quinta-feira, 30 de julho de 2015

Animais, carcaças e aves na pista

Animais na pista são um enorme perigo para motoristas e motociclistas, mesmo quando não passam de uma carcaça na beira da estrada. Me refiro aos animais, não a este que vos fala quando volta de viagem. Aliás, estou devendo a postagem.

Os mais comuns nas cidades são os cachorros e gatos, mas basta ir para os subúrbios que você encontra cavalos, vacas e outros animais de criação cruzando a via. 




E não pense que animais soltos na pista são coisa de cidade do interior ou de estradas secundárias não.

A irresponsabilidade dos proprietários de animais se estende de norte a sul do Brasil.
Reportagem: http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/10/acidente-com-cavalo-causa-fila-na-br-101-em-balneario-camboriu-3919414.html

Redobre a atenção quando avistar animais na pista ou no acostamento, eles podem mudar de direção e cruzar sua frente de maneira totalmente irracional. Esperar o quê de uma mula?
Reportagem: http://www.cliquenoticias.com.br/plus/?pg=mostra&id=23457

Pois é, o coitado do motociclista vai parar no hospital e o pessoal se comove é com a situação da mula... estamos mal na fita.

À noite o perigo se torna ainda maior, esses bichos ficam invisíveis na escuridão.


Frear no susto é isso aí... os freios da moto podem ser muito traiçoeiros. Pratique frenagens de emergência.

Animais de grande porte representam um grande risco mesmo depois de atropelados e mortos, porque suas carcaças podem provocar outros problemas.

Carcaças de animais podem obstruir parte da via, obrigando a desvios repentinos, além de tornarem a pista escorregadia.

Uma simples carcaça de cavalo caída à beira da estrada pode causar acidentes fatais, como você vê neste vídeo incrível.



O acostamento é um lugar muito perigoso... ainda mais se não houver sinalização em acidentes. Evite ficar no acostamento após um acidente, os acidentes secundários são muito comuns. Caso seja necessário sinalizar um acidente, tome cuidado extremo para não ser atropelado.

Animais menores também complicam a vida dos motociclistas — você não precisa ser um HOG para dar de cara com um porco na estrada:
Reportagem: http://www.midiamax.com.br/noticias/764757-porco-atravessa-pista-e-causa-acidente-com-moto-de-750cc-em-rodovia-no-interior-de-ms.html

E não basta tomar cuidado apenas com os animais circulando ou caídos na beira da pista.

Carniça sendo devorada por cães ou aves carniceiras também precisam de atenção. 

Urubus e carcarás costumam atacar em bando as carcaças de animais atropelados, e com a aproximação de veículos eles podem sair voando em todas as direções. 


Caso você não conheça, dê uma olhada no comportamento imprevisível dessas aves e entenda porque são tão perigosas para nós motociclistas:




Algumas dessas aves sempre podem sair voando na direção da moto, e em uma estrada ou avenida de alta velocidade o resultado da colisão com pássaros de grande porte — até 1 kg para carcarás, até 2 kg para urubus — pode ser fatal.

Esse tipo de acidente não costuma ser noticiado com grande destaque, mas costuma acontecer com alguma frequência. 

Este atropelamento seguido de queda aconteceu aqui na minha cidade:
Reportagem: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL951860-5598,00-PEDREIRO+MORRE+APOS+TER+MOTO +ATINGIDA+POR+ URUBU+EM+SC.html

Fique precavido contra alguma dessas aves sair voando na sua direção — passar longe do bando alvoroçado ou se preparar para um possível impacto pode evitar um tombo perigoso.

Mas alguns acidentes acontecem porque a ave se enrosca na roda ou na corrente de transmissão, então ao avistar uma concentração desses bichos, reduza a velocidade (mas não seja atropelado por quem vem atrás) e desvie o máximo que puder.


Nunca subestime a capacidade de um bando de aves atrapalhar o trânsito.


Se um único urubu ou galinha é capaz de derrubar o motociclista, do que não será capaz um mar de patos furiosos?


Melhor parar e esperar.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário