quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cruzamentos, travessias e motinhos engasgando

Esqueci de comentar na postagem de ontem:

Motociclistas novatos também confiam demais em suas motos.

Se esquecem ou ainda não sabem que motos volta e meia engasgam por vários motivos.

Alguns pilotos só descobrem da pior maneira possível que elas podem falhar na hora em que estão tentando atravessar um cruzamento movimentado ou uma BR.
Imagem meramente ilustrativa e reportagem: http://jornalfatonafoto.com.br/polemica/acidente-envolvendo-carro-e-moto-no-cruzamento-das-ruas-caingangs-e-iporans — Não dizem que foi esse o caso, mas o resultado é sempre o mesmo...


Imagem meramente ilustrativa e reportagem: http://carlsonpessoa.blogspot.com.br/2016/06/motocicleta-e-carro-colidem-em.html — Esse acidente foi causado por inexperiência em frear a moto, mas o resultado é o mesmo.

Motos de pequena cilindrada estão mais sujeitas a esse tipo de ocorrência:

A moto pode apagar justamente ao ser exigida para uma aceleração intensa — aquela com a qual você conta para te livrar de uma encrenca. 

Motores de pequena cilindrada são motores fracos.

Quando exigidos no limite, não aguentam o esforço e desmaiam param de funcionar, simples assim.

Isso é relativamente comum para novatos em saídas em primeira marcha também nos carros, mas nas motos é muito mais fácil de acontecer.

O novato ainda não domina muito bem o quanto pode acelerar e exigir do motor sem o risco de ele apagar, então ainda toma cuidado.

O problema é quando ele pensa que não é mais novato... 

Ele já domina a técnica de aceleração sem deixar o motor morrer, mas não conta com outros fatores próprios da motocicleta.

Na hora em que aposta tudo em uma travessia arriscada, a moto estanca bem na frente do carro.

Justamente na hora em que o motor não podia morrer, ele morre.

Quatro fatores principais colaboram para isso:

1) Por ser pequeno, o motor da moto não conta com reserva de potência e torque — ele já está mais perto do limite de morrer ao ser exigido.

2) Como possuem apenas um cilindro, uma falha momentânea do único cilindro é uma falha momentânea total de todo o motor.

Em baixa velocidade, como não há outros pistões ajudando a manter o motor girando, é mais fácil ele parar completamente do que falhar e voltar a funcionar por si só.

3) Justamente por causa dessa limitação, os motores de motos sofrem muito mais por falta de manutenção adequada. 

Sujeira acumulada no filtro de ar e desgaste dos eletrodos da vela de ignição prejudicam a força da explosão.

Um motor já no limite e que fica impedido de dar 100% do que é capaz está ainda mais propenso a engasgar e morrer de repente quando exigido intensamente.

4) Ao contrário dos carros, a moto se inclina para fazer conversões — e isso é causa de muitas engasgadas que o pessoal não associa causa e efeito.

Causas:

a) Ao se inclinar, basta uma gotinha de água acumulada no fundo do tanque entrar no circuito de combustível do carburador ou da bomba da injeção para a explosão deixar de ocorrer momentaneamente.

Essa água pode entrar no tanque pela vedação desgastada da tampa do tanque de combustível em dias de chuva, ou vir junto com a gasolina que você acabou de abastecer naquele posto não muito confiável...

b) Ao se inclinar, motos carburadas podem apresentar falhas no preenchimento da cuba do carburador.

A cuba precisa estar com o nível correto de combustível para manter um fluxo coerente dentro do carburador.

A pressão com que o combustível chega ao carburador determina a velocidade e a perfeição do enchimento da cuba.

E nas motos carburadas, essa pressão de preenchimento da cuba é determinada pela quantidade (peso) do combustível dentro do tanque.

Essa pressão é aquela que sobra depois conseguir passar pela tela do filtro da torneirinha (que pode estar meio obstruída por sujeira acumulada em anos) e pela mangueirinha — que com o tempo pode se deformar, dobrar e estrangular a passagem de gasolina.

Esse probleminha aparece principalmente quando você está com pouca gasolina no tanque... 

Como desaparece depois do abastecimento, a gasolina leva a culpa e a turma acaba esquecendo até ele acontecer de novo.

E quando volta a acontecer na pior hora, vira um problemão.


São probleminhas que não acontecem quando a moto é nova e que você não espera que venham a acontecer... 

Mas a moto envelhece, as vedações se desgastam, os filtros ficam obstruídos e algumas manias começam a aparecer.

Naquele momento decisivo em que você pede mais gasolina para acelerar, uma pequena gota de água ou bolha de ar / vapor de combustível entra no circuito do carburador / injeção e causa a engasgada do motor.

Essa engasgada imprevista pode ser suficiente para impedir o término de uma travessia arriscada antes da chegada do carro, ônibus ou caminhão.

Não acontece nas motos novas, mas começa a aparecer em motos mais rodadas, quando o motociclista pensa que já conhece tudo da moto — motos adoram causar surpresas.

Essa é mais uma particularidade da mecânica das motos e mais um motivo para você não se arriscar em cruzamentos e travessias sem ter uma boa margem de segurança sobre a margem de segurança.

É claro, manter a manutenção e limpeza dos filtros em dia também é um fator essencial — mas quem faz isso?

Abração,

Jeff

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