Explora-se demais os brasileiros...
Ganha-se muito dinheiro às custas da ingenuidade do povo.
Não seja enganado!
Em qualquer lugar do mundo, paga-se muito menos por uma moto. Bom, paga-se muito menos por qualquer coisa, mas vamos ficar com o exemplo das motos.
Todo mundo conhece a marca de motos mais famosa do Brasil, e
o bordão é bem conhecido.... se não for da tal marca, não vale a pena, não é
moto, é xing-ling, e por aí vai.
As motos da marca famosa são de boa qualidade?
Sim, são. Ampla rede de
concessionárias, ampla oferta de peças inclusive no mercado paralelo.
Mas o que muito pouca gente questiona e procura saber é o
preço que todos nós pagamos por isso durante décadas.
Comenta-se que para viabilizar a existência da zona franca
de Manaus, o governo militar fechou um acordo com eles, que em troca do "sacrifício" de ir construir um parque industrial longe de tudo e de todos, passaram a ter exclusividade no mercado nacional por vários anos.
Enquanto durou essa
exclusividade, desovou-se no mercado milhares e milhões de unidades de um modelo
consagrado, mas inerentemente inseguro por conta do projeto arcaico de freios a
tambor, muito aquém de outros produtos destinados a mercados mais exigentes.
Na verdade, aquém até mesmo do que eles comercializam em mercados como a Índia e a Tailândia.
Na verdade, aquém até mesmo do que eles comercializam em mercados como a Índia e a Tailândia.
Minha primeira moto era um desses modelos defasados, e com ela caí 12
vezes. Muitos desses tombos teriam sido evitados com freios mais eficientes; e
muitos deles foram causados diretamente pela ineficácia dos freios. (Hoje sei disso porque minha moto orgulhosamente xing-ling é equipada com um
ótimo freio dianteiro a disco e traseiro a tambor bem dimensionado.)
E por conta daquela exclusividade que garantiu a fama desse fabricante, foi conquistado um mercado que não percebe o quanto paga caro pelo
“privilégio” de rodar com motos pé-de-boi inerentemente inseguras.
Ou versões inferiores às que são comercializadas no resto do mundo (os modelos top vendidos aqui não têm regulagem de manetes e suspensões... no Canadá e Europa, têm.)
Ou versões inferiores às que são comercializadas no resto do mundo (os modelos top vendidos aqui não têm regulagem de manetes e suspensões... no Canadá e Europa, têm.)
Não vou fazer propaganda de ninguém, mas se você pesquisar
no mercado encontrará motos zero km honestas com freio a disco por cerca de 4 a 5 mil
reais.
Algumas são melhores que outras, pesquise bem antes de optar por qualquer
uma delas. Considere o preço de venda e a assistência que você terá depois (se tiver).
Rodar, todas elas rodam (algumas não tão bem, por vibração excessiva), e a maioria certamente pára melhor do que os famosos modelos consagrados pelos quais você pagaria
muito mais.
Mas o propósito aqui não é dizer compre uma moto alternativa;
o propósito aqui é conscientizá-lo do quanto estão lucrando indevidamente em
cima de você.
Considere o seguinte:
Quem está vendendo uma moto 125/150 chinesa a 4 mil reais não está fazendo
caridade. Está tendo um bom lucro sobre esse valor, pode acreditar.
Se você morasse nos EUA, poderia comprar essas motos pelo
correio e receberia na porta de sua casa um caixote com uma moto 125/150 semimontada.
Imagem: http://www.hooperimports.com distribuidor de motos chinesas nos USA.
Imagem: http://www.hooperimports.com distribuidor de motos chinesas nos USA.
Seu trabalho seria abrir a embalagem, encaixar o guidão, as rodas e a
corrente, ajustar os comandos e apertar os parafusos, colocar óleo e
combustível e sair rodando para fazer a documentação.
E por esse caixote você pagaria menos de 600 dólares. Ou 1200
dilmas em tempos de dólar normal.
No Brasil você paga 5 a 7 vezes esse valor em
troca de uma garantia e assistência técnica que na imensa maioria das vezes só
existe na hora de vender a moto. No gogó do vendedor.
Aquele é o preço com que essas motos chinesas são comercializadas ao
redor do mundo, menos no Brasil.
Sim, o pessoal aproveita para arrancar o couro do
brasileiro, porque o brasileiro é muito mal informado.
Também, só assiste a
rede golbo, vai esperar o quê, né?
E isso vale não só para as motos chinesas supostamente de qualidade inferior não.
A fábrica mais famosa comercializa na Argentina, aqui do
lado, motos pelo mesmo valor em pesos que aqui são cobrados em reais.
A diferença é que o peso vale aproximadamente a metade do real.
Então eles pagam por uma moto 250 na Argentina o equivalente em reais que nós pagamos por uma 125 no Brasil. (E lá as motos rodam com gasolina de verdade, não essa imitação alcoolizada que no mundo todo é conhecida como gasohol, seu uso é desaconselhado por todos os fabricantes, mas aqui é a única opção vendida a preço de gasolina das mais caras do mundo).
Isso é que é real.
Quer ver outro exemplo?
Fonte: Revista Duas Rodas edição nº 441 de junho de 2012 citando matéria da edição de junho de 1992.
Quando foi lançada no Brasil, a Teneré 600 custava apenas o
dobro do preço de uma NX 150 Bros. Taí a capa da revista com a reportagem.
"A YAMAHA CUSTA O DOBRO E TEM QUATRO VEZES A CILINDRADA DESTA HONDA"
Sabe quanto custa hoje uma Teneré 660?*
31.110 reais, praticamente 4 VEZES mais do que uma Bros.
Os custos de fabricação (aço, borracha, plásticos, fiação,
mão de obra, etc.) são proporcionais ontem e hoje.
O que explica algo passar a
custar comparativamente 2 vezes mais caro em apenas 10 anos?
Ganância.
E a inocência dos brasileiros que topam tudo, até juros escorchantes para ter a sonhada moto zero.
O que se paga de juros em financiamento bancário no Brasil,
em país nenhum do mundo os banqueiros têm tamanha cara de pau de cobrar.
Iriam para a cadeia se lá o fizessem.
Por isso, pesquise muito antes de comprar uma moto zero km.
Junte o dinheiro e compre à vista, exigindo um bom desconto. Não caia naquele
conto do preço à vista é o mesmo do preço à prazo, ou da prestação que cabe no bolso.
Faça as contas:
Faça as contas:
Não é justo pagar para o banco uma segunda moto inteirinha.
Ainda mais levando em conta que você já está pagando bem mais do que o resto do mundo.
Depois dos congelamentos de preço vividos nos governos
Sarney e Collor, todo mundo tabelou os preços lá em cima. Existe muita gordura
a ser cortada antes que os preços cheguem a patamares decentes.
Quer saber?
Não compre uma moto zero km.
Se todo mundo fizer isso durante algum tempo, os preços vão
cair que nem manga madura.
Alguns vão cair que nem jacas.
Um abraço,
Jeff
* Todos os preços base junho de 2012, mesma edição da revista.
PS: Se você ainda tiver alguma duvida, assista o filme do Otário. Você ficará
estarrecido com as verdades que são mostradas ali. O mesmo que é dito para os
carros também se aplica às motos. E televisores, máquinas de lavar,
geladeiras....
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Aqui no Brasil pagamos caro até por políticos, imagina por outras coisas... kkkkkkkkkk
ResponderExcluirAS MELHOERS MOTOS SÃO AS JAPONESAS
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