segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O verdadeiro motivo para as suzuki fundirem o motor...

ATUALIZAÇÃO: Escrevi esta postagem sem um detalhe importante que passou despercebido... a suzuki entra em contradição no manual e induz a novos erros. 

Fazer alterações nesta postagem resultaria em um texto muito confuso, então a postagem de hoje à tarde (08/02) esclarece esse assunto e aborda outros. 

Peço a quem notar essa incoerência para ter um pouco de paciência, e leia as duas postagens antes de iniciar a chuva de críticas. Eu mereço.

Há uma crença generalizada entre os proprietários de suzuki de que seus motores podem e devem usar óleo 10W-40...

Não podem e não devem, mas essa crença é muito comum.

É um erro que dá grande prejuízo e vem sendo cada vez mais divulgado na internet...

E você sabe de onde veio essa crença?

Assista este vídeo que vale muito a pena, é uma aula sobre mecânica suzuki muito interessante:

Pois é...

A quantidade de motores suzuki fundidos que chegam até o mecânico que faz retífica de motores é tamanha que o autor de boa vontade fez um vídeo para alertar os proprietários sobre a causa que ele pensa ter encontrado.

Ele acredita que o desgaste prematuro da engrenagem da bomba de óleo ocorra devido ao uso de óleo inadequado..

À primeira vista, a explicação dele é convincente e não chega a ser incorreta — a engrenagem realmente não aguenta o trabalho para a qual foi projetada.

E a engrenagem girando em falso fará o motor fundir por falta de pressão de óleo, sem dúvida.

Mas o motivo para o desgaste da engrenagem não está na viscosidade do óleo, como explico ao longo do texto. 

A convicção do pessoal de que as suzuki devem usar o "óleo correto" 10W-40 é tão forte que aos 04:45 ele afirma isso categoricamente...
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=ah9XIlvbUVM aos 05:05.

Essa afirmação está completamente errada, mas não vou colocar a culpa nele.

Vou procurar o verdadeiro culpado, quem deu início a essa bagunça toda.

Pra começar, no que ele se baseou para falar isso? 

De onde veio essa afirmação que ele faz com tanta certeza?

É difícil de acreditar, mas a origem desse 'erro' está em informações incorretas dadas pela própria suzuki...
SAE 10W-40... é isso que está gravado nas tampas de óleo dos motores da suzuki...

A suzuki passa uma informação incorreta para os proprietários. 

A própria suzuki admite que essa informação está em contradição com o manual do proprietário:
Desculpa dada pela suzuki para usar uma tampa de óleo com viscosidade incorreta: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/11/a-mentira-oficial-da-j-toledo-suzuki.html

Só que o próprio manual do proprietário publicado por ela TAMBÉM induz os proprietários a erro:
Imagem: Manual de proprietário da Intruder 125 enviada pelo leitor Rafael Machado

Percebeu?

Eu também não tinha percebido da primeira vez que olhei.

Veja o zoom:
Imagem: Detalhe da foto acima.

Entendeu qual é a mutreta?

A suzuki teve a cara de pau de publicar tabelas de viscosidade de óleos com o 'lamentável engano' de dar a entender que as viscosidades 10W-40 e 15W-40 também são aceitáveis...

Essa imagem é do manual da Intruder 125, mas a suzuki faz isso em todos os seus manuais...

Olha só o mesmo 'engano inocente' acontecendo no manual da GSR 150i:
Fonte: Manual do Proprietário de j toledo suzuki motos do Brasil da GSR 150i publicado na internet por POWERED Jaislan® Produções©

Entenda minha indignação:

Essas tabelas são mentirosas!!!!

Ao associar tipos diferentes na mesma linha, fica parecendo que os óleos 10W-40 e 15W-40 estão na mesma categoria de viscosidade e temperatura que os 10W-50 e 15W-50, né?

E parece que podem ser usados até acima de 40°C, indiferentemente, não parece?

É MENTIRA!!!

Uma tabela de viscosidade de verdade mostra o oposto, esses óleos tipo 40 não atingem a mesma temperatura recomendada que os do tipo 50 — não podem ser usados um no lugar do outro!

Nem mesmo as temperaturas mínima e máxima são iguais:
Imagem: http://www.lubrificantes.net/esp-003.htm

Colocar dois tipos diferentes de óleo na mesma faixa de uso como se fossem equivalentes serve somente para que os proprietários estraguem seus motores...

A suzuki criou uma tabela irreal e divulgou uma informação enganosa.

O mecânico autor do vídeo é mais uma vítima da estratégia das montadoras (intencional ou não — você sabe a minha opinião) de confundir a cabeça dos proprietários.

Apesar de a própria suzuki NÃO RECOMENDAR EXPLICITAMENTE outro óleo que não o 20W-50 ou 15W-50 no próprio manual:
Fonte: Manual do Proprietário de j toledo suzuki motos do Brasil da GSR 150i publicado na internet por POWERED Jaislan® Produções©

E nem quando questionada especificamente a respeito...
Imagem: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/11/a-mentira-oficial-da-j-toledo-suzuki.html

... mas as pessoas se baseiam muito em informação visual.

E uma coisa que chama muita atenção no manual é a tabela que no Brasil nem precisaria mencionar o 10W-40, mas menciona.

O principal motivo para os proprietários se deixarem enganar pela suzuki é este aqui:

A maldita tampa de abastecimento de óleo que a suzuki coloca em suas motos com a informação incorreta 10W-40 gravada para todo mundo ver..
Imagem: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/11/a-mentira-oficial-da-j-toledo-suzuki.html

Tá vendo o que dá publicar informações erradas e contraditórias nos seus manuais e nas suas peças, dona suzuki?

Tá vendo o que dá fazer as coisas sem respeitar o Código de Defesa do Consumidor — que obriga os fabricantes a divulgarem informações corretas sob as penas da lei?

Resultado:

Agora tem muita gente fundindo o motor porque usa o óleo errado pensando que está usando o óleo certo... 

É culpa dos proprietários que encontram informações erradas em suas motos e seus manuais?

É culpa de pessoas que querem esclarecer o assunto com vídeos na internet com base nas motos e seus manuais?

Este vídeo é excelente para comprovar o que sempre digo:

Os fabricantes "se descuidam" de "detalhes insignificantes" da literatura técnica e acabam passando informações que diminuem a vida útil dos motores...

O vídeo também é uma ótima aula sobre a mecânica das suzuki de baixa cilindrada, e mostra um detalhe interessantíssimo:
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=ah9XIlvbUVM aos 01:50.

A engrenagem de acionamento da bomba de óleo é de plástico...

Dona suzuki, me diz uma coisa:

Essa engrenagem precisava mesmo ser de plástico?

Porque se fosse de aço, dona suzuki, durava muito mais tempo, né?

E aguentava fazer muito mais força...

Essa engrenagem se desgasta não é porque os proprietários usam óleo mais viscoso do que deveriam...

Essa engrenagem se desgasta porque foi projetada para ser barata e ter uma vida útil reduzida.

A senhora sabe, dona suzuki, que essa engrenagem se desgastando, o motor funde e o dono não tem como antecipar, só abrindo o motor periodicamente...

Por causa dessa economiazinha tosca aí, o prejuízo é enorme — para os proprietários...

Mas para a senhora, dona suzuki, dá um lucro danado, né?

Ah, bons tempos aqueles em que as coisas eram feitas para durar...

Hoje colocam plástico em elementos que não poderiam ser de plástico... qual a desculpa?

Deixar a moto mais leve?

Esse uso do plástico em um componente importante como esse não aliviou 100 gramas do peso da moto...

E deve ter reduzido o custo de fabricação em uns 10 reais.

Então, proprietário de suzuki, não seja trouxa de ficar usando óleo 10W-40 e confiar cegamente nas boas intenções dos fabricantes:

Fique de olho no estado dessa engrenagem para não ter uma perda total ou quase total do motor por causa de um projeto feito para não durar.

E use o óleo correto, não se deixe tapear pelas artimanhas usadas para te induzir ao erro.

O óleo certo para sua suzuki no Brasil é o 20W-50 ou 15W-50, não tem conversa. O número com W não é significativo porque indica a viscosidade em condições de temperatura abaixo de zero.

Como prolongar a vida útil dessa engrenagem de plástico?

1) Você sabe que plásticos e altas temperaturas não combinam — todo plástico perde resistência com o calor, mesmo os plásticos de engenharia usados em motores.

O que você pode fazer para manter uma temperatura um pouco menos elevada dentro do seu motor é usar a quantidade correta de óleo.

Não caia no conto da quantidade, o certo é manter o nível certo complementando o óleo até chegar no nível correto — e para isso você precisa usar mais óleo que a quantidade escrita no manual.

Ao trabalhar com a quantidade certa de óleo, o motor não se aquece tanto, aquela engrenagem não se aquece tanto, os dentes daquela engrenagem não amolecem e se desgastam tanto...

Entendeu agora porque é tão importante manter o nível de óleo correto?

2) Você sabe que plásticos e abrasivos não combinam — plásticos são lixados com muito mais facilidade que aço e bronze.

Entendeu agora porque é tão importante fazer a troca do óleo e filtro em intervalos que não permitam o acúmulo de contaminantes que irão lixar sua engrenagem de plástico?

Intervalos menores que as quilometragens absurdas que os fabricantes adoram recomendar?

No caso das suzuki, isso foi provado e comprovado de todas as maneiras... 

A menos que você queira se tornar freguês de oficina.

Um abraço,

Jeff
PS:
Descobri mais esses macetes graças aos leitores Rafael Machado, que me encaminhou uma dúvida sobre o manual da Intruder, e Pedra Veloz, que me encaminhou este vídeo... muito obrigado a ambos!!!

Cada vez mais a participação de leitores conscientes tem contribuído para que mais informações corretas sejam divulgadas e se esclareçam de uma vez por todas as mazelas de um mercado mal acostumado a ganhar dinheiro explorando seus consumidores de maneira absolutamente condenável.

13 comentários:

  1. O leitor Jeferson Sato comentou no facebook:

    Minha kasinski comet gtr250 tambem marca na tampa 10W40, e no manual manda colocar o oleo 20W50.... problema do brasileiro é que não lê manual.

    Olá, xará!
    É verdade. Inclusive a melhor foto que consegui dessa tampa foi de uma kasinski, não pude usar.
    Isso ocorre porque a hyosung é a montadora coreana que produzia as suzuki naquele país, a mecânica de base é toda suzuki. O quadro e carenagem da Comet 250 são inspirados na suzuki GS 500 1995, e o motor é uma versão reduzida.
    Inclusive, seria bom ficar de olho para ver se a engrenagem de acionamento da bomba de óleo das hyosung também não é de plástico...
    Um abraço,
    Jeff

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  2. As informações estão muito distorcidas ao meu ver. Primeiramente aumento de volume não necessariamente causa aumento de pressão. Idem para o aumento da viscosidade. Creio que pela lógica, dado um duto de óleo com um certo diâmetro, um óleo 10w40 por se menos viscoso passará mais rapidamente pelo duto gerando melhor troca térmica do que um óleo 20w50 que demorará mais para passar por ser mais viscoso gerando menor eficiência na troca térmica. Me corrija se eu estiver errado, mas acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de fundir os cabeçotes tenho quase certeza que foi mais pela quantidade incorreta do que pela viscosidade. Abraços!

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    1. Olá, Takashi!
      Certamente o descuido quanto ao nível correto foi o fator determinante para os motores fundirem. E esse descuido começa ao não complementar o nível logo na troca e depois piora quando o pessoal não repõe o óleo consumido.
      A maior parte da troca térmica não ocorre nos dutos, mas nas grandes superfícies livres do cabeçote e do cárter.
      No cabeçote para roubar calor e no cárter para dissipá-lo.
      Nos dutos esse efeito é quase desprezível.
      Quem determina a velocidade de fluxo do óleo é a velocidade de rotação da bomba de óleo que é invariável em relação à rotação do virabrequim.
      A diferença de viscosidade entre um óleo 50 e um 40 em um motor aquecido (e mesmo frio) não são significativas a ponto de causar maior esforço na engrenagem ou na bomba. Aquela engrenagem se desgasta porque é feita para ter uma vida útil reduzida e a vida dela é grandemente abreviada ao ser submetida à abrasão por contaminantes em intervalos prolongados para as trocas de óleo. Aliás, sobre esse assunto surgiu uma novidade bem interessante, não sei se posto ainda hoje ou amanhã, estou revisando.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Sim, as trocas térmicas obviamente não são feitas nos dutos. O que quis dizer foi em relação ao tempo em que o mesmo óleo que saiu do cárter vai retornar para o mesmo dependendo da viscosidade do óleo. O que tenho visto por aí é o pessoal descuidando do volume correto de óleo nas trocas. Vi em grupos de facebook e whastapp o pessoal sem óleo na moto e afirmando o seguinte: "Minha moto tem óleo mas não aparece no visor..." É tão simples, vai lá e adiciona mais óleo oras. Não sei pq tanto mistério nisso.
      Quanto ao prazo de troca eu ainda prefiro ficar nos 3 mil km recomendados. Vejo relatos de pessoas que não descuidam do volume passando dos 200k km rodados em motos arrefecidas a ar.
      Aguardo o post, como eu falei, se me provar por A + B em ensaio de laboratório dizendo que o óleo com 1000km não há mais condições nenhuma de rodar eu mudo de ideia e aí viro defensor ferrenho da troca com mil km. Abraço.

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    3. É verdade, o pessoal fica na ilusão de que a quantidade colocada a cada troca não precisa de complementação. É consequência da experiência com carros que têm cárter grande e aguentam mais tempo sem reposição, e também de não lerem o manual da moto. Então ficam burburinhando na internet em vez de fazer a coisa prática e simples, medir o nível corretamente e repor o consumo. E aí entram aquelas histórias de medo de perder a garantia, medo de colocar óleo a mais, medo de abrir a tampa de abastecimento fechada com ferramenta de aperto e lacre de tinta na concessionária... a contradição entre o procedimento escrito e o que é falado pelos vendedores na concessionária, etc. etc. etc.
      O retorno é sempre feito por uma passagem bem larga onde a estreiteza não influi em nada: o poço da corrente de comando nas motos com comando no cabeçote ou o poço das varetas de comando nas motos de projeto menos moderno.
      Ensaio de laboratório ainda não encontrei... mas não descarto aparecer.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Gostei muito do último gráfico indicando o óleo e a sua área de atuação nas temperaturas do meio ambiente.
    Parabéns por mais este esclarecimento.
    Abração.

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    1. Olá, José Carlos!
      Esse gráfico também é um dos meus preferidos. E a contradição flagrante com o gráfico da suzuki chega a ser escandalosa.
      Daqui a pouco entra na rede uma postagem complementar a esta aqui.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Olá Jeff Sou eou novamente, o Wyvern
    Acompanhando suas postagens em 2017 hehehe
    vi toda sua serie sobre recalls cara, parabens, vc mitou
    e essa do oleo mano, foi top
    Cara agora consegui colocar 1150 l na minha Apache com o Motul 5100, encontrei um lugar barato, estava bagando 68 reais no Motul, e encontrei em um lugar por 32!
    Dae tinha comprado um caro, e guardei, encontrei esse barato, troquei e complementei com o oleo novo, Agora sim minha moto esta segura graças as suas informaçoes..
    Bem vdd que em relacao a primeira troca, quando coloquei do Mobil 10-30 para o Motul 15w50 eu nao senti tanta diferenca dessa vez, a marcha da umas escapadas, mas bem menos e o principal eh a segurança do motor.
    Dps me passe seu novo e-mail para conversarmos.
    Um forte abraço e fique com Deus!

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    1. Olá, Vyvern!
      Muita gente sumida só está voltando das férias agora...
      Obrigado! Gostei muito de escrever aquela série.
      Tome cuidado com óleo barato... além do roubo de cargas, algumas marcas têm sido vítimas de falsificação. O Motul é visado para isso porque é mais caro, então fica fácil reengarrafar óleo barato e vender por um preço maior que óleo comum e mais barato que o Motul original e ainda assim ter lucro.
      O jefferson.tradutor@gmail.com voltou a funcionar depois que consegui excluir arquivos e agora também tem o jefferson.tradutor@hotmail.com
      Marcha escapando não é condição normal, isso acontecia às vezes na Edith e só melhorou quando voltei a usar Yamalube nela.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Pse Jeff eh que o Motul tava mt caro no outro lugar... ate estranhei o preço... peguei a embalagem pra comparar e eram iguais... mas dae nao sei agora...fiquei meio tenso... o duro eh que vai saber se o mais caro tbem nao eh falsificado neh... enfim vou tentar comprar o proximo na loja antiga mesmo...
      Vou ate te mandar um e-mail dxplicando melhor... ainda mais que se falou que escalar marcha nao eh normal... fico pensando se eh o oleo ou nso... poxa e eu achei que tinha feito um bom negocio... rsrs agora fiquei meio assim...

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  5. O leitor Marcos Silva Castanheira comentou no facebook:

    Amigo, tenho uma gsx650f, o óleo recomendado, inclusive no manual, é o 10w40 semi sintético (não vi erros no manual dela). Esse post se refere exclusivamente a baixa cilindrada ou a alta cilindrada também, visto que alta cilindrada é refrigerada a águal? Devo mudar para o 15w50? Utilizo motul 5100 10w40.

    Olá, Marcos!
    Motores com arrefecimento líquido não trabalham em condições tão críticas como os de arrefecimento somente a ar ou ar/óleo das pequenas cilindradas.
    No entanto, um motor de arrefecimento líquido trabalhando na Inglaterra trabalha em uma condição diferente, porque o ar já entra no motor durante a maior parte do ano uns 10 graus mais frio do que aqui no Brasil.
    É por isso que a classificação SAE fala na adequação da viscosidade conforme a temperatura da região de uso.
    Então óleos 10W-50, 15W-50 ou 20W-50 sempre serão preferíveis para a proteção do motor nessa região mais próxima dos trópicos.
    A Inglaterra está no paralelo norte 52, Porto Alegre está no paralelo 30, já diziam Kleiton e Kledir.
    Você mora em uma região de invernos mais rigorosos, pode ter receio de no frio a partida ficar mais pesada com esses óleos.
    Quando morei em Floripa (paralelo 27) eu tive uma moto com arrefecimento líquido usando 20W-50 e não tive problema com o funcionamento e partida do motor naqueles dias que caiu neve por lá. Em compensação, ela não usava óleo sintético.
    Então é questão de você avaliar se o motor está ou não funcionado feliz com o óleo atualmente recomendado pela fabricante.
    Como eu disse, na sua região e com motor de arrefecimento líquido isso não é tão grave como nas cilindradas pequenas. Eu usaria na minha moto, mas só você pode decidir o que fazer com a sua.
    Um abraço,
    Jeff

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  6. Amigo, ótimo post, além de usar óleo 20w50 o nível informado com troca do filtro está totalmente errado, a Suzuki intruder por exemplo recomenda 850ml, sendo que na hora dá troca o nível fica no mínimo, para manter o nível no máximo se tem que colocar 1L me atentei a isso, além de usar o bom é velho 20w50

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    1. Olá, Roger!

      O fato é que eu esqueci de colocar na postagem o link para o caso bem documentado da Intruder:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/07/troca-de-oleo-da-intruder-125-e-uma.html

      Há várias denúncias não apenas sobre a suzuki, mas todas as fabricantes recorrem a esse expediente de recomendar menos óleo do que o suficiente.

      Estão agrupadas na aba Denúncia" que aparece na lateral direita da tela do blog quando aberto em uma tela de PC.

      Um abraço,

      Jeff

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