terça-feira, 28 de julho de 2015

Bujão de óleo e arruela de vedação, heróis esquecidos

Tem um cuidado que você precisa ter quando tira a moto da revisão, ou quando você mesmo faz a troca de óleo:



Conferir se o bujão de drenagem do óleo foi apertado corretamente.

Um bujão mal apertado se solta com a vibração da moto, e pode causar um tombo muito perigoso — você viu o que o óleo vazando na frente do pneu traseiro é capaz de matar.

Mas o segredo do aperto do bujão de drenagem não está em aplicar uma força cavalar.

Pelo contrário, um aperto exagerado pode trincar a carcaça do motor, e o prejuízo é enorme por conta de uma coisa tão besta quanto uma simples arruelinha de vedação. 

O bujão do óleo usa uma arruela de vedação feita de um material mais mole, tipo alumínio ou cobre, ou então um anel de borracha (O-ring).

Essa vedação é feita de material mais mole justamente para vedar e garantir que o bujão não se solte sozinho com a vibração, sem precisar de um aperto estupidamente estúpido.

Além de vedar, o material deformado atua como uma mola que dificulta o afrouxamento do bujão, mas isso só funciona da primeira vez que ele é deformado.

Depois de deformada e aquecida, a arruela ou anel de borracha perdem a capacidade de vedar e travar o bujão. Fale isso para um mexânico e ele dirá que é bobagem, não precisa trocar.

Você sempre deve trocar essa vedação em forma de arruela ou anel para que ela continue vedando e travando o bujão.

9 em cada 10 mecânicos não trocam essa arruela que custa menos de 10 centavos, e "compensam" no aperto excessivo do bujão.

O resultado é que a rosca da carcaça do motor é de alumínio e acaba se deformando, e a cada troca precisa de um aperto mais intenso para o bujão vedar.

Chega uma hora em que a carcaça trinca ou a rosca espana.


Mesmo todo o aperto não é mais suficiente para garantir o bujão no lugar e ele se solta despejando mais de um litro de óleo na frente do pneu traseiro. É tombo certo.

Então exija ou providencie a troca dessa vedação a cada troca, você fica tranquilo e seu motor agradece.

Aproveitando, existe um bujão com algo a mais que vale a pena comentar.
Essa pontinha preta é um ímã e sua utilidade é reter o pó e cavacos de aço e impedir que circulem junto com o óleo do motor. 

Um bujão magnético retém uma parte dessa sucata antes que chegue na bomba de óleo. É o tipo de coisa que sempre penso em colocar na moto e nunca me lembro.

Mas assim como arruelas de vedação novas, é o tipo de investimento barato que vale a pena fazer pela vida útil de seu motor. 

Vale a pena tomar esses pequenos cuidados com esses modestos heróis esquecidos para evitar grandes prejuízos.

E grandes dores de joelho.


Um abraço,


Jeff

8 comentários:

  1. Só pra constar, quem tem moto da família da Katana (Yes e intruder), o bujão de óleo magnético da Mirage / Comet 250 serve perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, há duas trocas de óleo que o mecânico me dá broncas, pois a rosca do carter está remoída, e o bujão, por sua vez, está preso na base do improviso. A recomendação dele é que eu leve a moto para que um torneiro mecânico refaça a rosca e por pura displicência estou adiando o serviço. Mas do meu próximo pagamento não passa, até porque faltam pouco mais de 100 km para a próxima troca de óleo. Então aproveitarei e aplicarei as dicas deste post também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, diante disto, eu gostaria de perguntar quais as opções de reparo para este caso. Refazer a rosca é a melhor opção, ou usar um helicoil já é suficiente para cumprir bem o serviço? Obrigado.

      Excluir
    2. Olá, Robson
      Esse serviço não precisa ser executado por um torneiro. Refazer a rosca implica em alargar um furo para uma medida exata e aplicar uma ferramenta manual chamada macho (que é uma fresa para fazer rosca em furos, assim como uma tarraxa serve para fazer rosca em pinos). Sua moto passará a usar um bujão um pouco maior.
      O helicoil é um segmento de rosca que é inserido no lugar da antiga rosca, permite continuar a usar um bujão do mesmo tamanho, mas vejo um risco nisso: o óleo terá dois caminhos por onde vazar: a superfície de contato do helicoil com a carcaça e a superfície de contato do bujão com o helicoil.
      Nunca fiz esse serviço, sugiro trocar uma ideia com um mecânico que tenha experiência com esse reparo.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
    3. É importantíssimo que não fiquem cavacos de rosca dentro do motor, senão eles irão para a bomba de óleo e danificarão superfícies importantes do motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Parabéns pena q descobri este artigo só depois de trincar o bloco do meu motor!

    ResponderExcluir
  4. galera o broco do meu motor está trincado tem como fazer um reparo sem abrir o motor inteiro

    ResponderExcluir