quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Reflexões sobre a postagem de ontem — aproveite pra ler que o asteroide vai cair já, já

Analisando a dinâmica do quase acidente de ontem (vídeo novamente ao final desta postagem):

Como não cair na armadilha em que eles caíram?

Vamos começar pelo piloto que quase bateu no carro, o primeiro a entrar na garagem:

Note que o motorista não invadiu a pista da moto.

O piloto apenas se assustou porque tencionava fazer uma tomada de curva no limite da faixa dele...

Mas aí ele iria passar muito perto do carro...

Ao ser obrigado a desviar da trajetória pretendida, ele estava em velocidade alta demais para conseguir contornar a curva.

A atitude da moto parece indicar uma frenagem súbita com o pneu traseiro derrapando.

Por sorte havia a entrada da garagem do pacato cidadão logo à sua frente...

Já o segundo piloto teve a visão atraída totalmente pelo drama do amigo à frente:

Literalmente, a visão dele se fechou no túnel onde o amigo dele foi parar.

Outro grande risco da situação que não comentei ontem foi o de aparecer um carro e acertar em cheio o pessoal invadindo a contramão.

Coisa que dá arrepio só de pensar.

Então qual a estratégia para não ser surpreendido em uma curva?

Primeira coisa, não conte em usar o limite de sua faixa para fazer uma curva.

Maneire a velocidade, porque se você depende de uma tangente perfeita para completar a curva, você está pilotando errado.

Tangentes e trajetórias perfeitas são preocupação de alguém em uma pista de corrida, não no trânsito comum.

Trajetórias precisam ser alteradas por proximidade de outros veículos, buracos e irregularidades na pista, gambás, preguiças e sucuris aparecendo de repente no meio da estrada...

Segunda coisa, entre focado em fazer a curva.

Pode aparecer o papa com uma camisa da seleção brasileira segurando um cartaz escrito iVIVA PELÉ!, sua atenção e seu olhar precisam estar no fim da curva e não em algo que apareça no meio dela — por mais que chame sua atenção.
Imagem: Sério que você achou mesmo que eu ia encontrar uma imagem do papa com a camisa da seleção brasileira segurando um cartaz escrito iVIVA PELÉ!????

Olhe para onde quer chegar — o final da curva lá na frente — e sua moto irá para lá automaticamente.

Olhe para onde você NÃO QUER se estatelar e sua moto providenciará uma temporada no hospital para tu. E eventualmente algum amigo te acompanhando. 

O mesmo raciocínio vale para o filmador.

Por mais que você goste do seu amigo, você tem que gostar mais de você mesmo.

Se os dois se acidentarem, quem vai chamar o resgate?

Focar em terminar a curva e parar a moto com segurança pode ser fundamental para salvar a vida do seu amigo acidentado.

Se distrair com o acidente dele pode fazer os dois ficarem rezando para alguém encontrar vocês dois caídos em um barranco no meio da serra de Nhoquerê da Mata Dentro.

Quem sabe o papa. Ou a rrrruuuuiva da moto.

Se quiser rever o vídeo para tirar dúvidas, aí vai:

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Continuo pagando um pau pra casa que eles entraram, imagine as possibilidades...
    Mudando de assunto hoje me preparei pra testar melhor meu novo pneu traseiro ou pelo menos tentar entende-lo. Conferi toda a minha segurança ate verifiquei a pista antes de tentar(area industrial plena sexta só eu e Deus) escolhi uma area segura, limpa, aberta e é claro com uma curvinha legal e com o asfalto bom. Resultado: em comparacao com o duratraction eu preciso mesmo fazer uma rotacao maior(preciso me acostumar) mas ela deitou que foi lindo quase ate raspar, mas nao supera o duratraction. Agora sei os limites.

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    1. Conhecer os limites da moto é fundamental, pode fazer toda a diferença em uma de real necessidade.
      Parabéns pela iniciativa!
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Essa questa da mmoto ir pra onde vc olha eh uma verdade mesmo, eu aprendi ate como pedestre. Se cometeu um erro e esta no meio da pista... se vc olhar para o carro, vc paralisa de medo e nao sai do lugar.
    Com a moto é a mesma coisa... viu um carro vindo, tenta usar a visao periferica e foca na frente senao é batida feia.

    Eu quantas vezes escapei de acidentes por esse simples detalhe...

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