domingo, 5 de julho de 2015

Asneiras e um vídeo definitivo sobre a quantidade correta de óleo do motor da moto

Me divirto muito com os comentários que fazem por aí a respeito deste blog e particularmente da denúncia de que a quantidade de óleo recomendada pelos fabricantes não atinge o nível máximo da vareta ou visor.

Primeiro dê uma lida no que o pessoal escreve carregado de autoridade e conhecimento (só que não), e depois veja o vídeo que vai fazer esse pessoal corar de vergonha. Ou não. E dê muita risada junto comigo.
 
Já que não consigo explicar de maneira que todo mundo entenda, vou mostrar este vídeo de uma motociclista que leu e entendeu o manual do proprietário.

Ela faz a troca de óleo e filtro da moto da maneira correta, aprenda com ela. Nem toda moto usa filtro de óleo de cartucho.



Percebeu o que ela disse aos 3:30?

Ela colocou exatamente a quantidade recomendada, ligou o motor para medir o nível de óleo após a troca, conforme o manual determina, e constatou que o nível ficou no mínimo, já pedindo para ser completado. 

Ela não estranhou, porque sabe que é assim mesmo. O manual do proprietário diz isso de maneira sutil.
É assim que é. Entendeu como a coisa funciona?

A quantidade recomendada pelos fabricantes não atinge o nível máximo correto e você precisa completar até chegar na marca de nível superior.

O óleo só é suficiente para que você rode sem fundir o motor até acabar a garantia. 

Seu motor poderia durar 200 mil km, como já encontrei proprietários que atingiram essa quilometragem, mas deixando de completar o óleo ele dura no máximo 50 a 100 mil km, e a galera acha que está bom e reage raivosamente quando eu digo isso. Parece torcida de time de futebol...

Se a sua concessionária não complementar o óleo na revisão, e são poucas as que o fazem, você precisará completar o nível de óleo logo no primeiro dia. 

O vídeo mostra exatamente o que foi denunciado na postagem A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo.

A mesma postagem que foi criticada pelos leitores aí de cima com argumentos... ahn, digamos... menos que brilhantes. Bem menos.

Você pode até pensar, quem sabe se vendo o vídeo, aqueles sabidões entendem e pedem desculpas por falarem tanta abobrinha.

Que nada, gente assim não se desculpa nunca. 

Na falta de ideias e argumentos para defender seu ponto de vista, atacam a pessoa. Ou dizem que não vão mudar de opinião, como se os fatos fossem apenas uma questão de opinião pessoal. Ou de torcida de time de futebol...

O legal é que as palavras ficam registradas e acessíveis para todo mundo ver e tirar suas próprias conclusões. 

E para que esta postagem não seja apenas uma completa coleção de abobrinhas seguida por um vídeo mostrando corretamente o procedimento descrito no manual, segue uma tirinha do Dilbert:
Imagem obtida em: http://jimbovard.com/blog/2014/03/19/cynicism-rodney-dangerfield-get-respect/ com tirinha de http://dilbert.com/

Um abraço,

Jeff

PS: Não deixe de ver a postagem Para quem ainda acha que 1 litro é 1 litro com o vídeo de troca de óleo de uma moto 125 em que o óleo quase não aparece na vareta.

6 comentários:

  1. Bacana Jeff, ja tentei explicar alguns colegas de comunidade que depois dos 2 litros recomendados deve se ligar a moto e verificar o nível e completar se necessário, assim como no vídeo, e muitos dizem se no manual diz que é 2 litros é 2 litros e pronto! Sem falar que tbm é necessário repor o óleo consumido pelo motor entre as trocas, coisa que quase ninguém faz e se digo que completo falam que minha moto ta com problema, ta fumando que a deles não baixa uma gota de óleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Deivisson.
      Quando eu falava no fórum da dafra sobre as Kansas e Speeds, teve dono de Kansas que estufou o peito para falar que só colocava 1 litro de óleo e que a moto dele tinha chegado aos 30 mil km sem problemas, e que quem dizia para colocar mais óleo (eu) só queria denegrir a imagem da empresa. Então o motor dele estourou de quebrar biela com menos de 40 mil km...kkkkkkkkkk
      E a gente vai compreendendo a marcha e tocando em frente, que a estrada é longa...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. É uma tarefa bem penosa a sua Jeff parece que você é o advogado do diabo, e o que mais impressiona é que em nenhum momento você disse deixem de seguir o manual, pô ta escrito lá o que foi que eles não entenderam "se é 1 litro é 1 litro e ponto, veja o nível e complete se necessário", parece muleque com ejaculação precoce lê somente a primeira linha ou talvez nem isso, se é que eles sabem compreender porque mais de 90% deles saem da escola sabendo ler e escrever agora compreender o que acabou de ler é outra história (novamente um problema social).

    Mais uma vez parabéns pelo blog e saiba que para cada um que teima com você e fundi o motor precocemente outros dois te escutaram e são felizes com suas máquinas por um longo tempo, engraçado tem gente que fala que nunca fundiu um motor de marca X mas troca de moto a cada 3 anos e não roda nem 50 mil km's.

    Jeff não sei se é o caso mas motos ou carros andando sempre em uns 30% da rpm máxima baixam muito pouco o nível do óleo, isso até os 30 mil km pelo menos. Depois de tudo acomodado começa a baixar um pouco mais, mas cuidado ao falar isso se não vai ter nego deixando de conferir o nível até a quilometragem citada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygor
      Esses comentários contrários ao blog são hilários. Mas é bem o que você disse mesmo, vejo muitos comentários do tipo "minha moto já está com 10 mil km e nunca deu problema". O pessoal não tem a menor noção e pior, me acusam de não ter embasamento técnico e falar para fazer coisas diferentes do que diz o manual. É realmente incapacidade de ler e entender, mas isso fica feio para eles e não para nós que defendemos o que é certo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Bom dia Jeff.
    Amigo tenho um XRE 300 que peguei zera, ela esta com 900 km e acabei de fazer a revisão de 6 meses. Lendo seu blog e preocupado com os problemas de cabeçote que as xre a presentão gostaria de saber qual óleo vc me recomendaria e se for mineral qual melhor forma de troca-lo pra não ficar resíduo do sintético.
    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Amigo andei lendo sobre os problemas no cabeçote delas, o óleo sintético/semi ou mineral tanto faz o que vai fazer a diferença é a temperatura a qual ele é submetido, a honda coloca 10w30 que praticamente não aguenta temperatura alta, ainda mais se for do cabeçote o certo seria um 10w50 ou 15w50 se achar um 10w60 melhor ainda.
    Agora no seu caso especifico a moto é zerada então siga o bendito manual e faça as revisões nas cc's no 1º ano e coloque o que eles chamam de óleo mesmo (10w30), agora vai minha dica no 11º mês (ainda na garantia) peça para um mecânico dar uma olhada minuciosa no cabeçote se tiver uma trinquinha acione a garantia e exiga a troca na cortesia, depois use o óleo que quiser, para mudar de sintético para mineral troque o filtro junto tem uma postagem apenas disso aqui no blog.

    ResponderExcluir