Se forem apenas um ou dois, não se preocupe, isso é normal quando se reduz de marcha e não significa necessariamente uma má regulagem do motor.
Para a regulagem do carburador, o caminho do meio é o ideal, já dizia Sidarta Gautama.
Imagem: De alguém do Facebook, mas como estou banido, não tenho como saber de quem é para os devidos créditos. Culpa do Dooku.
Um ou dois estouros no escape nas reduzidas violentas são normais, agora fabricação de pipocas indica excesso excessivo (ops!) e isso pesa no bolso.
Uma regulagem econômica não causa estouro nenhum, mas mas em compensação faz o motor trabalhar mais quente do que o normal, então também não é uma condição saudável.
A gasolina que pipoca no escapamento é aquela que não foi queimada durante o funcionamento do motor durante a redução.
O motor estava trabalhando num regime de alta rotação com um determinado volume de mistura e de repente você corta o ar (o carburador fundamentalmente é uma válvula de ar que mistura a gasolina proporcionalmente ao ar).
Então, na transição entre um regime de trabalho e outro, o excedente de gasolina acaba indo para o escape.
Isso não quer dizer necessariamente que o consumo esteja acima do recomendável, mas apenas que sobrou um pouco de gasolina durante aquela transição.
Quem vai te dizer se o motor está precisando de regulagem ou não é o consumo, se ele estiver normal, não há com que se preocupar.
E vale a pena sempre usar o freio-motor nas desacelerações, porque além de ajudar a reduzir a velocidade da moto, facilita muito a mudança de marchas, e é superimportante estar sempre na marcha correta para cada velocidade.
Isso pode fazer muita diferença numa situação de frenagem de emergência, quando você for obrigado a sair rápido do local porque outros carros vão ter dificuldade de parar atrás de você, ou a situação exigir que você saia de lá rapidinho (por exemplo, um carro desgovernado vindo na sua direção).
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Jeff, não sei se irá ver esse comentário num post tão antigo, mas recentemente comprei uma ponteira nova pra minha moto- cb300 -nada de ficar ensurdecedor, mais um ronco um pouco mais encorpado. Pois bem, tudo bem lindo ronco maneiro mas ela começou a pipocar demais em desacelerações, isso ta me preocupando porque na ponteira original (aquele trambolho parecido com uma bazuca) ela ou não pipocava ou era muito bem abafada. Ainda não consegui fazer uma média de combustível para ver se esta consumindo mais, porém se estiver (deuzolivre) como consigo acertar isso numa moto injetada (não me atrevo a mexer nela com medo de meu cabeçote ir pro espaço, e tenho um medo medonho -hehe- de mexer na relação estequiometrica e ela começar a trabalhar quente demais). Falo isso não porque me incomoda (gosto dos arrotos raivosos hehe) mas se ela estiver consumindo mais vou deixar original pois a economia é mais importante no caso.
ResponderExcluirOlá, Lucas!
ExcluirO que acontece é que com a ponteira de saída mais livre, uma quantidade maior de mistura ar/combustível não encontra contrapressão de gases quando entra na câmara de combustão e acaba atravessando livre por ela no breve momento em que ambas as válvulas de admissão e escape se encontram abertas. O aumento de consumou é natural porque você está jogando gasolina fora pelo escapamento e compensando automaticamente a perda do desempenho botando mais peso na mão do acelerador.
Ess aé uma das coisas que o pessoal não fala na hora de vender a ponteira.
Outra coisa que eles não falam é que o seu sistema de injeção está calibrado para a ponteira original. Evitar pipocos pode exigir um remapeamento para as novas condições que podem estar além da capacidade do sistema original.
Outro risco que existe em escapes totalmente abertos e é extremamente grave é que a fuga de mistura pela válvula de escape provoca um choque térmico para o qual ela não foi projetada e que se repete milhares de vezes por minuto. Isso acaba criando microfissuras na superfície da haste da válvula que com o tempo evoluem para fissuras que causarão a quebra da válvula.
O resultado é desastroso, pistão quebrado, cilindro riscado, biela torta, virabrequim danificado, eventualmente até estouro da carcaça dependendo de como o teco de válvula conseguir travar o pistão...
Assista o vídeo daquela postagem sobre o limite de giros do motor para ver o que pode acontecer em caso de estouro de válvula causando travamento e quebra de biela.
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html
O aumento do consumo é algo que você vai precisar se acostumar. Toda melhora de desempenho do motor só pode vir de um lugar, queimar mais combustível.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
Ou queimar melhor, que seria o trabalho de afinação do motor eliminando rebarbas e polindo dutos de admissão. Mas a troca de ponteira e eliminação ou aumento da malha do filtro dão um ganho maior e mais perceptível.
ExcluirNenhum vendedor desses equipamentos diz que o ganho ocorre à custa da vida útil e economia do motor.
Eu de enovo,
Jeff
Obrigado jeff, sempre um professor, a ponteira não é totalmente aberta, tem 2 "filtros" dentro (usei filtro porque não sei ao certo o que é, mas são duas placas cheias de furinhos uma que fica perto da entrada do cano de escape e outra na saida da ponteira). o consumo vou apurar amanhã que ja zerei o hodometro. Obrigado.
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