quarta-feira, 1 de julho de 2015

Um alerta para as meninas sobre a corrente e os pneus

Ultimamente tenho visto muitos casos de acidentes e quase acidentes com meninas pilotando motos.

E o motivo para elas estarem se acidentando é o descuido quanto à manutenção básica da moto.

Reportagem: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/08/vitima-de-acidente-na-br-364-em-ariquemes-ro-corre-risco-de-morte.html

Neste outro acidente aí de baixo, o pessoal diz que o pneu estourou e a corrente se quebrou ao mesmo tempo.

Mas também pode ter ocorrido de a corrente se soltar, travar a roda e causar o estouro do pneu. 


Imagem e reportagem: http://www.rotacomando.com.br/Noticia.asp?Noticia=02051&@=moto-estoura-pneu-e-corrente-causando-grave-acidente-na-br-429-em-seringueiras

Meninas, não se descuidem de conferir e regular a folga da corrente, nem de trocar os pneus da moto quando chega a hora.

O desconhecimento do risco que é rodar com a corrente muito frouxa e com pneus em mau estado leva muitas pilotas a não dar a devida atenção a algo tão perigoso.

Os homens também negligenciam isso...
Reportagem: http://www.saraivareporter.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6270:corrente-de-moto-quebra-e-homem-morre-em-acidente-na-avenida-miguel-rosa&catid=39:quentinhas&Itemid=57

... mas as meninas têm mais dificuldade em lidar com ferramentas e a força física necessária para soltar a porca da roda. 

Bom, as reportagens acima falam por si. 

Nunca jamais se esqueça de conferir a folga da corrente, e se tiver dúvida, peça ajuda. Motoqueiros adoram ajudar motoqueiras. Homem é tudo bobo.

O que você não pode fazer é ignorar os sintomas de uma corrente muito frouxa — quando a corrente começa a dar pancadas no cavalete da moto, ela está avisando que vai pular fora a qualquer momento.

Adiar a regulagem pode resultar em uma perda de controle da moto, te levando a ser atropelada(o), colidir com outro veículo ou bater contra um poste ou muro, e aí não tem capacete que segure o baque. 

O descuido com a corrente é surpreendente comum. 

Minha própria vizinha deixou a corrente desregular de tal maneira que precisou colocar a moto em uma picape para levar até a oficina, porque não seria seguro ir pilotando. 

Se não fosse o alerta de um vizinho que viu a corrente frouxa, ela poderia ter sofrido um acidente tão grave quanto esses aí de cima.


Em uma emergência sem ninguém por perto para ajudar, não tenha medo de usar as ferramentas que vêm junto com a moto.

A parte mais difícil é soltar a porca da roda, é um pouco difícil até para os homens, mas existe um macete para facilitar:

Não tente soltar o parafuso do eixo, que aparentemente é mais fácil porque o acesso é fácil.


A folga não deve passar disso aí em cima, senão começará a pegar no cavalete e poderá causar um acidente.

É tentador, mas é muito mais difícil girar o eixo todo do que apenas a porca do outro lado.

Encaixe aquela chave de boca maior na posição mais horizontal que conseguir na porca da roda, naquele espaço apertado entre o escapamento e a suspensão da moto (cuidado para não se queimar!). 


Imagem: http://www.intruder125.com.br/2012/03/esticar-corrente-eu-finalmente-aprendi.html — Bom tutorial que ensina em detalhes o procedimento, vale a visita.

Em seguida, fique de pé e coloque todo o peso do corpo sobre a ponta da chave, e a porca se soltará com facilidade. Relativa. 

Afrouxe a porca repetindo esse movimento umas 4 ou 5 vezes, aí é só girar as porquinhas (ou o parafuso) dos ajustadores no sentido dos ponteiros do relógio.

Normalmente 2 a 4 movimentos com a chave são suficientes para fazer a corrente ficar com folga adequada — ela não pode ficar muito esticada, senão ela ela se romperá na hora que você passar por um buraco ou lombada.

Faça o mesmo ajuste dos dois lados. 

As faces da porca estão a 60 graus uma da outra. 

Quando você gira a porca o suficiente para que uma face fique na mesma posição que a anterior, você a girou por 60 graus.

Cada movimento feito com a ferramenta geralmente dá uns 30 graus. Então não faça mais do que dois movimentos da ferramenta sem ajustar o outro lado.

Se você girar a porca (ou parafuso) do ajustador direito por 60 graus, gire a outra pelos mesmos 60 graus. 

Girou as duas porcas (ou parafusos) por 60 graus, verifique a tensão da corrente, porque ela diminui surpreendentemente com esse pequeno ajuste.

Tudo isso é aproximado, o importante é não girar a porca excessivamente, senão dará muito mais trabalho recuar a roda. 

Depois de ajustar a folga, aperte a porca da roda com o máximo de força que puder, E dê mais um aperto nas porquinhas (ou parafusos) do ajustador e, em seguida, aperte as contraporcas.

As contraporcas servem para travar os ajustadores para que eles não se afrouxem e caiam com a vibração.

Enquanto preparava a postagem, encontrei este bom tutorial detalhado que poderá te tirar algumas dúvidas, o link é este aqui.

E pare no primeiro posto de gasolina para que alguém dê um reaperto, por segurança.

É melhor aprender a fazer isso do que se arriscar a sofrer um acidente muito, muito grave por causa de tão pouco trabalho, que uma vez aprendido, não terá mistério.

E não se esqueça de carregar um pano para limpar as mãos, porque é impossível fazer esse serviço sem se sujar um pouquinho...

Tudo de bom,

Jeff

2 comentários:

  1. Por falar em manutenção, curioso como americanos tem livro pra tudo. Aprendi toda a teoria sobre condução e manutenção de motos nestas cartilhas:

    https://www.amazon.com/gp/product/1884313477/ref=oh_aui_detailpage_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

    https://www.amazon.com/Essential-Guide-Motorcycle-Maintenance/dp/0760352712/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1485432840&sr=1-1&keywords=The+Essential+Guide+to+Motorcycle+Maintenance

    https://www.amazon.com/Motorcycle-Basics-Techbook-Editors-Manuals/dp/0857339982/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1485433643&sr=1-2&keywords=haynes+motorcycles

    https://www.amazon.com/Motorcycle-Workshop-Practice-Manual-Manuals/dp/1859604706/ref=sr_1_4?s=books&ie=UTF8&qid=1485433676&sr=1-4&keywords=haynes+workshop+techbook

    Na parte prática, meu irmão mais velho me ajudou.
    Depois dessas leituras, dá pra assimilar qualquer manual de serviço. Me pergunto porque não existem publicações desse nível no Brasil.
    Não sei se o leitor pode postar links desse tipo por aqui, peço desculpas se isso causar algum inconveniente.

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    1. Olá, McGyver!
      Fique à vontade! Um cara que consegue conter vazamento de tanque de ácido sulfúrico com uma barra de chocolate e fugir de uma colina no Afeganistão cercada pelo exército russo fazendo uma asa delta com os restos de um satélite caído tem o meu respeito!
      Só não posto links de propaganda de empresas querendo se beneficiar com a venda de produtos.
      No mais, sabia que manuais técnicos originais das fabricantes são literatura pública? Lá fora qualquer um pode comprar à vontade e fazer a manutenção por conta própria, ninguém precisa ficar amarrado na concessionária. Mas aqui no Brasil manual de serviços é "segredo de fábrica"... Ô, terrinha, viu?
      Um abraço,
      Jeff

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