Pode apostar que desde a primeira moto, alguma coisa ela fazia que deixava o velhinho Gotlieb de cabelo em pé (até ele ficar careca).
Geralmente é uma coisinha simples, fácil de resolver, mas até você descobrir, vai penar, xingar, suar, blasfemar e jurar que nunca mais terá uma moto na vida.
E depois que você descobre o macete, esquece o passado, perdoa e diz pra todo mundo que a sua é a melhor moto do mundo.
Existe um problema clássico, o da moto que toma chuva e pára de funcionar e não há quem consiga fazer ela voltar a andar.
Normalmente essa pane é causada por umidade no conector da vela de ignição.
A presença de água permite a fuga da corrente de alta tensão diretamente para o bloco do motor, deixando de gerar faísca na vela, aí o motor não funciona mesmo.
A solução é simples, com a ignição desligada, basta desconectar o cabo da vela e secar o interior do conector, batendo-o na palma da mão para retirar a água e assoprando com força.
Um pano e uma chave de fenda ajudam bastante.
Segunda possibilidade:
Há uma pane que atormenta a vida de alguns proprietários de dafra Kansas 150 e kasinski Mirage 150, suzuki Yes e Intruder 125 (pode acontecer com outros modelos, mas não tenho conhecimento.)
Essas motos costumam apagar sob chuva, o método acima não funciona e ninguém (nas concessionárias) descobre o motivo.
Felizmente os pilotos de motos são solidários por natureza e compartilham suas soluções em rodas de amigos (epa! ficou estranho isso...) ou na internet.
Seguinte:
Em algumas dessas motos, a mangueira do ladrão do carburador é muito comprida, chegando quase até o solo.
A mangueirinha vilã é essa ali embaixo, perto do cavalete...
Pelo jeito, os donos de Kansas 250 também sofrem com o mesmo problema.
Como a pressão no interior do carburador é menor do que a atmosférica, em dias de chuva a mangueira permite aspirar (sugar) a água da rua.
Se a água no exterior da vela é ruim, no interior da câmara de combustão ela vai direto para os eletrodos da vela, fechando um curto circuito e cortando a faísca, a coisa fica pior ainda e o motor não funciona nem com reza braba.
Mas a solução é muito simples:
Acredite ou não, basta cortar um trecho de 5 centímetros, ou afastar a ponta da mangueira do solo.
Uma coisa tão simples, mas que passa despercebida pelos mecânicos das concessionárias, porque quando a moto chega até eles, a condição causadora do problema desapareceu.
Aí eles pensam que se trata de umidade no corta-corrente pu entrada de água no tanque de combustível (que também podem causar esse tipo de problema, mas são mais raros — a moto teria que ficar embaixo de uma goteira para isso acontecer), e trocam a gasolina ou trocam ou enchem de silicone o corta-corrente.
Já adivinhou quem vai pagar a peça mais o serviço e ainda ficar na rua na próxima chuva, xingando, blasfemando e arrancando os cabelos?
Essa solução de cortar a mangueira não é lenda, vi o problema acontecer numa viagem em que estávamos com quatro motos iguais, apenas uma apresentou o problema, justamente aquela que ainda não tinha sido... ahn.... circuncidada.
Foi só cortar a pontinha, foi-se o problema.
E nunca mais o proprietário arrancou seus cabelos, nem ficou careca.
Terceira possibilidade:
Dica do leitor Bruno Pomoreni:
O problema da speed 150 [e provavelmente muitas outras motos] é no mata-motor [interruptor corta-corrente].
Eu sofri pra descobrir isso, entrava água e a moto morria e só pegava depois de um tempo.
Aí eu secava com o secador de cabelo e ela voltava a funcionar, então eu fiz uma ligação direta no mata-motor e nunca mais tive qualquer problema na chuva. Espero ter ajudado.
Ajudou sim, Bruno! Somente os proprietários é que podem falar com bom conhecimento dos macetes de cada modelo! Obrigado pela colaboração!
PS: Para problemas de entrada de água no tanque de combustível, veja a postagem Água na gasolina falsa.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Opa,
ResponderExcluirE até o hoje o proprietário tem é muito cabelo!!! Isso sim!!! rsrsrsr
Abraço,
É, escrevi por sacanagem... hehehe
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Muito obrigado pela dica da mangueira, eu tenho uma mirage 150, vou testar e depois coloco mais um comentário. Abraço.
ResponderExcluirOlá, Gustavo! Espero ter ajudado!
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
boa noite amigo, e o da vela, como resolve?
ResponderExcluirminha falcon ta morrendo, será que tem que trocar o cabo e cachimbo?
Oi amigo, estou com o mesmo problema. como você resolveu?
Excluirabraço
Olá,
ResponderExcluirA troca por peças novas melhora a vedação e costuma eliminar o problema. Mas se acontecer no meio da estrada, secar o cachimbo e melhorar a vedação contra entrada de água usando fita isolante pode te levar para casa até você conseguir resolver o problema definitivamente.
Um abraço,
Jeff
tenho uma 150 speed e me disseram q entra água pelo tanque..
ResponderExcluirBom dia !!! Minha falcon quando fica parada na chuva ate liga normal mas quando ando 100 m ela Começa a falhar somente quando acelero ( na lenta funciona normal ) ja troquei cachimbo e ainda continua ... o q pode ser ???? Se alguem poder ajudar fico grato .
ResponderExcluirDesculpe, não fui informado do seu comentário, respondendo com um ano de atraso, espero que a resposta seja útil para mais alguém:
ExcluirLeia a postagem
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/minha-moto-anda-1-km-e-para-de.html
Um abraço,
Jeff
Amigo obrigado pela dica,esse problema me atormentava a muito tempo. Uma coisa tão simples que me dava tanta dor de cabeça. Tenho uma twister que apresentava o mesmo defeito e ninguém achava. Isolei com silicone várias das partes eletricas e nada,troquei pecas do carburador também que nem precisava,ate que vi aqui no teu blog a dica. Foi na mosca cortei a mangueira na altura do eixo da balança e fim do problema. Muito obrigado pela dica amigo. Fica com Deus e um grande abraço
ResponderExcluirObrigado, Paulo Sérgio, mas o mérito é todo de quem descobriu o problema e postou a solução lá no fórum das motos dafra... eu só republiquei.
ExcluirUm abraço, e fico contente que o blog tenha sido útil,
Jeff
Amigo obrigado pela dica,esse problema me atormentava a muito tempo. Uma coisa tão simples que me dava tanta dor de cabeça. Tenho uma twister que apresentava o mesmo defeito e ninguém achava. Isolei com silicone várias das partes eletricas e nada,troquei pecas do carburador também que nem precisava,ate que vi aqui no teu blog a dica. Foi na mosca cortei a mangueira na altura do eixo da balança e fim do problema. Muito obrigado pela dica amigo. Fica com Deus e um grande abraço
ResponderExcluirAlerta a quem pensa em tampar essa mangueirinha de respiro / ladrão do carburador:
ResponderExcluirSe a boia do carburador encantar, a gasolina precisa ir para algum lugar e a mangueirinha é o caminho para jogar ela para fora.
Com a mangueirinha tampada, a gasolina irá para dentro do motor e poderá dar perda total na primeira tentativa de partida por excesso de fluido dentro do cárter.
Nunca tampe essa mangueirinha, há dicas no blog sobre como resolver o problema de vazamento. De maneira fácil e sem custo... é só usar a ferramenta de busca do google na barra lateral visível na tela do PC. A barra lateral não cabe na tela do smartphone.
Um abraço,
Jeff
Acabei de comprar uma Kansas e tive o mesmo problema... Coretei a mangueira igual foi sugerido aqui, falta só testar na chuva agora...
ResponderExcluirVou testar isso na minha dafra speed, valeu cara, gostei muito dessa postagem.
ResponderExcluirBom dia, está entrando agua pela tampa do tanque da minha safra speed, preciso comprar outra tampa?
ResponderExcluirBom dia, está entrando agua pela tampa do tanque da minha safra speed, preciso comprar outra tampa?
ResponderExcluirObrigado pela dica amigo, minha Dafra apache acabou de dar esse problema,quando o dia clarear vou tentar o decifrá-lo.
ResponderExcluirOlá, Nato!
ExcluirOutra possibilidade é o respiro através do miolo da chave na tampa tipo aeronáutica do tanque ficar bloqueada pela goma do combustível evaporado. Isso também faz a moto apagar porque sem entrar ar no tanque a gasolina não desce para a carburação.
Um abraço e boa sorte,
Jeff
O problema da speed 150 é no mata motor,
ResponderExcluirEu sofri pra descobrir isso ,, entrava água e a moto morria so pegava depois de um tempo ,, ai eu secava vom o secador de cabelo e ela voltava a funcionar ,
Então eu fiz uma ligaçao direta no mata motor e nunca mais tive qualquer problema na chuva
Espero ter ajudado
Olá, Bruno!
ExcluirAjudou muito sim, vou incluir essa dica na postagem!
Um abraço,
Jeff
jeff Minha falcon quando fica parada na chuva ate liga normal mas quando ando 100 m ela Começa a falhar somente quando acelero ( na lenta funciona normal ) ja troquei cachimbo e ainda continua ... o q pode ser ???? Se alguem poder ajudar fico grato .
ResponderExcluirOlá, Samuel!
ExcluirUma coisa que já vi acontecer é entrar água pela tampa do tanque de gasolina. Mais pesada que o combustível, ela vai para o fundo e é a primeira coisa que vai para o carburador/injeção. Aí na hora em que acelera a água molha a vela, corta a ignição e a moto dá uns estouros.
É só eliminar esse pouco de água do tanque que a moto volta ao normal. Nas carburadas é só abrir o parafuso do ladrão na parte de baixo da cuba, nas injetadas eu não sei como fazer. Tudo é mais complicado nas injetadas.
Claro que a solução definitiva está em trocar ou melhorar a vedação da tampa do tanque. Havendo dificuldade de encontrar uma arruela de vedação nova ou original, sempre existe a possibilidade de fazer uma a partir de uma câmara de pneu velha. Mas fique de olho para ver se a borracha não irá apodrecer em contato com a gasolina. Se ela começar a esfarelar, você terá trocado uma dor de cabeça por outra pior.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
A minha Twister ta cortando na pista molhada, dei uma olhada e a mangueira esta muito próxima do solo, vou fazer o procedimento e depois volto pra comentar.
ResponderExcluirOlá, V.Goveia!
ExcluirFico no aguardo e na torcida para que resolva o problema!
Não deixe de conferir também a limpeza do miolo da chave da tampa do tanque de combustível, a goma de combustível evaporado ali acumulada pode dificultar a entrada de ar no tanque e por coincidência o problema se tornar mais evidente em dias de chuva.
Um abraço,
Jeff
Bom dia pessoal.
ResponderExcluirPossuo uma Fazer 250/2010 e pela terceira vez acontece algo comigo parecido com os relatos acima.
O detalhe fica por conta da primeira vez que minha motoca falho devido a água.
Passei por um alagamento com cerca de 20cm a 30cm de profundidade e uns 50M de extensão, porém sem chuva, pois toda água era decorrente de um vazamento numa tubulação da concessionária de abastecimento.
Após transpor o alagamento a moto continuou ligada, mas percebi uma redução do giro da marcha lenta e para minha surpresa quando tentei elevar o giro acelerando um pouco a moto morreu.
De um modo parecido ocorreram mais duas vezes, porém estas outras foram sob chuva sempre da mesma forma, o giro diminui e quando tento eleva-lo a moto morre.
Ainda não consegui resolver, mas pela forma que ocorreu a primeira vez já posso excluir a possibilidade de entrada de água no tanque através da tampa de abastecimento.
Assim que conseguir identificar o problema compartilho a solução com vocês.
Olá, Lucas!
ExcluirPode ter ocorrido a entrada de água pelo escapamento. A água empoçada lá dentro forma uma "rolha" que dificulta a saída dos gases de escape.
Você não pode descartar a entrada de água pelo ladrão do tanque de gasolina.
Nas motos com injeção eletrônica existe uma mangueira para deixar escapar o excesso de gasolina, e a ponta dela certamente ficou embaixo da água durante a travessia do alagamento. Em certas condições, é possível haver um refluxo de um pouco de água para o tanque via essa mangueirinha. Bastam algumas gotas para atrapalhar bastante a faísca na vela de ignição.
Umidade no botão do corta-corrente e no conector da vela de ignição também permitem uma fuga de corrente por fora da fiação, o que enfraquece a faísca.
Boa sorte com sua máquina!
Um abraço,
Jeff
E JEFF PARABÉNS pelo Blog, muito bom.
ResponderExcluirSempre que possível dou uma conferida nas postagens.
Obrigado!!
ExcluirUm abraço,
Jeff
Bom dia, a minha Twister ano 2007 tá acontecendo isso... ninguém acha nada nela e só acontece quando chove?? Alguém ajuda?
ResponderExcluirO blog é melhor q os mecânicos
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito
No meu caso era a mangueira do ladrão de estava quebrada e amassada na saída do carburador
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