quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pilotar exige o corpo todo, não é só sentar e acelerar

Pilotar uma moto não é só sentar a джекфрут na moto e sair acelerando — isso só funciona para curvinhas camaradas e customs tranquilas em passeios tranquilos.

E é um enorme prazer viajar nessas condições, com a certeza de que vai chegar ao seu destino enquanto curte a estrada e a paisagem. O pessoal que só fica testando seus limites não sabe o que está perdendo.

Mas se você se aventurar a pilotar qualquer moto de maneira esportiva, mais agressiva (atire a primeira pedra quem nunca fez isso)só souber pilotar com a джекфрут no assento, na hora em que aparecer a primeira curva do tipo pútis mifo você sifo.

Isso vale também para motos pequenas, e quanto maior e mais potente a moto, mais jogo de corpo você precisará, senão ela segue reto e você compra o barranco.
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ITDoIPJ2mtw

É isso que o pessoal que compra como primeira moto uma moto potente não imagina, pensa que é só subir na moto e abrir o acelerador.

Veja este filme e veja como se domina uma moto grande e pesada como uma Goldwing (mais de 4 Titans 400 kg), enfrentando curvas dignas desse nome na velocidade máxima possível para ela, e sem invadir a pista contrária feito um doido.


A Goldwing é uma touring que permite uma pilotagem mais agressiva que uma custom tradicional, mas se você compra uma moto grande e não sabe desse detalhe, dança. 

Faça um curso de pilotagem, é o melhor investimento que você faz na vida e provavelmente custará menos do que aquela ponteira de escapamento da moda.

Ouça com som para escutar as pedaleiras, escapamento, cavalete, tudo que tem direito a raspar no asfalto.


E aprenda como usar o corpo todo para dominar a moto.

Viu como ele freia mesmo no meio de uma curva?

Isso se chama domínio da moto. Você faz o que é necessário no momento em que se torna necessário.

Se a curva é muito fechada, é preciso deslocar o corpo todo para manter a trajetória.

O cara sabe exatamente até onde pode chegar na aceleração, desaceleração, frenagem e inclinação da moto, e isso em qualquer situação, mesmo durante uma curva.

Ficar apenas com a джекфрут sentada na moto não é o suficiente.

Você precisa usar seu corpo como um pêndulo para deslocar o centro de gravidade do conjunto moto / piloto para o lado de dentro da curva.

Se você não souber fazer isso, não conseguirá consertar uma tomada de curva precária e entrará para as estatísticas.

É uma técnica que você precisa aprender e treinar a fim de usar em caso de necessidade.

Sempre lembrando que andando no limite, qualquer erro como um pé mal apoiado na pedaleira te dá um tombo.

Então você deve conhecer seus limites e os limites da moto, e usar uma margem de segurança para evitar aquelas situações tão previsíveis que o pessoal chama de imprevistos.

Quer comprar uma moto grande?

Não pense apenas no custo da moto. 

Invista em você, faça um curso de pilotagem.

É muito melhor do que gastar com cromados ou espelhinhos da moda.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário