segunda-feira, 6 de julho de 2015

E para quem ainda acha que 1 litro é 1 litro...

Para quem acha que 1 litro de óleo é 1 litro de óleo e está pensando que a diferença do nível que aparece na postagem Asneiras e um vídeo definitivo sobre a quantidade correta de óleo da moto é por causa da troca do filtro, tenho o prazer de mostrar este outro vídeo.

É de uma moto CBF 125 não vendida no Brasil que pede apenas 1 litro na troca de óleo e que não usa filtro cartucho, mas filtro centrífugo como as nossas motos 125 / 150 / 200 / 225. As Fazer 250, Twister e CB 300 usam cartucho que nem o vídeo de ontem.



Ele fez o procedimento correto, e conferiu o nível depois de ligar o motor. Só faltou uma coisa: 

Completar o nível até a marca superior da vareta conforme determinado pelo manual....


O legal é ver como todo mundo se ilude. Infelizmente, isso é triste para os proprietários.


O dono da moto confere corretamente o nível de óleo ligando e desligando o motor depois da troca com a quantidade recomendada de 1 litro e não entende o porquê de o nível ficar tão baixo na vareta.




Ele confere de novo, achando que fez alguma coisa errada, e o nível continua baixo.

Ele confere mais uma vez e acaba desistindo...


Afinal, ele colocou a quantidade recomendada, e o fabricante não iria informar uma quantidade errada, não é?



Pois é... 

É o que todo mundo pensa.

Não caia nessa.



Faça o procedimento correto, exatamente como o fabricante manda fazer e, ao ver o nível baixo, complete até chegar ao nível superior da vareta. 


Está escrito no manual do proprietário que você DEVE fazer isso.

Colocando esse óleo adicional você não está colocando óleo em excesso no motor —  a própria honda diz que a capacidade de óleo desses motores é de 1,2 litro

Essa pegadinha é a diferença entre seu motor ronronar por muito tempo ou fumar e bater lata em menos de um ano.


A propósito:

Não estou fazendo propaganda do Motul não — foi coincidência encontrar dois vídeos mostrando o procedimento, um correto e outro incorreto (felizmentepara ilustrar o assunto.


Ambos foram feitos usando essa marca de óleo, mas não é uma campanha viral da Motul, porque os vídeos foram feitos em anos diferentes e agrupados por mim simplesmente porque foram os mais ilustrativos que encontrei para mostrar o problema da complementação do nível de óleo. 


Acho o Motul um óleo excelente, mas deixei de usar pelo alto custo e por suspeita de que ele esteja sendo falsificado aqui na região. Brasil sil sil!

Atualmente estou usando Lubrax 20W-50 na Edith e também recomendo o Yamalube, Shell e Ipiranga. 

Uso Castrol 25W-60 Alta Quilometragem para automóveis na Jezebel, que está com o motor mais cansado e se dá melhor com um lubrificante mais viscoso. 


Esse 25W-60 não é específico para motos, mas se não tiver aditivos antidesgaste prejudiciais à embreagem, não há problema — até agora não notei nada errado com ela, fora o cabo de acionamento que está pedindo troca. E eu estou enrolando.

Eu sempre falo que um motor bem cuidado pode chegar a 200 mil km e Jezebel está com o motor cansado com apenas 83 mil km por um bom motivo que você encontra nesta postagem irada.


Um abraço, e não se iluda,

Jeff

2 comentários:

  1. Olá mano gostei muito das informações eu mesmo não sabia !! Tipo eu tenho uma Honda Biz é gostaria de saber como ou até quanto de óleo leva o motor dela ! Vc pode me ajudar ? Ficaria grato se puder manda a resposta pro meu zap ! (21) 9 8597-0396 ! Desde já agradeço !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá mano gostei muito das informações eu mesmo não sabia !! Tipo eu tenho uma Honda Biz é gostaria de saber como ou até quanto de óleo leva o motor dela ! Vc pode me ajudar ? Ficaria grato se puder manda a resposta pro meu zap ! (21) 9 8597-0396 ! Desde já agradeço !!!

    ResponderExcluir