalhe fica por conta da primeira vez que minha motoca falho devido a água.

    Passei por um alagamento com cerca de 20cm a 30cm de profundidade e uns 50M de extensão, porém sem chuva, pois toda água era decorrente de um vazamento numa tubulação da concessionária de abastecimento.
    Após transpor o alagamento a moto continuou ligada, mas percebi uma redução do giro da marcha lenta e para minha surpresa quando tentei elevar o giro acelerando um pouco a moto morreu.

    De um modo parecido ocorreram mais duas vezes, porém estas outras foram sob chuva sempre da mesma forma, o giro diminui e quando tento eleva-lo a moto morre.

    Ainda não consegui resolver, mas pela forma que ocorreu a primeira vez já posso excluir a possibilidade de entrada de água no tanque através da tampa de abastecimento.

    Assim que conseguir identificar o problema compartilho a solução com vocês.

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    1. Olá, Lucas!
      Pode ter ocorrido a entrada de água pelo escapamento. A água empoçada lá dentro forma uma "rolha" que dificulta a saída dos gases de escape.
      Você não pode descartar a entrada de água pelo ladrão do tanque de gasolina.
      Nas motos com injeção eletrônica existe uma mangueira para deixar escapar o excesso de gasolina, e a ponta dela certamente ficou embaixo da água durante a travessia do alagamento. Em certas condições, é possível haver um refluxo de um pouco de água para o tanque via essa mangueirinha. Bastam algumas gotas para atrapalhar bastante a faísca na vela de ignição.
      Umidade no botão do corta-corrente e no conector da vela de ignição também permitem uma fuga de corrente por fora da fiação, o que enfraquece a faísca.
      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

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  21. E JEFF PARABÉNS pelo Blog, muito bom.
    Sempre que possível dou uma conferida nas postagens.

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  22. Bom dia, a minha Twister ano 2007 tá acontecendo isso... ninguém acha nada nela e só acontece quando chove?? Alguém ajuda?

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  23. O blog é melhor q os mecânicos
    Obrigado me ajudou muito

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  24. No meu caso era a mangueira do ladrão de estava quebrada e amassada na saída do carburador

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