sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

shineray processada pela honda por uma péssima ideia... na verdade, duas.

Agradeço ao amigo forumeiro viageiro estradeiro WD±40 Cássio dono da Kansas Carol que me avisou sobre a reportagem! O Cássio, não a Carol. A Carol não fala comigo, ela só conversa com a Jezebel. E com o Cássio.

A honda finalmente ganhou a ação por plágio que moveu contra a shineray:
Imagem e reportagem: https://www.noticiasautomotivas.com.br/shineray-e-condenada-a-indenizar-honda-por-copia-de-motocicletas/

Plágio é fruto furto de ideias, é ganhar dinheiro com algo que você não teve o trabalho de criar.

Bem feito para a shineray que em vez de desenvolver um design próprio preferiu copiar o pior projeto da honda sem pagar um tostão para a autora da ideia.

Aliás, ideia de jerico da honda de lançar uma moto com os piscas integrados ao farol, algo vetado pela legislação internacional.
Motor Vehicle Act Regulations - Canadá e outros países — clique na figura ou abra em outra página que aumenta e fica legível. http://www.bclaws.ca/Recon/document/ID/freeside/26_58_01


Piscas integrados ao farol não oferecem segurança aos usuários da moto.


O brilho do farol impossibilita a visualização das setas acionadas.

Faltou bom senso na hora de projetar a moto. Que falta que faz o senhor Soichiro no comando da empresa...

Conforme foi denunciado aqui, a honda retirou esse modelo do mercado depois de um breve período.

E teve a cara de pau de lançar as CG 2013 se vangloriando de que os novos piscas atendiam à legislação...
Denúncia: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/09/uma-modinha-e-milhoes-de-motos.html
Denúncia: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/01/a-conclusao-final-que-chegamos.html

"Atualizados, os novos piscas atendem às normas internacionais de iluminação e possuem excelente sinalização." Sério, escreveram isso no site da honda... 

Normas e excelência que os modelos anteriores parecidos com esse modelo chupado aí em cima também não atendem e não possuem.

O curioso é que a shineray terá de indenizar a honda por ter copiado o design, inclusive o malfadado farol com piscas invisíveis por causa da proximidade com o farol aceso.

A honda tirou a moto de linha e matou esse estilo de reestilização porque o não atendimento às normas internacionais estava impossibilitando a venda nos países sérios...

Um modelo como esse não seria homologado por lá.

Homologação é o processo de análise rigorosa que as autoridades competentes fazem para autorizar a venda de veículos minimamente seguros — ou vetar a comercialização de veículos evidentemente inseguros — em um país. Um país sério.

Se o processo de homologação falhasse e permitisse o lançamento desse modelo por lá, teriam sido obrigados a fazer um dos recalls mais vergonhosos da história mundial.

Mas aqui no Brasil a honda homologou, lançou, vendeu pra dedéu, tirou o modelo do mercado sem convocar recall e ficou tudo por isso mesmo...

Problema dos milhões de donos de CG 2009 a 2013 e todas as shineray Max... 

Só podem confiar que os outros NÃO estão vendo sua sinalização.

Se eu fosse a shineray, processava a honda por colocar no mercado um produto com uma falha tão grave de projeto...

Hummm... pensando bem, não haveria como isso acontecer.

Porque eu já começaria não copiando o projeto de ninguém...

Bom carnaval,

Jeff

18 comentários:

  1. Jeff, lhe desejo, também a sua família e leitores, um Carnaval abençoado, tranquilo e na Paz.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Desejo o mesmo para você e família!
      Retribuo o abração,
      Jeff

      Excluir
  2. Oi Jeff ! Bah uma vez ouvi falar que a shyneray era da honda, e infelizmente sou proprietário dessa cg titan 150 ano 2009 na epoca quando comprei não tinha muito conhecimento e nem tinha me ligado no fato dos piscas integrado no farol não dar muita visibilidade , paciência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!
      Eu procuro sempre divulgar isso para que os proprietários tomem mais cuidado. Confiar que sua sinalização esteja sendo vista pode causar uma situação de risco, então tome cuidado redobrado.
      Não deixe de dar seta, mas saiba de antemão que ninguém estará vendo sua sinalização dianteira.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  3. Acho que ambas deveriam ser processadas, condenadas à morte por fuzilamento e as respectivas famílias pagarem o preço das balas >:-(
    Não suporto carnaval, mas tenha um bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obraigado, mas bahhh, quisera eu ter feriado... trabalhando aqui sábado e domingo e segunda e terça...
      Mas tente aproveitar o feriado aí... o terrível do carnaval é que para a gente que anda de moto o trânsito vira um inferno com o monte de bebuns ao volante... e bebuns ao guidão também...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Obraigado foi erro de digitação, não foi bebum ao teclado não...
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir
  4. Marcus e Letícia: Somos proprietários de uma zig 50 aqui no RJ. Infelizmente não imaginávamos o que você acabou de elucidar com essa matéria. A zig tem o mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcus e Letícia!
      É verdade, nunca tinha reparado nisso, os píscas da dafra Zig são próximos do farol. E dando uma conferida rápida, a antiga yamaha Neo padece do mesmo mal.
      Farei uma postagem sobre esse problema nas motonetas, valeu pela lembrança!
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Pois é. Como se já não nos bastasse a baixíssima cilindrada. Ainda nos perguntamos se a zig é realmente a crypton de roupa nova.
      À proposito, a dona Dafra induz o cliente ao erro também no manual da nossa Zig 50 ao informar ao cliente para verificar o nível do óleo sem colocar o motor em funcionamento por um tempo. Novidade...

      Excluir
    3. Sério que usaram esse argumento para vender a moto? Barbaridade...
      A primeira ocorrência da dafra adotando essa técnica de não falar para ligar o motor eu pensava que tinha sido quando adulteraram o manual do proprietário da Kansas para tapear o ministério público federal na ação que movi contra eles.
      Mas se já faziam isso na Zig, a prática é anterior em pelo menos um ano.
      Ou tem gente da concorrência trabalhando lá dentro para acabar com essa empresa e esses burros não percebem, ou a burrice de quem fabrica é tamanha que não atenta para as consequências dessa prática.
      Não é à toa que uma marca que chegou a empatar com a suzuki em vendas despencou para a irrelevância de mercado que é hoje. A empresa somente sobrevive montando indians e ducatis.
      Isso até esses caras ficarem cheios de tanta incompetência.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Jeff, lembra do XXXXXXXX, aquele garoto moto filmador que teve a moto partida ao meio num racha em altíssima velocidade? Pois é, o sujeito tá de volta e olha o que ele já está fazendo de novo e a meninada achando o máximo, no vídeo que ele postou no dia 25 de Fevereiro. Não tenho jeito não...
    Abraço.

    Não, Pedro F. Não lembro de você não. Deveria?
    Continue assim que logo ninguém mais vai se lembrar.
    Só não leve um inocente junto contigo, ok?
    No mais, a vida é tua, curta ela.
    Entenda como quiser.
    Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só explicando para quem não entendeu a resposta atravessada:
      O indivíduo acima quis trollar enviando o link do vídeo dele no youtube. Devidamente removido o link, republiquei o texto para todo mundo poder ler e ele ficar chateadinho que o truque não colou.
      Abraço aos leitores,
      Jeff

      Excluir
    2. Bahhh, essa foi muito inteligente. Valeu Jeff.
      Quanto ao trabalho em feriado de Carnaval, nós que somos autônomos (não confundam com autômatos), ficamos aliviados quando as estalecas entram. Fico feliz por você estar se recuperando das dificuldades no passado.
      As orações não param e sigamos na caminhada.
      Abração.

      Excluir
    3. Obrigado, José Carlos!
      Quem sabe ainda volto a pegar a estrada. Já faz um ano que fiquei no estaleiro lá em Santa Catarina... espero poder voltar um dia.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  6. Estava pensando se não seria melhor embutir o pisca no retrovisor da moto. Com os leds que temos hoje e uma lente adequada, creio que seria perfeitamente possível fazer a combinação sem comprometer a estética da moto. E não teria como não ver que o condutor está dando seta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, McGyver!
      Essa gambiarra já inventaram lá fora...
      Tem até um modelo com pisca no lado dianteiro e luz indicadora do pisca na borda traseira do mesmo lado que o espelho.
      Também existe a opção de embutir os leds na baste do espelho.
      Inconveniente: o tamanho diminuto tanto dos espelhos quanto dos piscas não os tornam mais visíveis que os piscas independentes.
      E as luzes indicadoras só servem de referência para o piloto, um motorista ou outro motociclista não enxergariam. E dada a agilidade da moto, também seriam ignorados.
      Se os espelhos fossem de tamanho grande funcionariam melhor como piscas dianteiros?
      Não sei não, eles ficariam em posição meio elevada... uma altura incomum talvez confundisse motoristas em um momento decisivo como aquele de entrar na frente de uma moto. Já não veem o farol, o que dirá os piscas...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Gambiarra no bom sentido... de "gambiarra que o McGyver faria".
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir